ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trecho de Avenida no Recife onde morou ex-deputado Osvaldo Coelho passa a levar seu nome

por Carlos Britto // 30 de abril de 2021 às 11:00

Foto: divulgação

Um dos grandes nomes da política pernambucana, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho – falecido em 1º de novembro de 2015 – ganhou uma justa homenagem na capital do Estado. Por meio do projeto de lei 106/20, de autoria do vereador Samuel Salazar, o trecho da Avenida Beira Rio, compreendido entre o término da Avenida Desembargador Guerra Barreto e o Túnel Chico Science passa a ser batizado de Avenida Beira Rio Deputado Osvaldo Coelho. Além dos oito mandados na Câmara Federal, Osvaldo também exerceu três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes disso. Ele foi também secretário da Fazenda do seu irmão, o governador Nilo Coelho.

Emprego entre reeducandos do regime aberto em Pernambuco aumenta pelo terceiro mês consecutivo

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 20:53

Um total de 1.275 reeducandos que cumprem pena nos regimes aberto e livramento condicional está em atividades remuneradas atualmente em Pernambuco. Este número vem crescendo pelo terceiro mês consecutivo. Em janeiro eram 1.251, e em fevereiro 1.266.  Os dados são do Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que realiza atendimento psicossocial a esse público e mantém convênios de empregabilidade com 30 empresas, entre públicas e privadas. Entre as parcerias públicas, as prefeituras de Olinda e do Recife são as que mais contratam apenados para atividades de limpeza de ruas e praças, serviços gerais, pedreiro, soldador, pintor, entre outras ocupações. Só a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), admitiu, no mês passado, 50 homens. Juntas […]

Tags: ,

Uso de canudo compostável pode virar lei a partir de 2022 em Pernambuco

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 19:57

Foto: Reprodução

O uso de canudo compostável no comércio de Pernambuco poderá ser obrigatório, caso o Projeto de Lei (PL) nº 1959/2001 seja aprovado. Em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a matéria recebeu ontem (28) o aval da Comissão de Administração Pública. No colegiado de Desenvolvimento Econômico, o projeto foi retirado da pauta de discussão para análise mais aprofundada, a pedido de representantes do setor de bares e restaurantes. De iniciativa da deputada Simone Santana (PSB), a proposta pretende alterar a Lei Estadual nº 16.962/2020, também de autoria dela, que determina o fim do uso de canudos plásticos a partir de 2022. A norma indica, como alternativa, os biodegradáveis. A parlamentar resolveu atualizá-la porque os utensílios compostáveis desaparecem mais rápido […]

Armando Monteiro compra briga dos prefeitos e afirma que “tratamento privilegiado” em vacinas precisa ser apurado

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 19:10

Foto: Léo Caldas/divulgação arquivo

O ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB) colocou panos quentes na polêmica acerca da vacinação dos professores a partir dos 40 anos de idade, que atuam nas redes pública e privada do Recife, anunciada pelo prefeito João Campos (PSDB). Para Armando, é preciso que se apurem as cobranças feitas por prefeitos de todas as regiões de Pernambuco sobre o que apontam como falta de tratamento igualitário por parte do Governo do Estado na distribuição de vacinas contra o coronavírus. “Ao que tudo indica, existe sim um problema na distribuição, uma falta de critérios que possa conferir um tratamento mais justo, mais igualitário, proporcionalmente ao perfil da população de cada região“, afirmou. Armando diz ser inaceitável haver um desequilíbrio no ritmo das […]

Sobre vacinação de professores no Recife, prefeito de Garanhuns rebate Miguel Coelho e recebe alfinetada de ex-gestor

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 17:34

Fotos: arquivo/reprodução

Uma polêmica em Garanhuns (PE), Agreste do Estado, serviu para colocar lenha no cenário político-eleitoral de 2022, que dá mostras cada vez mais claras de estar se antecipando com força. Os protagonistas são o atual prefeito da cidade, Sivaldo Albino, e o ex-prefeito Izaías Régis. O alvo dessa controvérsia é o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), um dos cotados para a disputa pelo Governo de Pernambuco no ano que vem. O motivo de toda essa celeuma foi o anúncio do prefeito do Recife (PE), João Campos, acerca da vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação básica com idades a partir de 40 anos, sejam em instituições públicas ou privadas que atuam na capital. Miguel considerou a ação uma […]

TJPE mantém-se entre os mais produtivos do país no 1º trimestre de 2021, diz CNJ

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 15:00

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve-se entre os mais produtivos do país ao longo do primeiro trimestre deste ano. No total foram praticados 611.080 atos, no primeiro trimestre de 2021, em 1º e 2º graus, entre sentenças, decisões, despachos, julgamentos monocráticos e acórdãos. O Judiciário estadual é hoje o quinto mais produtivo entre as cortes de médio porte e o décimo entre os 27 tribunais do país, mantendo o ranking do ano passado, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dos 611.080 atos praticados, o TJPE contabilizou 73.516 sentenças, 81.548 decisões e 324.059 despachos no 1º grau. Nos Juizados Especiais foram 23.117 sentenças, 14.084 decisões e 49.439 despachos. No âmbito do 2º grau foram contabilizados 15.265 […]

