Jair Bolsonaro perderia no 2º turno para Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, diz Ibope

13
Montagem: Getty Images/reprodução

Os candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), ganhariam numericamente de Jair Bolsonaro (PSL) em um eventual segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (11).

Na simulação, Ciro tem 40% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos somam 18% e outros 4% não sabem. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre os presidenciáveis.

Alckmin, por sua vez, tem 38% contra 37% de Bolsonaro em um cenário em que brancos e nulos somam 21% e outros 4% não sabem.

Apesar de estar numericamente à frente do deputado, o ex-governador do Ceará teve desempenho pior nesse cenário em relação à última pesquisa Ibope, divulgada em 5 de setembro. Na data, Ciro ganharia de Bolsonaro no segundo turno, com 44% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PSL.

O mesmo fenômeno aconteceu no cenário com o ex-governador de São Paulo. Antes, o tucano ganharia do deputado com 41% das intenções de voto contra 32%.

A sondagem divulgada nesta terça é a primeira do instituto após Bolsonaro ser vítima de uma facada em 6 de setembro. Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 8 a 10 de setembro.

Segundo a pesquisa, o deputado lidera as intenções de voto, com 26%. Há um empate quádruplo em segundo lugar. Ciro registrou 11%; Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) têm 9% e Fernando Haddad (PT) alcançou 8%.

Simulações

As simulações de segundo turno mostram empate técnico:

– Ciro 40% x 37% Bolsonaro (brancos e nulos: 18%/não sabem: 4%)

– Alckmin 38% x 37% Bolsonaro (brancos e nulos: 21%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 38% x 38% Marina (brancos e nulos: 20%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 40% x 36% Haddad (brancos e nulos: 19%/não sabem: 5%)

Antes do atentado a Bolsonaro, os números eram os seguintes:

– Ciro 44% x 33% Bolsonaro (brancos e nulos: 19%/não sabem: 4%)

– Marina 43% x 33% Bolsonaro (brancos e nulos: 20%/não sabem: 3%)

– Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (brancos e nulos: 23%/não sabem: 4%)

– Bolsonaro 37% x 36% Haddad (brancos e nulos: 22%/não sabem: 5%)

Quanto à rejeição, Bolsonaro tem o maior índice (41%), seguido por Marina (24%), Haddad (23%), Alckmin (19%) e Ciro (17%). (Fonte: HuffPost)

13 COMENTÁRIOS

  1. Melhor Jair vazando!!! No segundo turno não ganha nem para síndico. Isso se chegar a um segundo turno. Esse homem ainda se diz cristão! Paciência! O que tranquiliza é saber que os indecisos só tem a certeza de que não votam em Bolsonaro. (vide o índice alto de rejeição). Que seja escolhido o melhor para nosso país, exceto BOLSONARO!

  2. Isso até uma criança de 6 anos já sabia. Os votos pelos partidos da esquerda e do centrão serão somados em desfavor de Bolsonaro, só espero que não seja o Tiro Gomes. Entre ele, Marina e Bolsonaro, eu prefiro a Marina x Bolsonaro, pois estes dois serão comedidos em suas ações se um deles for eleitos, ao contrário do Coroné que anda pregando calote na dívida pública, e até calote nas dívidas particulares (só existe essa forma de tirar 63 milhões de pessoas do SPC-Serasa). Não queremos a volta da inflação e aumentar as filas de desempregados.

    • Noto em seus comentários que você anda bastante frustado e angustiado com o país em que vive.Você apoia um candidato que a presidente que não passa de 1% nas pesquisas de intenção de votos.Li recentemente em um comentário desses você dizer ser rico e bem sucedido.Então,se eu fosse você,eu já teria deixado essa raiva e esse rancor aqui no Brasil e estaria morando em Estocolmo, gastando esse rico dinheirinho.

      • Eu apoio idéias meu caro, não pessoas, por isso irei votar num candidato que está com 1% dos votos, por que eu apoio as idéias de tal partido e não a visibilidade que o candidato/partido têm. Não sou rico, apenas tenho um patrimônio acima da média, oportunidade de ir morar em outros países já tive, mas aqui é o melhor lugar para se ganhar dinheiro com rentismo, não vejo o por que sair daqui ainda, fora que toda a minha família mora aqui, e ela é bem grande, estão espalhados pelo país, além de que eu nasci e me criei aqui, nada melhor que ficar perto das raízes.

        A Suécia é realmente um lugar maravilhoso, grande povo e nação, gostaria que os brasileiros também fossem como os suecos, pois é um país rico, com uma cultura forte, um povo trabalhador e que se destacam em quase tudo o que se possa imaginar. Eu apenas quero que o povo brasileiro seja livre das amarras que o estado brasileiro lhe impõe, aqui é difícil estudar, trabalhar, empreender, o custo de vida é altíssimo e a violência amedronta as pessoas, tudo culpa da nossa classe política e do estado mastodôntico que temos. Não há como o país progredir desse jeito, vamos viver sempre dando vôos de galinha, sempre temendo as incertezas do futuro e frustrados com os acontecimentos do presente.

  3. Pesquisa solicitada pela Globo…. públicada pela Globo….
    data folha …. Ibope….. ????
    Estranho….. não acredito
    Pesquisa duvidosa….
    Semana q vem, quem
    Eles querem ja vai estar por cima ou chegando
    Proximo….

  4. So Bolsonaro podera colocar ordem na casa…..Esses Parlamentares estao viciado no toma la da ca….Tem que aver um freio nessa gente acostumado a roubarem a Republica….BOLSONARO 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome