ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governadores do Nordeste criam comitê científico contra novo coronavírus

por Carlos Britto // 31 de março de 2020 às 18:34

Foto: Divulgação/Governo da Bahia

Os nove governadores do Consórcio Nordeste oficializaram nesta terça-feira (31) a formação de um comitê científico para auxiliar os gestores da região na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento à crise decorrente do novo coronavírus (Covid-19). O Grupo de Trabalho (GT) contará com apoio do cientista Miguel Nicolelis e do físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que fez parte do segundo mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O comitê foi idealizado pelo presidente do consórcio, governador da Bahia Rui Costa (PT), e terá a primeira reunião amanhã, por videoconferência. Além de Nicolelis e Rezende, que coordenarão o GT, integrarão o chamado “Comitê Científico do Consórcio Nordeste” médicos, cientistas, físicos e pesquisadores brasileiros reconhecidos […]

Osório Siqueira decide estender suspensão de sessões plenárias e solenes na Casa Plínio Amorim até 15 de abril

por Carlos Britto // 31 de março de 2020 às 17:54

Crédito: Wanderley Alves

Seguindo as medidas tomadas ontem (30) pelo prefeito de Petrolina Miguel Coelho, como prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), o presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira, também decidiu estender a suspensão de todas as sessões ordinárias, solenes e outros eventos até o próximo dia 15 de abril. Da mesma maneira fica suspenso o atendimento ao público no Legislativo Municipal durante esse período. A medida foi tomada através da Portaria nº 1. 601/2020, publicada nesta terça-feira (31).

Ex-vereador Ibamar Fernandes deixa PRTB e deve ingressar no DEM

por Carlos Britto // 31 de março de 2020 às 09:00

Foto: divulgação

Mais um integrante do grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) anuncia novos rumos. O ex-vereador Ibamar Fernandes oficializou sua desfiliação do PRTB, legenda pela qual militou por alguns anos – inclusive garantindo-lhe mandato na Casa Plínio Amorim. Ibamar também já definiu seu destino. Ele ingressou no DEM, dos deputados Fernando Filho (federal) e Antonio Coelho, filhos do senador, os quais também integram o grupo.

Senado aprova benefício de R$ 600 a autônomos e informais

por Carlos Britto // 31 de março de 2020 às 08:00

Foto: Agência Senado

O Senado aprovou ontem (30) o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600,00, destinado aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa. Chamada de ‘coronavoucher’, a ajuda vem para reparar as perdas de renda para algumas fatias da sociedade durante o período de isolamento, quando as oportunidades de trabalho para essas categorias estão escassas. A aprovação foi unânime, com 79 votos favoráveis e apoio dos senadores da oposição e do governo. O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), foi um dos vários parlamentares que se manifestaram. “Estamos precisando de tais iniciativas de injetar na veia o dinheiro para o cidadão comprar comida e sobreviver a essa calamidade. A primeira vez que o […]

Novo coronavírus: Governo de Pernambuco reduzirá custos em R$ 136 milhões, mas não cortará de servidor

por Carlos Britto // 31 de março de 2020 às 06:50

Foto: Nando Chiapetta/ Alepe

A crise do novo coronavírus (Covid-19) fez o Governo de Pernambuco lançar um pacote para reduzir as despesas de custeio, que incluem energia elétrica, material de consumo, contrato com fornecedores, entre outros. “A nossa expectativa é de uma redução de R$ 136 milhões até o final deste ano”, explica o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha. As medidas entraram em vigor na última sexta-feira (27), no entanto os salários dos servidores estão preservados. A meta do governo do Estado é cortar em 50% o consumo de energia, gastar metade do que era comprado com o material de consumo (papéis, tinta pra impressora, cafezinho, entre outras coisas), reduzir em 50% os materiais de almoxarifado e fazer um corte de 30% nos […]

Deputado Adolfo Viana destina emenda de R$ 300 mil para saúde pública de Casa Nova

por Carlos Britto // 30 de março de 2020 às 20:15

Imbuído na causa contra o novo coronavírus (Covid-19) no Vale do São Francisco, o deputado federal Adolfo Viana destinou uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para o município de Casa Nova, norte da Bahia. O pedido partiu de Anísio Viana. A este Blog, Anísio explicou que essa é uma emenda de custeio a ser aplicada no custeio da saúde pública de Casa Nova. “Nesse momento que passamos, de muito risco e preocupação com o coronavírus, o deputado atendeu nossa reivindicação para que Casa Nova pudesse se prevenir. E se surgir algum caso, a cidade possa ter nossa colaboração para cuidar disso”, argumentou Anísio.

