ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso da UVP em Triunfo terá presença de Raquel Lyra

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 18:32

Foto: Clebson Amsrterdan/divulgação

Começou na tarde desta terça-feira (10), em Triunfo (Sertão do Pajeú), o grande congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O evento, que acontece até sexta-feira (13), marca mais um importante capítulo na história da entidade, que celebra 49 anos de atuação em defesa do legislativo municipal no Estado. O primeiro momento do congresso foi marcado pela ‘UVP Jovem’, iniciativa que será oficializada no estatuto da entidade, destacando o compromisso da organização com a renovação e inclusão de novas lideranças políticas. A programação inicial contou com palestras do advogado municipalista Dr. Caio Novas Antunes, que abordou temas jurídicos de interesse dos vereadores, e da comunicadora e estrategista digital Katy Cavalcanti, que destacou a importância da presença digital no cenário […]

Vereador eleito de Campo Formoso joga dinheiro pela janela antes de ser preso

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 17:39

Foto: PF/divulgação

Em Campo Formoso, Norte da Bahia, o vereador eleito Francisco Manoel do Nascimento Neto, conhecido como ‘Francisquinho Nascimento’ (União Brasil), protagonizou um momento inusitado nesta terça-feira (10), ao ser alvo de mandado de prisão preventiva em operação deflagrada pela Polícia Federal (PF). Ele jogou uma sacola de dinheiro pela janela, antes de ser preso. Franscisquinho é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) que não é um dos investigados no âmbito da Operação ‘Overclean’, deflagrada pela PF, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). O foco da ação é desarticular organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, durante o período investigado, […]

Sessão plenária da Câmara de Petrolina é transferida para sexta-feira

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 16:00

A sessão plenária desta quinta (12) da Câmara de Vereadores de Petrolina foi transferida excepcionalmente para sexta-feira (13), às 9h. A mudança foi divulgada pela presidência da Casa Plínio Amorim por meio da Portaria nº 014/24. A medida foi tomada porque o auditório da Fundação Nilo Coelho, local onde são realizadas provisoriamente as sessões semanais da Casa, será utilizado amanhã (11) e quinta (12) para evento de terceiros. “A Casa Plínio Amorim informa que a locação para a referida data ocorreu antes da renovação contratual entre a Fundação Nilo Coelho e a Câmara de Petrolina, o que tornou necessária a alteração da data da Sessão”, explicou a Câmara, por meio de nota da assessoria.

Socorro Pimentel comenta visita da APVS ao Hospital do Câncer de Araripina

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 15:00

Foto: Amaro Lima/Alepe arquivo

A deputada Socorro Pimentel (UB) comentou, durante reunião plenária de ontem (9) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sobre a visita de alguns representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APVS) às futuras instalações da hemodinâmica, que funcionará no Hospital do Câncer de Araripina (Sertão do Araripe). A parlamentar apontou que a instalação será importante para a população, por se tratar de uma região distante, com menos acesso à profissionais de saúde de referência na área. “Se não houver uma intervenção rápida, minimamente invasiva, com 30 minutos de duração, essas pessoas podem vir a óbito. É justamente por essa necessidade, por essa importância, que a gente vem aqui falar do serviço que tem muito potencial para ser implantado na região […]

Serra Talhada define Mesa Diretora da Câmara para o Biênio 2025-2027

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 14:34

Em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a prefeita Márcia Conrado (PT), reuniu os vereadores de sua base para definir a composição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-27. O encontro ocorreu no início da tarde de segunda-feira (9) e resultou na seguinte formação: Manoel Enfermeiro (PT), presidente; Alice Conrado (PSD) , vice-presidente; Rosimerio de Cuca (PT), primeira-secretária; e Clênio de Agenor (PSD), segundo-secretário. A votação para formalizar a escolha da nova mesa diretora ocorrerá na primeira sessão do ano, dia 1º de janeiro de 2025. Na mesma solenidade, tomarão posse para o novo mandato os vereadores eleitos, a prefeita reeleita e o seu vice.

