ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Ouricuri, policiais militares do 7º Batalhão começam a ser imunizados contra Covid-19

por Carlos Britto // 20 de abril de 2021 às 18:59

Foto: 7º BPM/divulgação

Servidores da Secretaria de Saúde de Ouricuri (PE) iniciaram na manhã desta terça-feira (20) a vacinação nos policiais militares do 7º Batalhão (BPM) que atuam no Sertão do Araripe. Desde o início da pandemia de Covid-19, os policiais continuam na linha de frente das ações de prevenção e fiscalização sanitária contra a doença, bem como realizando e mantendo ações no combate à criminalidade. Nesse primeiro momento está sendo aplicada a primeira dose para 60 PMs, sendo beneficiados policiais que atuam na atividade operacional da unidade – aqueles que estão nas ruas diariamente, realizando o policiamento ostensivo e preventivo. A ação fortalece o comprometimento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) perante à sociedade, pois proporciona maior segurança para o efetivo na […]

Projeto do Governo da Bahia pretende diminuir tempo de promoção e melhorar salário de militares

por Carlos Britto // 20 de abril de 2021 às 13:00

Durante live em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (20), o governador Rui Costa anunciou o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (ALB), que garante menor fluxo de progressão na carreira militar do Estado, permitindo que o praça ou soldado atinja a formação de tenente em menor espaço de tempo em relação ao quadro atual. Ao todo são 4.256 vagas de promoção previstas em 2021 para diferentes patentes. A promoção da carreira de praças pode resultar em ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares, que variam conforme a sua patente. Um soldado, quando é promovido a cabo, por exemplo, tem ganho salarial aproximado de 6%. Já quando sai de Cabo para Sargento, o ganho […]

Afrânio e Dormentes sem homicídios no mês de março

por Carlos Britto // 15 de abril de 2021 às 15:30

Foto: SDS-PE/divulgação arquivo

Dois importantes municípios do Sertão do São Francisco, Afrânio e Dormentes não registraram homicídios no mês de março. A informação está no relatório divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Outros municípios de regiões sertanejas também conseguiram alcançar o mesmo desempenho. A lista completa da SDS pode ser acessada pelo link.

Pernambuco registra queda de homicídios no 1º trimestre e tem março menos violento desde 2004

por Carlos Britto // 15 de abril de 2021 às 08:00

Acompanhando os crimes patrimoniais, os homicídios em Pernambuco tiveram, em março, a terceira queda consecutiva em 2021. O mês passado, com 276 mortes, foi o março menos violento no Estado desde que os crimes contra a vida passaram a ser contabilizados, em 2004. A série histórica possui 18 marços, e o deste ano apresentou o mais baixo patamar de assassinatos. Na linha do tempo, os terceiros meses com cenário semelhante ocorreram em 2013 (285) e 2012 (291), biênio de indicadores mais baixos de perdas de vidas para a violência na trajetória do Pacto pela Vida. Em comparação ao mesmo período de 2020 (363), a redução foi de 24%, correspondente à preservação de 87 vidas nesses 31 dias. A retração dos […]

Câmara de Petrolina aprova projeto que permitirá monitoramento de mulheres vítimas de violência durante pandemia de Covid-19

por Carlos Britto // 14 de abril de 2021 às 07:50

Foto: Reprodução

Embora minoria absoluta na Câmara de Petrolina, a bancada feminina – composta pelas vereadoras Maria Elena (MDB) e Samara da Visão – emplacou na sessão virtual de ontem (13) uma importante conquista para as mulheres da cidade. A maioria da Casa Plínio Amorim aprovou em duas votações o projeto de lei nº 044/21, criando o programa municipal ‘Pela Vida das Mulheres: Combate à Covid-19 e à Violência Doméstica’. A iniciativa permitirá o monitoramento das vítimas de violência durante o estado de calamidade decretado em razão da pandemia do Covid-19, a matéria passou por unanimidade (18 votos na primeira votação e 21 votos na segunda).

Petrolina cria comitê para monitorar mulheres vítimas da violência

por Carlos Britto // 13 de abril de 2021 às 06:40

O município de Petrolina deu mais um importante passo no combate à violência contra as mulheres: a criação de um comitê que atuará no monitoramento das vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência. O comitê criado através do Decreto nº 017/2021, instituído pelo prefeito Miguel Coelho, será coordenado pela Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade e contará com acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM). A secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, explica que a formação do comitê agrega forças para coibir e prevenir a violência doméstica ou familiar. “Nosso objetivo é fazer o monitoramento das medidas protetivas de urgência para que todas as mulheres que a tenham recebam a […]

