Coordenador da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (RIDE) no ano de 2010, Omar ‘Babá’ Torres colocou combustível nas discussões acerca da construção de uma segunda ponte entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Segundo Babá, à época a coordenação aprovou junto ao governo federal, que tinha à frente a então presidente Dilma Rousseff, um plano de ação integrada e sustentável para a RIDE, que incluía a construção de uma segunda ponte ligando as duas cidades. Mas lideranças políticas locais, em especial o então ministro do Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho, teria “desprezado” o projeto.
Confiram na íntegra o que diz Babá:
Quando coordenador da RIDE (2010), conseguimos que o Ministério da Integração contratasse um estudo/diagnóstico que resultou na apresentação do Plano de Ação Integrada e Sustentável para a RIDE. Nele está previsto a construção da segunda ponte entre Juazeiro e Petrolina, com as devidas justificativas técnicas e orçamento (páginas 216/218) e anéis viários 17 quilômetros antes de ambas as cidades.
O presidente Lula, no final do seu primeiro governo, garantiu a inclusão no PAC das obras aprovadas. Houve solene desprezo desse estudo por parte dos políticos representantes da região, com destaque para o ministro Fernando Bezerra Coelho, nomeado pela presidenta Dilma Roussef. Agora, começam a aparecer muitos pais para a criança já gestada, ainda viva, mas não desenvolvida, nem nascida nos últimos 16 anos.
Omar Babá Torres


