ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria do Trabalho de Pernambuco abre mais 5 mil vagas para cursos profssionalizantes na modalidade a distância

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 13:01

Foto: reprodução Internet

Após preencher 3 mil vagas para cinco cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos, no formato de Educação à Distância (EaD), o secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes, anunciou, ontem (15) a abertura de mais 5 mil vagas. O intuito é oferecer qualificação ao máximo de trabalhadores e jovens, que neste período de isolamento social em combate ao novo coronavírus (Covid-19) desejam aprimorar o seu currículo e, consequentemente, aumentar as chances frente ao mercado de trabalho. As inscrições começam a partir desta quinta (16) e terminam na próxima terça-feira (21). A plataforma EaD faz parte do programa da Seteq, Novos Talentos, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE). Unidas, as pastas pensaram em áreas […]

Prefeitura avalia drenagem de lagoa no Dom Avelar, após alerta da Defesa Civil de Petrolina

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 12:00

Foto: Ascom

Nos últimos dias tem chovido bastante em Petrolina, e por conta disso a Defesa Civil do município tem buscado identificar áreas consideradas de risco para a população, como na região da lagoa do bairro Dom Avelar. Através desse monitoramento, foi identificada, na quarta-feira (15), a necessidade de intervenção pelo poder público na comunidade como medida de prevenção, visto que a lagoa está cheia. Representantes da prefeitura foram ao local para identificar as necessidades e discutir as medidas que podem ser tomadas nos próximos dias. De imediato, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) cadastrou as famílias em situação de vulnerabilidade, que se encaixam no perfil para receber benefício eventual. Em caso de necessidade, as famílias poderão […]

Gonzaga acredita que Contrato Verde e Amarelo aprovado pela Câmara “vai precarizar” relações de trabalho

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 10:27

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de quarta-feira (15), a Medida Provisória (MP) nº905/19, que cria o Contrato Verde e Amarelo e altera normas trabalhistas. A bancada do PSB apresentou requerimento para retirada dessa MP de pauta, mas não conseguiu impedir a votação e a consequente aprovação da MP. O deputado socialista pernambucano Gonzaga Patriota criticou a proposta por precarizar as relações de trabalho em um momento de crescimento do desemprego com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A  proposta, que ainda precisa ser analisada pelo Senado Federal, coloca acordos coletivos acima de jurisprudências e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST).  Gonzaga Patriota (PSB-PE) criticou o texto aprovado e disse que a medida, na prática, coloca em risco […]

Serviços essenciais devem seguir orientações para evitar aglomeração em estabelecimentos de Petrolina, alerta prefeitura

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 10:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

Os estabelecimentos que fornecem serviços essenciais para a população de Petrolina não podem se descuidar com as medidas de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19). A prefeitura tem reforçado a necessidade de trabalhar em conjunto e com ações práticas para estabilizar a situação do vírus no município – como evitar aglomerações, especialmente em filas. Com mudanças simples, os estabelecimentos podem se adaptar ao cenário e oferecer mais segurança à população. No Loteamento Nova Vida, já tem exemplo disso: uma das medidas tomadas por uma farmácia é a utilização de barreiras de cones para garantir a distância de 1,5m entre uma pessoa e outra, como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Está sendo efetivo e o pessoal está se adaptando […]

Barraqueiros da Ilha do Rodeadouro: Entre a pandemia e a cheia do Rio São Francisco

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 09:05

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

Uma das categorias mais afetadas no segmento econômico da região é, sem dúvida, a dos barraqueiros da Ilha do Rodeadouro. E não é apenas por conta do novo coronavírus (Covid-19). Se não fosse a pandemia, os comerciantes do local iam precisar de um suporte do mesmo jeito, já que a vazão liberada pela Barragem de Sobradinho (BA) deixou as principais ilhas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) praticamente debaixo d’água. O Rodeadouro (foto) é uma delas. O balneário é sempre muito frequentado, sobretudo aos finais de semana.

Apami agradece a FBC e Gonzaga pelos recursos liberados de emendas para Hospital Dom Tomás

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 07:20

A direção e toda a equipe da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) agradeceram publicamente ao senador Fernando Bezerra Coelho e ao deputado federal Gonzaga Patriota pela viabilização dos recursos, por meio das respectivas emendas dos parlamentares, ao Hospital Dom Tomás. O dinheiro será destinado à aquisição de vários equipamentos para a unidade médica, especializada no tratamento de pacientes com câncer. Da parte de FBC já foi liberada a primeira parcela, no valor de R$ 994.294,11. A liberação dos outros R$ 467.705,89 referentes à segunda parcela está sendo aguardada pela Apami. Já Gonzaga destinou R$ 100 mil de emenda para o hospital.

