ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Superintendente do HU-Univasf volta à Câmara de Petrolina e faz balanço do cenário

por Carlos Britto // 22 de abril de 2025 às 20:37

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

O superintendente do Hospital Universitário (HU)-Univasf, Julianeli Tolentino, foi novamente à Câmara de Vereadores de Petrolina. O pedido, desta vez, partiu do vereador governista Ronaldo Cancão (Republicanos), motivado pelo cenário preocupante na unidade médica. Na sessão plenária desta terça (22), que contou com a presença de Julianeli, Cancão suscitou uma forma de os representantes da Casa Plínio Amorim colaborarem para minimizar os problemas diários enfrentados pelo HU-Univasf. Em sua explanação, o superintendente reforçou o que já não é mais novidade para ninguém: a superlotação em virtude dos 53 municípios da Macrorregião de Atenção à Saúde do Submédio São Francisco/Pernambuco- Bahia (PEBA) que a unidade tem de dar conta.  “Temos 148 leitos no momento, para 200 pacientes internados. Ou seja: para […]

Dez cidades pernambucanas apresentarão experiências exitosas no 8º Congresso da Amupe

por Carlos Britto // 22 de abril de 2025 às 09:54

Foto: Ascom Amupe/arquivo

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) divulgou a lista dos 10 municípios pernambucanos selecionados para apresentar boas práticas durante o 8º Congresso da instituição, que será realizado de 28 a 30 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo incentivar a replicação dessas ações nos demais municípios do estado, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre gestores e gestoras municipais. Os municípios selecionados são: Feira Nova, com a prática PAA do Peixe; Igarassu, com o programa Gera Jovem Igarassu; Paudalho, com a ação Imersão na Iniciação Científica; Santa Maria da Boa Vista, com o GPIPA (Sistema de Gerenciamento de Abastecimento d’Água); Serra Talhada, com os projetos Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e […]

Coluna da Folha: O Controle que falta

por Carlos Britto // 22 de abril de 2025 às 07:00

Os prefeitos dos municípios de Pernambuco têm um prazo de até 90 dias para regularizar os planos de trabalho das chamadas emendas impositivas — conhecidas popularmente como “emendas Pix” — e comprovar a correta aplicação dos recursos recebidos. A medida é resultado de uma ação conjunta dos Tribunais de Contas e do Supremo Tribunal Federal (STF), que buscam assegurar que os repasses federais sejam devidamente utilizados e não se percam em meio à burocracia. Levantamento aponta que, entre 2020 e 2023, mais de 6.200 planos de trabalho deixaram de ser cadastrados, o que acende um sinal de alerta sobre as falhas no sistema de controle e fiscalização dos repasses. O volume de pendências também evidencia desafios persistentes no cumprimento das […]

Coluna da Folha: Sem peixe e sem paixão

por Carlos Britto // 21 de abril de 2025 às 07:20

Foto: Folha de PE/reprodução arquivo

A Semana Santa de 2011 ficou marcada por um episódio que, até hoje, permanece na memória dos moradores de Carpina, cidade localizada na Zona da Mata Norte. Naquele ano, a gestão municipal, comandada por Manoel Botafogo (foto), então prefeito pelo PSB, optou por não realizar a tradicional distribuição de peixes, prática que havia sido mantida por administrações anteriores como apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. Durante uma entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade da entrega de peixes para a população, o prefeito respondeu: “Vai ter muita distribuição de peixe no comércio, vocês preparem cada qual seus R$ 20,00. A prefeitura não deve nada a ninguém.” A declaração surpreendeu e gerou frustração entre aqueles que aguardavam pelo auxílio. A […]

Anderson alerta para clima de tensão política no país e defende anistia do 8/01

por Carlos Britto // 20 de abril de 2025 às 09:34

Foto: divulgação

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, destacou hoje (20) que está se instalando um clima de tensão cada vez maior no país. Para Anderson, “a democracia não se fortalece com vingança e punições. O país anda a passos lentos e o governo se equilibrando em pautas que ninguém percebe qual é.” Para o liberal, é hora de “desarmar os ânimos e caminhar em busca de uma reconciliação nacional, e não estimular a divisão nacional.” Nesse contexto, ele destaca que o ponto central disso tudo é a perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e defende que a anistia deve ocorrer para reparar erros e excessos.

Morre aos 83 anos José Santana, ex-prefeito de Campo Formoso

por Carlos Britto // 19 de abril de 2025 às 15:30

Foto: Rádio 98 FM/Campo Formoso arquivo

A cidade de Campo Formoso, no Norte da Bahia, está de luto. Faleceu neste sábado (19), aos 83 anos, José Joaquim de Santana. Ele foi advogado, pecuarista, vereador, vice-prefeito e por duas vezes prefeito de Campo Formoso. Também atuou como deputado estadual por dois mandatos, deixando sua marca em comissões importantes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com passagens pela Ferbasa e por entidades como o Rotary Clube, foi uma liderança influente e respeitada em todo o Estado. Santana era bisneto do ex-governador da Bahia, José Gonçalves da Silva. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento do líder político.

Miguel sobre disposição de disputar vaga no Senado: “Pronto, preparado e querendo”

por Carlos Britto // 18 de abril de 2025 às 13:23

Foto: Assessoria de Comunicação 21/dovulgação arquivo

Pré-candidato declarado para disputar o Senado Federal nas eleições de 2026, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB) fez questão de deixar claro que mantém firme seu projeto de disputar uma cadeira na Casa Alta. Em suas redes sociais, ele publicou um vídeo respondendo um questionamento de um internauta. No vídeo, o seguidor questiona se o prefeito está preparado para o desafio. Em resposta, ele se diz “pronto, preparado e querendo” representar o Estado no Senado. “Essa pergunta é boa demais, Rinaldo. Bora lá: sou advogado, tenho pós em Liderança e Gestão Pública e outra em Gestão de Negócios (sim, gosto de estudar). Já fui deputado estadual e prefeito de Petrolina duas vezes, sendo reeleito com a maior votação da […]

Edson Vieira propõe projeto para ampliar transparência nas emendas em PE

por Carlos Britto // 18 de abril de 2025 às 11:32

Foto: Alepe/divulgação

O deputado estadual Edson Vieira (UB) apresentou Projeto de Lei nº 002600/2025, que tem como objetivo ampliar a transparência no uso das emendas parlamentares impositivas em Pernambuco. A proposta determina que todas as emendas impositivas, recursos indicados por parlamentares para ações específicas, sejam divulgadas de forma clara e acessível à população. Entre as informações exigidas estão: nome do parlamentar responsável, valor da emenda, objetivo, status da execução e prestação de contas dos beneficiários. O projeto também estabelece que esses dados sejam atualizados a cada 30 dias, permitindo um acompanhamento constante e em tempo real. A iniciativa ganhou ainda mais destaque após uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em que o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, explicou que […]

Coluna da Folha: A aposta para a terceira via em PE

por Carlos Britto // 18 de abril de 2025 às 07:00

Foto: reprodução

De olho em 2026, o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) aposta no radialista Josley Cardinot como a grande novidade da eleição em Pernambuco. Fora do eixo tradicional, Cardinot é tratado por Feitosa como a terceira via que pode romper a polarização e dar voz ao eleitorado conservador com a linguagem do povo. O parlamentar não economiza nas palavras ao afirmar que o comunicador, conhecido pelo tom direto e popular, seria um governador mais eficiente do que nomes já consolidados, como Raquel Lyra e João Campos. Feitosa enxerga em Cardinot um trunfo para conquistar o voto das classes C e D, faixa onde a direita historicamente enfrenta dificuldades. Com presença forte nas periferias e no interior, graças ao seu programa policial, […]

Álvaro Porto e Silvio Filho discutem obras federais para Pernambuco

por Carlos Britto // 17 de abril de 2025 às 19:40

Foto: divulgação

Num encontro ontem (16) com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília (DF), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), reiterou a disponibilidade da Casa em contribuir com os empreendimentos estruturantes que estão sendo projetados e executados pelo governo federal no Estado. Estiveram na pauta da conversa a duplicação da BR-423, a ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano, entre outras obras estratégicas para o desenvolvimento de  Pernambuco. De acordo com o deputado, a Alepe está empenhada em colaborar no que for possível para viabilizar os projetos. “Os esforços para assegurar a viabilidade de desenvolvimento de Pernambuco serão sempre prioridade”, disse. Especificamente sobre a BR-423, Porto lembra que a duplicação entre São Caetano […]

Morre em Juazeiro jovem suplente de vereador

por Carlos Britto // 17 de abril de 2025 às 15:28

Foto: reprodução

O suplente de vereador Pedro Henrique, conhecido como PH, faleceu nesta quinta-feira (17), deixando Juazeiro (BA) de luto. Candidato nas eleições de 2024 pelo União Brasil, ele obteve 1.318 votos e era considerado uma jovem liderança promissora da política local. Pedro Henrique era irmão da vereadora Ana Laura e ganhou reconhecimento pelo seu carisma, leveza e comprometimento com a cidade. Sua trajetória política, embora breve, foi marcada por dedicação às causas sociais e atenção às necessidades da população. Sua morte precoce comoveu familiares, amigos e o meio político de Juazeiro. Pedro Henrique será lembrado pelo sorriso fácil, simpatia e pelo potencial de transformação que carregava consigo. Não há informações sobre velório e sepultamento de PH.

Gleide Ângelo cobra do Estado paridade salarial dos policiais civis aposentados

por Carlos Britto // 17 de abril de 2025 às 10:00

Foto: Nado Chiappetta/Alepe

A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) cobrou do Governo do Governo de Pernambuco, na reunião plenária de terça-feira (15), o envio do projeto de lei complementar que garantirá a paridade salarial dos policiais civis na aposentadoria. A deputada lembrou que a perda da paridade significa que os salários dos policiais, após suas aposentadorias, não serão mais reajustados como os de quem está na ativa. A parlamentar acrescentou que, caso a governadora Raquel Lyra (PSDB) não apresente o projeto, ela e Coronel Alberto Feitosa (PL) dariam entrada em uma PEC na quarta (16) para resolver a situação.


Últimos Comentários