ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Justiça pede que Polícia Federal reavalie necessidade de instalação de nova delegacia em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 12:30

O Ministério da Justiça encaminhou ofício à Polícia Federal (PF) solicitando que o diretor-geral da instituição, Paulo Maiurino, pudesse realizar uma nova análise sobre a necessidade de abrir uma delegacia da PF em Petrolina. O mesmo ministério que autorizou a criação da delegacia argumenta que “considerando o cenário de restrição orçamentária, seria melhor uma reanálise sobre a criação da delegacia“. A informação foi dada na última edição da coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. Se Maiurino retroceder na decisão, o município de Salgueiro poderá continuar sendo a sede regional da PF no Sertão pernambucano.

Roubos no Sertão pernambucano caem 21,54%, diz SDS

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 08:50

Foto: SDS-PE/divulgação arquivo

No primeiro quadrimestre de 2021 houve 4.247 menos crimes patrimoniais em Pernambuco, em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque, este ano, foram registradas 17.106 queixas contra 21.353 em 2020. A retração percentual é de 19,89%. Em todas as regiões verificou-se um recuo das queixas de roubo ao comparar os primeiros quatro meses de 2021 com os de 2020. O mais expressivo se deu na Zona da Mata, com -29,39% (de 1.221 para 958), seguida do Agreste (-22,1%, saindo de 4.077 para 3.176), Sertão (-21,54%, de 6.859 para 5.661), Recife (-17,93%, ao diminuir de 7.134 para 5.855) e Região Metropolitana (-17,47%, reduzindo de 6.859 para 5.661). Considerando apenas abril, em 2021 contabilizaram-se 4.042 Crimes Violentos contra o Patrimônio […]

Tags: , ,

Tacaratu ganha primeira unidade da Sala da Cidadania do Incra

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 08:30

Foto: Ascom/divulgação

A cidade de Tacaratu (PE), no Sertão de Itaparica, passou a contar desde ontem (17) com a primeira unidade da Sala de Cidadania do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Articulado pelo deputado estadual Antonio Coelho (DEM) junto ao órgão federal, o equipamento foi inaugurado em um breve ato com a presença do prefeito Washington Angelo (MDB), do vice-prefeito Givaldo Crente, do superintendente do Incra em Pernambuco, Thiago Angelus, e lideranças da região. A sala vai funcionar na Secretaria Municipal de Agricultura. A Sala da Cidadania é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida em áreas de Reforma Agrária e tem como finalidade prestar assistência a proprietários de imóveis rurais e a famílias assentadas no município. Tacaratu […]

Coluna da Folha: No Congresso não entram, mas em Santa Cruz não respeitam

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 07:14

Foto: reprodução

“O pão do pobre só cai com a manteiga para baixo”. Essa frase sertaneja foi ouvida por cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe, em uma alusão à Câmara de Vereadores da cidade em relação ao Congresso Nacional. É que na madrugada do último domingo (16) a Casa Legislativa do município do Agreste pernambucano foi arrombada. Quando os funcionários da Casa chegaram para trabalhar na manhã de ontem (17), encontraram portas arrombadas, forro perfurado e diversas gavetas reviradas com papéis espalhados pelo chão. Segundo os trabalhadores do local, as câmeras de segurança estão sendo analisadas para tentar elucidar o fato. O presidente da Casa Dr. José Vieira de Araújo, Capilé da Palestina (PSD), emitiu uma nota afirmando que a Polícia Militar […]

Pernambuco tem mais 701 casos do novo coronavírus e 31 óbitos

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 13:15

Foto: SES-PE/divulgação arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou em Pernaqmbuco, nesta segunda-feira (17), mais 701 casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os confirmados hoje, 71 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 630 (90%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 443.064 infectados pela doença, sendo 42.666 graves e 400.398 leves. Também foram confirmados 31 óbitos, ocorridos entre 13/01/2021 e ontem (15). Com isso, o Estado totaliza 14.980 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES.

Juazeiro e Petrolina definem programação integrada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 11:32

Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) uniram esforços para alertar a sociedade regional no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As prefeituras das duas principais cidades do Vale do São Francisco definiram uma intensa programação para marcar o dia nacional em que essa problemática é lembrada (18 de maio). No entanto as ações de divulgação – que incluem atividades educativas, abordagens especializadas e eventos virtuais – já começam a partir desta segunda-feira (17). De acordo com a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES), Laíse Macêdo, as ações têm como objetivo mobilizar, sensibilizar e informar a sociedade. “Essa é uma campanha para […]

Funase inicia planejamento de cursos para socioeducandos que passam pela instituição

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 10:30

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) começou a fazer um levantamento de interesses dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de internação e de semiliberdade em Pernambuco sobre educação profissional. A ideia é conhecer áreas e cursos prioritários e, assim, viabilizar a oferta de vagas de modo mais assertivo, além de medir o efeito das ações realizadas em períodos anteriores. A pesquisa é feita anualmente para manter atualizado esse banco de informações, considerando a rotatividade do público que passa pela instituição. Durante apresentações nas unidades da Funase, os socioeducandos são apresentados a áreas como informática, eletrônica, mecânica, construção, marcenaria, barbearia, jardinagem, moda e beleza, alimentação e artesanato. Depois de terem conhecimento de possibilidades de trabalho e de empreendedorismo em […]

Secretário André Longo cumpre agenda nesta segunda-feira em Araripina e Ouricuri

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 09:00

Foto: Heudes Regis/SEI-PE

Quem estará nesta segunda-feira (17) no Sertão do Araripe é o secretário estadual de Saúde, André Longo. Em sua agenda administrativa, Longo vai acompanhar a implantação de serviços assistenciais na região. A visita terá início às 10h no Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), em Araripina, para conferir a estrutura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da unidade filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Araripe. Os 10 leitos, primeiros do tipo na região, são voltados para recém-nascidos que necessitam de cuidados hospitalares intensivos, conforme divulgado ontem (16) por este Blog. Já em Ouricuri, o secretário vai inaugurar às 15h o serviço de hemodiálise do Hospital Regional, voltado para pacientes internados em UTI. Atualmente, a unidade possui […]

