ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco confirma mais 366 casos do novo coronavírus e 58 óbitos

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 15:00

Foto: Jooh Moore/Getty Images/AFP

Em boletim divulgado nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou mais 366 casos do novo coronavírus (Covid-19), sendo 196 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 170 casos leves (profissionais de saúde e segurança, os seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada). Agora o Estado totaliza 5.724 casos confirmados, sendo 3.884 casos graves e 1.840 casos leves. Quanto aos óbitos confirmados laboratorialmente, foram registrados mais 58. Com isso, o Estado totaliza 508 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

MPPE fiscalizará cumprimento de decreto para uso de máscaras em todo o estado

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 13:00

O Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) orientou por meio da Recomendação PGJ nº024/2020, que os promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atuem para assegurar o cumprimento do Decreto Estadual nº 48.969/2020, que estabelece a utilização de máscaras como método preventivo de combate ao Covid-19. Com base na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prega o uso comunitário das máscaras, o procurador-geral de Justiça orienta aos membros do MPPE a tomar as providências necessárias para fiscalizar o fornecimento desse item de proteção aos servidores públicos, empregados e colaboradores de estabelecimentos privados que estejam autorizados a funcionar durante o período de isolamento social, como supermercados, bancos, farmácias e unidades de saúde. […]

Secretário de Saúde de PE prevê 20 primeiros dias de maio “duríssimos” no combate ao novo coronavírus

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 11:04

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Na coletiva de imprensa desta segunda-feira (28) para detalhar a situação de Pernambuco no combate ao novo coronavírus (Covid-19) os secretários de Saúde do Estado e do Recife voltaram a defender o isolamento social como a melhor estratégia para minimizar o avanço da doença. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, os primeiros 20 dias de maio serão duríssimos para Pernambuco caso não haja o respeito ao distanciamento social. Segundo o secretário estadual de Saúde, os casos poderiam duplicar a cada três dias. “Era o que chamava de progressão exponencial dos casos. Se não está duplicando a cada três dias é por conta do esforço de isolamento social que nós temos praticado. Ele está duplicando a cada cinco, seis, […]

Movimento ‘Todos pela PE-630’ e a questão da pandemia

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 10:01

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) modificou profundamente a rotina de tudo e de todos não só no país, como no mundo. Com o Movimento ‘Todos pela PE-630’ não foi diferente. Surgido do clamor pela pavimentação da rodovia estadual que corta seis municípios do Sertão do Estado (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Trindade e Ouricuri), o movimento apartidário vai dar uma ‘trégua’ ao governador Paulo Câmara, que no atual momento anda às voltas para evitar que o pior aconteça em Pernambuco em relação à doença. Mas, evidentemente, quanto essa turbulência passar, os integrantes do Todos Pela PE-630 voltarão com toda força. O problema é que dificilmente essas reivindicações serão retomadas este ano, que está seriamente comprometido em todos os setores.

AMMPLA interdita rua no Centro de Petrolina para diminuir aglomeração em imediações de agência da Caixa

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 09:25

Foto: Wanderley Alves

Além de firmar parceria com a Caixa Econômica Federal para criar uma central de atendimento a beneficiários do auxílio emergencial, a Prefeitura de Petrolina adotará uma nova medida para reduzir aglomerações nas filas da agência devido ao novo coronavírus. A partir desta terça-feira (28), a Rua Antonio Santana Filho ficará interditada da esquina da Praça Maria Auxiliadora até o semáforo com a Avenida Souza Filho, permitindo assim uma melhor organização dos clientes que precisam fazer o saque do auxílio emergencial liberado pela União. As mudanças serão feitas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e também afetarão o trânsito na Rua Coronel Amorim (do Colégio Dom Bosco), que será transformada em sentido duplo. O esforço conjunto é para tentar evitar a […]

Cinzas de promotor aposentado falecido ontem no Recife serão levadas para Cabrobó

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 08:30

Em contato com o Blog, André Zaidan – genro do promotor aposentado Gildenor Eudócio de Araújo Pires, falecido ontem (27) no Recife – informou que o corpo dele será cremado logo mais às 10h, em cerimônia reservada no Cemitério Memorial Guararapes, na capital pernambucana. Zaidan informou que Dr.Gildenor, como era mais conhecido, passava por problemas pulmonares há três anos e o óbito não teve nenhuma relação com o novo coronavírus (Covid-19). Ele disse ainda que, assim que o momento permitir, a família levará as cinzas do promotor para Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, “cidade que ele tanto amava”, frisou. “Dr.Gildenor deixa um grande legado de amor, família, fé, união e solidariedade a ser seguido por todos nós”, completou […]