Policiais devem ter comprovação em autorização para ingressar em residência de acusados, decide STJ

por Carlos Britto // 12 de abril de 2021 às 16:50

Foto: Divulgação/SDS-PE

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, após julgamento realizado em março, que os agentes policiais, caso precisem entrar em uma residência para investigar a ocorrência de crime e não tenham mandado judicial, devem registrar a autorização do morador em vídeo e áudio, como forma de não deixar dúvidas sobre o seu consentimento. A permissão para o ingresso dos policiais no imóvel também deve ser registrada, sempre que possível, por escrito. Sendo assim, de acordo com o entendimento firmado pelo STJ, os policiais deverão seguir as seguintes orientações: prioritariamente, o acesso aos domicílios só ocorrerá em caso de existência prévia de ordens judiciais; excepcionalmente, será permitido o ingresso no caso de flagrante por crime que não possa […]

Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros morre em Petrolina após complicações causadas pela Covid-19

por Carlos Britto // 11 de abril de 2021 às 20:16

Foto: reprodução

O novo coronavírus (Covid-19) deixa mais uma família de luto em Petrolina. Foi sepultado no início da noite deste domingo (11) o corpo do Tenente-Coronel Márcio bandeira de Melo Tenório, dos bombeiros militares. Ele tinha 52 anos e veio a óbito nesta madrugada devido a uma insuficiência  renal aguda causada pela Covid-19. Márcio, que estava morando em Petrolina, foi comandante das unidades dos bombeiros de Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Salgueiro (Sertão Central). Por onde passou, sempre fez muitos amigos. Ele era casado com Edjane Gomes da Costa Tenório e deixa duas filhas: Yasmin Gomes da Costa Bandeira de Melo Tenório e Yanni Gomes da Costa Bandeira de Melo Tenório. Com informações do Blog do Alvinho Patriota.

Presidente da Associação de Cabos e Soldados de PE apreensivo com baixa oferta de vacina contra Covid-19 para segurança pública

por Carlos Britto // 11 de abril de 2021 às 09:06

Foto: divulgação

O presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Albérisson Carlos, não escondeu a apreensão pela baixa disponibilidade de vacinas ofertadas à imunização contra a Covid-19 dos profissionais da segurança pública. Em reunião virtual, alguns deputados já havia se mostrado preocupados com a baixa demanda e pediram para ser incluídos pelo governo estadual no debate em torno das diretrizes dessa ação. Em entrevista a Aldo Vilena, na Rádio CBN Recife, o presidente da ACS-PE falou sobre a necessidade do aumento de doses. “Tenho recebido várias queixas de Policiais dos mais diversos batalhões sobre essa definição do Estado de vacinar apenas pouco mais de 1.600 profissionais da segurança pública de maneira geral e a Polícia Militar que é infinitamente […]

Lideranças dos delegados e dos policiais civis de Pernambuco se articulam para elaborar fórum permanente

por Carlos Britto // 09 de abril de 2021 às 08:55

Foto: Sinpol-PE/divulgação

Lideranças da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADDEPE) e do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-PE) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (8), no Recife, para discutir temas de interesse da categoria, em especial a vacinação contra a Covid-19, a valorização das carreiras, Lei Orgânica e estratégias jurídicas no que tange à ação dos 33,33%. As entidades querem mais transparência nos critérios de vacinação, principalmente em relação ao número de doses recebidas, aplicadas e também requisitos para a escolha dos policiais a serem vacinados, além do cronograma de imunização. Ficou deliberado que ADDEPE e Sinpol-PE irão articular a construção de um fórum permanente das forças de segurança pública composta pelas entidades e representações de classe, visando a buscar soluções contra […]

Levantamento mostra que Pernambuco tem o primeiro trimestre menos violento em sete anos

por Carlos Britto // 08 de abril de 2021 às 19:00

Um levantamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag) revelou que os dados do Programa Pacto Pela Vida (PPV) referentes ao primeiro trimestre de 2021 indicaram uma redução de aproximadamente 16% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em relação ao período correspondente de 2020. Estatísticas de março também indicam o 43º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado. Considerando toda a série histórica do Pacto Pela Vida, os primeiros três meses deste ano registraram o menor número de homicídios desde 2014, quando ocorreram 828 CVLIs. Estatísticas ainda preliminares apontam para 833 este ano – a divulgação completa será feita no dia 15 de abril.

Sinpol-PE pressiona Estado por plano de vacinação para profissionais da segurança pública

por Carlos Britto // 08 de abril de 2021 às 15:29

Foto: Sinpol-PE/divulgação

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) protocolou na tarde de ontem (7) um ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e à Secretaria de Defesa Social (SDS), solicitando os detalhes nos critérios usados para a vacinação dos Profissionais da Segurança Pública no Estado. Segundo a entidade, Pernambuco recebeu, na última remessa, 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde, das quais apenas 2.500 doses do imunizante foram disponibilizadas aos trabalhadores da segurança pública – sendo somente 316 doses para os policiais civis de todo o Estado. Como Pernambuco conta com cerca de 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das forças armadas, além das guardas municipais, o quantitativo enviado é  muito  pouco […]


Últimos Comentários