Cai número de estupros contra mulheres em Pernambuco, mas sobe o de casos de violência doméstica

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 08:20

O número de mulheres vítimas de estupro, que registraram queixa na Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), mostrou uma redução tanto no primeiro quadrimestre quanto isoladamente em abril, no confronto entre 2021 e 2020. A diferença no quarto mês do ano foi de -18,75% (de 176 para 143), enquanto entre janeiro e abril ficou em -6,91% ao diminuir de 811 para 755. Por outro lado, os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher elevaram-se em 1,81% no quadrimestre de um ano para o outro, passando de 13.720 para 13.968 denúncias. Somente em abril, o aumento chegou a 13,68%, de 2.749 para 3.125. Por sua vez, as mulheres vítimas de CVLI caíram de 26 para 24 em abril (-7,7%), porém […]

Leitor reclama de buraqueira na PE-360, entre Floresta e Ibimirim, e critica operação tapa-buracos

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 08:05

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, cumpriu na semana passada uma agenda intensa pelo Sertão do Estado em vistoria a obras de pavimentação de rodovias. Mas reclamações sobre a conservação das estradas é o que não faltam. Em contato com este Blog, um leitor criticou a buraqueira espalhada pela PE-360, entre Floresta e Ibimirim. A rodovia passou por uma operação tapa-buracos há seis meses, e nem parece ter recebido o serviço. “O material utilizado no reparo do asfalto parece que é feito de Sonrisal. Bateu água e já está se dissolvendo todinho”, desabafa o leitor. Haja bronca.

Coluna da Folha: Marília entre o trabalho e a decisão partidária

por Carlos Britto // 17 de maio de 2021 às 07:13

Foto: divulgação

A deputada federal Marília Arraes prepara-se para mais uma luta em sua vida: decidir se fica ou não no Partido dos Trabalhadores (PT), após a possibilidade da legenda de voltar para a base do PSB. Enquanto isso, a parlamentar segue tentando ampliar as bases e manter os aliados por perto. Na última sexta-feira (14), Marília visitou Garanhuns, onde destinou uma emenda individual no valor de R$ 190 mil para ser usada no combate ao Coronavírus. “O número de casos da Covid no Agreste de Pernambuco aumentou mais de 40% em 15 dias. É fundamental que Garanhuns, que atende várias cidades da região, receba mais ajuda na área da saúde“, afirmou Marília. Como é de sua natureza, ela foi à mesa […]

Consulado do Sport em Petrolina sai em defesa de ex-BBB após críticas homofóbicas de conselheiro do clube

por Carlos Britto // 15 de maio de 2021 às 22:00

Continua rendendo a polêmica causada por uma declaração de um conselheiro do Sport Club do Recife contra o ex-BBB e doutorando em economia, Gilberto Nogueira, o Gil de Vigor. O estopim foi a dança do ‘tchaki tchaki’, feita por Gil na Ilha do Retiro e que ganhou popularidade com ele no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Flávio Khoury, o conselheiro do clube pernambucano, proferiu palavras homófobicas contra Gil, gerando revolta nos internautas pelas redes sociais (confiram abaixo).

Neste sábado (15), também utilizando suas redes sociais, Gil havia dito que “machuca muito” esse tipo de agressão, mas “sentia pena” do autor das declarações. “Inicialmente, doeu muito, eu fiquei muito abalado. Só que, depois, eu pensei: ‘gente, é uma pessoa só’. Eu tenho, na verdade, assim, pena dele. Pena por ele não ter aprendido, não ter absorvido tanto tempo e oportunidades de que preconceito não leva a nada. Então, eu tenho pena dele, é isso que eu sinto“, disse o ex-BBB, que recebeu apoio dos jogadores do Sport e dos seus fãs.

A declaração também foi repudiada pelo clube. “O Sport Club do Recife e todo seu Conselho Deliberativo repudia qualquer ato de homofobia, de desrespeito a quem quer que seja”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Pedro Lacerda. O caso aconteceu às vésperas do Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado na próxima segunda-feira (17). A hashtag ‘#GilMereceRespeito’ figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com publicações pedindo a exclusão de Koury do Conselho do Sport.

Ao Globo Esporte, no entanto, Koury negou homofobia e disse que apenas se posicionou contra a dança no gramado. As informações são do G1-PE e da TV Globo.

Consulado de Petrolina

Em Petrolina, o Consulado do Sport também lamentou a postura do conselheiro em relação ao ex-BBB, ressaltando ser contra atos de preconceito que atinjam qualquer cidadão, independente da sua orientação sexual, raça, credo, ou cor da pele.

Confiram a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Consulado do Sport Club do Recife, em Petrolina/PE, vem, por meio desta, reiterar seu posicionamento contra qualquer ato de preconceito e/ou discriminatório que venha a atingir qualquer cidadão brasileiro e estrangeiro.

Nossa bandeira é pautada, além do amor ao Leão da Praça da Bandeira, no respeito ao próximo, independente da raça, credo, orientação sexual, cor da pele, limitações e outras características que nos torne ímpares!

Aquilo que nos torna únicos, como seres humanos, é o mesmo que nos mantém, com o sentimento fraternal, em um ambiente de paz, democracia e, acima de tudo, respeito, respeito e respeito!

Pelo Sport, e por todos, TUDO!

Consulado do Sport Club Recife/Petrolina


Últimos Comentários