Coluna do Blog

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 07:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Em Dormentes, ex-prefeito Roniere diz que está no jogo O ex-prefeito de Dormentes, Roniere Reis, saiu da toca. Ele disse ao radialista Francisco José, da Grande Rio AM, que será, sim, candidato a prefeito da cidade nas próximas eleições. Roniere não acha que esteja atrasado no processo, pelo contrário: acredita que é a hora certa e o momento oportuno para lançar o seu nome. Mas talvez nem ele esteja certo de sua decisão. Pela cidade, comenta-se que hora ele diz que é, e na outra não sabe mais, e que já teria liberado o seu time de vereadores, mas estaria juntando novamente o pessoal. Roniere agora está no Patriotas, depois de tentar outras legendas e de se sentir excluído pelo […]

Sessões plenárias e solenes, atém de atendimento ao público, ficam suspensos por mais 15 dias na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 06:40

O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Osório Siqueira (MDB), decidiu, por meio da Portaria nº 1.602/2020, publicada ontem (15), estender por mais 15 dias a suspensão de todas as sessões plenárias, solenes e atividades similares na Casa Plínio Amorim. O atendimento ao público também continuará suspenso durante esse período. A decisão segue os decretos municipais do prefeito Miguel Coelho como medida preventiva contra o novo coronavírus.

Secretaria de Saúde de Petrolina inicia testes rápidos e detecta dois casos positivos para novo coronavírus

por Carlos Britto // 16 de abril de 2020 às 06:20

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Com o início dos testes rápidos para detectar casos do novo coronavírus (Covid-2019) em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ontem (15) duas pessoas infectadas. São duas mulheres, uma de 28 anos e outra de 34. Ambas tiveram contato com pacientes de Petrolina que foram testados positivos pelo laboratório do Estado (Lacen). Um dos casos positivos já cumpriu o isolamento domiciliar de 14 dias e está sem sintomas – considerando cura clínica, enquanto a outra paciente vai continuar em isolamento e sendo monitorada. Dos nove testes realizados ontem para Covid-19, além dessas duas confirmações, outros sete foram descartados. Vale destacar que os testes estão sendo realizados em pessoas que estão com sintomas leves há mais de oito dias, […]

No dia do seu aniversário, cantor petrolinense Keu Dantas fará ‘live solidária’ em prol de famílias carentes

por Carlos Britto // 15 de abril de 2020 às 21:00

Foto: divulgação

Revelação do cenário musical de Petrolina, o cantor Keu Dantas fará uma Live Show Solidária no dia do seu aniversário, nesta quinta-feira (16). Mas ao invés de presentes, ele está arrecadando alimentos e materiais de higiene para serem destinados a comunidades carentes. Keu irá fazer, na ocasião, a gravação do seu CD promocional e também se dispôs a divulgar as empresas que vierem a contribuir com a campanha. A Live começa às 19h e será transmitida pelo YouTube e pelo Instagram, no perfil do artista. A arrecadação e a entrega serão feitas em parceria com a ONG “Rua de Baixo”. Quem quiser contribuir ou obter mais informações pode entrar em contato com a entidade pelo telefone (87) 9 8837-2476 ou […]

Moradores do Antonio Cassimiro reclamam de falta d’água, mas Compesa diz que serviço já foi retomado

por Carlos Britto // 15 de abril de 2020 às 20:31

Há dois dias moradores do Bairro Antonio Cassimiro, na zona norte de Petrolina, não sabem o que é agua nas torneiras. A maior preocupação deles, no momento, é quanto ao isolamento social que precisam seguir por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os comunitários alegam que, sem água, fica difícil seguir as normas de higienização recomendadas pela autoridades públicas e de saúde na prevenção à doença. Em nota enviada pela assessoria, a Compesa justificou  que o desabastecimento foi motivado por uma situação emergencial para conserto de um vazamento ontem (14), na Avenida Hermes da Fonseca (mais conhecida como Estrada da Banana). “Após a conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento foi imediatamente restabelecido”, frisou a Companhia.


Últimos Comentários