Coluna do Blog

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 07:00

Formatura online: Em tempos de coronavírus, é o que resta Os tempos são mesmos diferentes, estranhos. Na última sexta-feira (24) uma turma de 32 estudantes de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, colou grau. A cerimônia de colação foi antecipada e realizada via web conferência pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), devido à suspensão das atividades presenciais na instituição desde o dia 19 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Ainda assim a cerimônia não foi fria. A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Ensino, Manoel Messias, que concedeu o grau aos formandos. Também estiveram presentes a vice coordenadora do Colegiado de Medicina do Campus Sede, Dinani Matoso Fialho de […]

Leitor questiona falta de vacinação contra gripe para portadores de doenças crônicas em Petrolina; Secretaria esclarece

por Carlos Britto // 28 de abril de 2020 às 06:20

Foto: Ascom PMP/divulgação

A Prefeitura de Petrolina iniciou a segunda etapa da vacinação contra a gripe no município na última semana. No entanto, o leitor do Blog Pedro Ramalho questiona a gestão municipal quanto à aplicação da vacina em portadores de doenças crônicas. “É no mínimo lamentável e muito preocupante que até agora a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina ainda não tenha vacinado as pessoas portadoras de doenças crônicas, a exemplo de diabetes, transplantados, doenças renais crônicas, etc. O que há? Por que não foram ainda vacinadas? E por que não tiveram uma data definida para tal?,” foram alguns dos questionamentos de Pedro. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina, que enviou a […]

Em tempos de confinamento, curta-metragem de suspense gravado no Vale é boa dica para ficar em casa

por Carlos Britto // 27 de abril de 2020 às 21:47

Foto: divulgação

Para os fãs e admiradores do thriller (suspense, como é chamado no Brasil), a NU7 Produções tem uma boa notícia. O curta-metragem ‘Encomenda’, gravado no Vale do São Francisco pelo Coletivo de Audiovisual, foi disponibilizado, gratuitamente, para o público na internet. A história do filme gira em torno de Tony, um tímido colecionador de filmes que divide esse hobby com o divertido Chico, um de seus poucos amigos. Entretanto, sua obsessão por uma rara edição de colecionador, pode acabar levando-o à beira da loucura. “Tony é fissurado por cinema e tem uma obsessão. É um personagem que me chamou muito a atenção, pois é movido pelo desejo. Essa é a mola percursora da história. Fiquei lisonjeado por assumir o papel […]

Promotor aposentado de Cabrobó, Dr.Gildenor morre aos 85 anos no Recife

por Carlos Britto // 27 de abril de 2020 às 20:59

O município de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, perdeu nesta segunda-feira (27) o promotor aposentado Gildenor Eudócio de Araújo Pires. Carinhosamente conhecido por Dr.Gildenor, ele faleceu aos 85 anos no Recife, mas o Blog não tem informações sobre as causas da morte. Dr.Gildenor era respeitado e muito querido pelos seus amigos. Seu genro, André Zaidan, que trabalha no TCE-PE em Petrolina, lamentou a perda. O corpo será cremado em cerimônia para familiares e amigos na capital pernambucana. Atualizada às 21h50 

Número de infectados pelo novo coronavírus em Petrolina sobe para 29, mas número de curados também aumentou

por Carlos Britto // 27 de abril de 2020 às 20:20

Subiu para 29 o número de casos positivos do novo coronavírus (Covid-19), conforme boletim desta segunda-feira, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A confirmação saiu após a realização do teste rápido. Trata-se de uma mulher de 43 anos, que está em isolamento domiciliar e sendo monitorada. Quinze casos foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 14 diagnosticados através do exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo de Pernambuco. A boa notícia é que o número de pacientes curados aumentou. Agora são nove recuperados, sem nenhum óbito. “Hoje, mais um paciente que havia recebido alta da UTI na rede privada, em 14 de abril, e continuava em recuperação domiciliar, passou pelo teste rápido […]

Ana Petiscaria aceita convite de Gabriel Menezes e é pré-candidata a prefeita de Petrolina

por Carlos Britto // 27 de abril de 2020 às 19:52

A sucessão municipal de Petrolina ganhou mais um nome. A comerciante Ana Paula Miranda, mais conhecida na cidade por Ana Petiscaria, topou o convite do vereador Gabriel Menezes para disputar a prefeitura nas eleições deste ano.

Ana Petiscaria concorrerá pelo partido de Gabriel, o PSL. Num vídeo divulgado em suas redes sociais, ela se mostrou tão empolgada com o projeto que chegou até a errar o nome do vereador, chamando de Gabriel ‘Andrade’.

Depois de corrigir o lapso, Ana destacou que a legenda vem com uma nova roupagem e novas ideias para a campanha (vejam o vídeo), entre estas o convite do vereador para retornar a Petrolina e entrar na disputa majoritária.


Últimos Comentários