Tags: ,

“Estamos na fase de apuração”, afirma presidente da Amupe sobre vacinação antecipada no Recife

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 14:30

A vacinação para trabalhadores da educação básica com idades a partir de 40 anos, em instituições públicas ou privadas que atuam no Recife, ainda vem dando o que falar. Após vários prefeitos do Interior de Pernambuco se manifestarem publica e internamente contra a decisão do prefeito da capital, João Campos (PSB), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, se pronunciou afirmando que o fato ainda está em fase de investigação. O fato é quem alguns gestores acharam o posicionamento da Amupe amena, por entenderem que a entidade deveria ter sido mais incisiva na cobrança. Diante disso, José Patriota declarou ao radialista Magno Martins que jamais vai concordar com privilégio para ninguém, seja para João Campos, seja para […]

Pernambuco confirma mais 2.511 casos do novo coronavírus e 99 óbitos

por Carlos Britto // 29 de abril de 2021 às 13:31

Foto: Divulgação/PCR

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou em Pernambuco nesta quinta-feira (29) mais 2.511 casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os confirmados hoje, 210 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.301 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 404.668 infectados pela doença, sendo 40.079 graves e 364.589 leves. Também foram confirmados 99 óbitos, ocorridos entre 08/11/2020 e ontem (28). Com isso, o Estado totaliza 13.967 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES.

Gonzaga quer também Estados e municípios na mira da CPI da Covid-19: “Quem não deve, não teme”

por Carlos Britto // 28 de abril de 2021 às 20:23

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) não apenas aprovou a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações e omissões do governo federal, como quer também que os governos estaduais e prefeitos também sejam investigação quanto às suas atuações no enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Estados e municípios envolvidos com desvios devem ser investigados também, precisamos ampliar o escopo desta Comissão Parlamentar de Inquérito. É preciso apurar a verdade em todas as esferas. Quem não deve, não teme“, avaliou. Gonzaga espera também que o colapso da saúde no estado do Amazonas, no começo do ano, também mereça uma apuração rigorosa. “Tudo que estiver errado, tem que ser investigado e apurado com detalhes, principalmente, quando se trata de saúde. […]

Técnicos de enfermagem, faxineiros e enfermeiros em Pernambuco são profissionais mais afastados por Covid-19

por Carlos Britto // 28 de abril de 2021 às 19:58

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

A eclosão da pandemia de Covid-19 impactou diretamente na saúde e segurança dos trabalhadores. As ocupações que mais registraram afastamentos previdenciários ao longo de 2020 foram a de técnico de Enfermagem (11% do total de afastados), seguida de faxineiro (5%) e enfermeiro (4%). É o que revelam os dados mais recentes do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho – plataforma online, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que combina repositórios públicos e tecnologia livre para transformar dados em informações e conhecimento sobre o tema. A plataforma recebeu, na última segunda-feira (26), uma atualização com números referentes a 2020, incluindo uma nova guia que reúne apenas informações relativas à […]

Tags: ,

Com 106 registros nas últimas 24h, Pernambuco bate novo recorde de mortes por Covid-19 em 2021

por Carlos Britto // 28 de abril de 2021 às 14:00

Ascom PMP/divulgação

Mais um recorde de óbitos por Covid-19 foi ultrapassado em Pernambuco, nesta quarta-feira (28), com o registro de 106 novas mortes nas últimas 24h. É o maior número de vítimas fatais de 2021 e o quinto maior desde o ínicio da pandemia, em março do ano passado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também divulgou a inclusão de 2.720 casos da Covid-19 nas últimas 24h.. Entre os confirmados hoje, 179 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.541 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 402.157 casos confirmados da doença, sendo 39.869 graves e 362.288 leves. Também foram confirmados 106 óbitos, ocorridos entre 18/05/2020 e a última terça-feira (27). Com isso, o Estado totaliza 13.868 mortes pela Covid-19. Os […]

Série A1 do Pernambuco: Ainda com chances remotas de ser vice-líder, Carcará pega o Sete de Setembro

por Carlos Britto // 28 de abril de 2021 às 12:33

O time do Salgueiro fará logo mais às 18h45, no Estádio Cornélio de Barros, o primeiro dos seus dois jogos atrasados pela Série A1 do Campeonato Pernambucano, tentando uma missão quase impossível: terminar a primeira fase como vice-líder para entrar com vantagem nas quartas-de-final. O confronto de hoje será contra o Sete de Setembro. Com 11 pontos na tabela, o Carcará precisa da vitória – e de preferência com o maior saldo de gols possível. Não será nada fácil, sobretudo porque a equipe setembrina vem de vitória contra o Santa Cruz, no ‘Mundão’ do Arruda, no último domingo (25).


Últimos Comentários