Sento Sé: Diplomação dos candidatos eleitos acontecerá nesta quarta-feira

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 12:00

A cerimônia de diplomação dos eleitos para assumir a administração municipal de Sento Sé, Norte da Bahia, acontecerá nesta quarta-feira (11), a partir das 9h no Fórum Desembargador Oswaldo Sento-Sé, marcando a continuidade da gestão do grupo político liderado por Juvenilson Passos (PT), que agora fica sob o comando de Giselda Carvalho (PT), a segunda mulher a assumir a prefeitura do município, acompanhada do vice-prefeito eleito, Doval Reis (PSD). Esta é a primeira vez dentro do período em que passou a valer a reeleição que Sento Sé elege um sucessor para dar continuidade a um mandato que já vinha de uma reeleição. O evento também oficializará a posse dos 13 vereadores eleitos e seus suplentes, consolidando o encerramento do processo […]

Coluna da Folha: A candidata fictícia e o jogo eleitoral

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 07:00

Fotos: reprodução

A Justiça Eleitoral de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, agiu de forma efetiva ao apontar uma fraude que escancarou o uso indevido das cotas de gênero. O enredo começa com dois vereadores eleitos, conhecidos como Aguiar da Agricultura e Dr. Jan. Eles, ao lado de Bianca Valdilene da Silva, foram eleitos pelo União Brasil em 2024. Demonstrando cumprir o ‘ritual’ da cota mínima de 30% de candidaturas femininas, mas sem fazer sombra a uma verdadeira candidatura, Bianca recebeu apenas 4 votos – um número tão irrisório quanto a movimentação de sua campanha. As evidências não tardaram a surgir. Além de não ter obtido doações expressivas, não fazer comícios, nem se envolver em atos de campanha, Bianca […]

Lula passa por cirurgia de emergência após dor na cabeça

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2024 às 06:20

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às pressas, no fim da noite desta segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma. O presidente está internado na UTI e “encontra-se bem”, informou o hospital. Conforme o primeiro boletim médico divulgado às 3h20 desta terça (10), Lula passou mal ainda em Brasília. Ele fez um exame de imagem após sentir dor de cabeça, ainda na unidade do hospital da capital federal. “A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências“, […]

Sobradinho conquista Selo Prata em compromisso com alfabetização

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2024 às 18:02

Fotoarte: Ascom PMS

Sobradinho, no Norte da Bahia, foi mais um município no Vale do São Francisco a alcançar o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com o Selo Prata, pela adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). As ações da Secretaria Municipal de Educação foram respaldadas pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O município baiano se destacou entre os da região graças ao trabalho contínuo e investimentos na alfabetização das crianças da rede municipal. De acordo com a secretária de Educação de Sobradinho, Ducilene Kestering, o Selo é uma iniciativa que faz parte do CNCA e visa […]

Floresta: Diplomação dos candidatos eleitos acontecerá no dia 18/12

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2024 às 10:00

A diplomação dos candidatos eleitos em Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, acontecerá no dia 18 de dezembro, no auditório da Câmara Municipal, a partir das 17h. A solenidade será apenas para convidados. Na ocasião, serão diplomados 13 vereadoras e vereadores, além da a prefeita Rorró Maniçoba (PP) e sua vice, Bia Numeriano (REDE). A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, documento oficial emitido pelo Foro Eleitoral de cada município, que legaliza a posse em 2025. Confira a lista dos 13 vereadores eleitos: – Tiago Maniçoba Pebinha – André Ferraz – Peu Vilarim – PH Lira – Tulio Laranjeira – Kiel […]

Coluna da Folha: Em nova fase do UB, Miguel busca consolidar seu projeto politico

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2024 às 07:00

Foto: arquivo/Blog do Carlos Britto

A Direção Nacional do União Brasil (UB) aprovou nesta semana a dissolução do diretório estadual da legenda em Pernambuco. Com 29 votos favoráveis, número superior aos 21 necessários, a decisão abre um novo capítulo nas articulações políticas no Estado e sobre o futuro da legenda. O UB enfrenta agora um impasse interno: de um lado, lideranças alinhadas à governadora Raquel Lyra; de outro, aliados do prefeito do Recife, João Campos. Entre os principais nomes deste segundo grupo estão os ex-prefeitos de Petrolina Miguel Coelho e os seus irmãos, o deputado Federal Fernando Filho e o estadual, licenciado, Antonio Coelho. Os Coelhos de Petrolina, Sertão do São Francisco, já estão alinhados com o gestor recifense em projetos estratégicos e na possível […]

Marquinhos do N-4 pede a Simão Durando volta do bicicletário implantado por Lossio

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2024 às 17:10

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

O vereador oposicionista Marquinhos do N-4 (PSD) apresentou na sessão plenária da última quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Petrolina, a Indicação 2024/24, solicitando da prefeitura a realização de estudo e instalação de bicicletários ou paraciclos em pontos estratégicos da cidade. Até, aí, tudo bem. O detalhe é que essa medida foi adotada durante o governo do então prefeito Julio Lossio, mas acabou sendo retirada gradativamente após outro ex-prefeito, Miguel Coelho, assumir a gestão. Resta saber se o atual, Simão Durando (aliado de Miguel), que foi reeleito este ano, tem a intenção de comprar de novo essa ideia.  De qualquer forma, a Indicação foi aprovada por 14 votos.


Últimos Comentários