Danilo Cabral apresenta projeto de lei que suspende cobrança de dívidas financeiras durante pandemia

por Carlos Britto // 30 de março de 2020 às 19:56

Foto: Chico Ferreira

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) apresentou projeto de lei que estabelece a suspensão da cobrança de dívidas financeiras, assim como a incidência de juros, multas e taxas, pelas instituições financeiras de qualquer natureza, sobre a pessoa física, durante o período de estado de calamidade pública. A medida se estende aos cartões de crédito. A proposta vai tramitar no âmbito das discussões de medidas no Congresso Nacional, que possam minimizar os efeitos da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). “O Brasil vive uma expectativa de deterioração das condições econômicas e são os cidadãos comuns, em especial aqueles com menor capacidade financeira, as principais vítimas da crise. Então, essa é mais uma ação voltada para proteger as pessoas nesse período difícil”, […]

Senador FBC lança manifesto em defesa do isolamento social contra pandemia do novo coronavírus

por Carlos Britto // 30 de março de 2020 às 19:29

Foto: divulgação

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) divulgou nesta segunda-feira (30) um manifesto em defesa do isolamento social como a medida mais eficaz para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus. Segundo o documento, assinado por diversos líderes partidários no Senado, somente o isolamento social será capaz de promover o “achatamento da curva” de transmissão da Covid-19 no Brasil. “A experiência dos países que estão em estágios mais avançados de disseminação da doença deixa claro que, diante da inexistência de vacina ou de tratamento médico plenamente comprovado, a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social. Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o ‘achatamento da curva’ de contágio, possibilitando que a estrutura […]

Justiça proíbe Bolsonaro de adotar medidas contra isolamento social

por Carlos Britto // 28 de março de 2020 às 11:00

Foto: Sergio Lima/Jc Imagem arquivo

A Justiça Federal proibiu, na tarde de sexta-feira (27), o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que classificaram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em estados e municípios. A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil. A decisão liminar atende pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal). Nela, o juiz federal Márcio Santoro Rocha, da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ), determina que o governo federal e a prefeitura de Duque de Caxias “se abstenham de […]

Governadores do Nordeste dizem em carta que Bolsonaro promove “atentado à vida”

por Carlos Britto // 28 de março de 2020 às 08:00

Foto: Divulgação Governo do Ceará

Após videoconferência realizada na sexta-feira (27) – a segunda da semana – os governadores do Nordeste divulgaram uma nova carta manifestando indignação com a postura do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em contrariar recomendações de entidades reconhecidas na área da saúde em relação ao novo coronavírus (covidd-19), ao defender a flexibilização do isolamento social. Os governadores também criticam a campanha lançada pelo governo federal intitulada “Brasil não pode parar”, que incentiva a população a voltar a circular nas ruas. “(O governo federal) promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida”, diz trecho da carta. Os nove gestores ressaltaram que continuarão avançando na integração regional, […]

Líder governista Aero Cruz e seu colega Zenildo do Alto do Cocar filiam-se ao MDB

por Carlos Britto // 27 de março de 2020 às 19:40

Fotos: divulgação

O líder da bancada governista na Casa Plínio Amorim, vereador Aero Cruz, e seu colega Zenildo do Alto do Cocar, reforçarão a ala do MDB de Petrolina. O ato de filiação de ambos aconteceu nesta sexta-feira (27) no Instituto Petrolina 2020. Na legenda já está o senador Fernando Bezerra Coelho, do qual Aero e Zenildo fazem parte do grupo. Atualizada às 22h31

Governo lança pacote de R$ 40 bi para socorrer pequenas e médias empresas

por Carlos Britto // 27 de março de 2020 às 17:50

Foto: Banco Central/ EBC

O governo federal vai disponibilizar uma linha de crédito de R$ 40 bilhões para ajudar as micro e pequenas empresas a pagarem os salários de seus funcionários durante a pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (27) e deve beneficiar 1,4 milhão de empresas e 12,2 milhões de trabalhadores, segundo o Banco Central. “É um programa de financiamento de salários para as pequenas e médias empresas”, disse o presidente Jair Bolsonaro, que fez o anúncio dessa medida junto com os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Gustavo Montezano. Roberto Campos Neto explicou que esta é uma linha de crédito emergencial destinada exclusivamente ao custeio das folhas […]


Últimos Comentários