Orla de Juazeiro deve ganhar sinalização para garantir segurança de banhistas

0

prainha-orla-juazeiro

A ‘prainha’ da Orla II de Juazeiro (BA) deve ganhar boias de delimitação e placas alertando para o perigo de tomar banho nas águas do Rio São Francisco. A demarcação de área para banhista, fundamental para garantir a segurança de crianças e adultos que procuram espaços de lazer no rio, continua sendo uma preocupação para muitos, visto que no local não existe sinalização, nem guarda-vidas. Um fato parecido provocou a morte do ator global Domingos Montagner, da novela “Velho Chico”, no último dia 15, em Canindé do São Francisco, Alagoas. Domingos, que fazia as gravações finais no Sertão, tinha acabado de almoçar e entrou no rio com a atriz Camila Pitanga, num trecho em que não havia nenhuma placa de alerta. Ele acabou se afogando ao ser tragado por um redemoinho. A tragédia comoveu o país.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Leonilton Moreira,o local não é apropriado para banho. Em entrevista à TV São Francisco, ele disse que, além da forte correnteza, existem muitas pedras submersas. O tenente também disse que não podem ser disponibilizados salva-vidas para a prainha porque o espaço não é legalizado. Vários afogamentos já foram registrados no local, sendo que muitos deles levaram as vítimas a óbito.

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, a sinalização das margens do rio é uma gestão ambiental compartilhada, dependendo das esferas federal, estadual e municipal. O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza, disse que o Conselho Municipal de Meio Ambiente já está discutindo todas essas questões para as demandas das margens do Velho Chico. (foto/reprodução)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome