ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 58,6 mil doses de CoronaVac chegarão hoje a 129 cidades de Pernambuco

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 08:30

Foto: Heudes Regis/SEI-PE

As secretarias municipais de Saúde de 129 cidades pernambucanas apontaram uma necessidade de 104.983 doses para completar o esquema vacinal da população com a segunda dose da vacina da Coronavac/Butantan contra a Covid-19. A informação foi consolidada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e posterior conferência do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE). Já na manhã desta quinta-feira (20), o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) disponibilizará 58.660 vacinas do estoque estratégico estadual para que os municípios avancem na finalização dos esquemas vacinais dos seus munícipes. A divisão foi realizada pelo critério populacional e as doses irão para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição das secretarias de […]

No Recife, Miguel Coelho mescla agenda administrativa com encontros políticos

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 06:57

Foto: divulgação

No segundo dia de compromissos no Recife, o prefeito Miguel Coelho teve vários encontros políticos e administrativos. O gestor sertanejo debateu ideias, na terça (19), com lideranças da Região Metropolitana. Além disso, Miguel fez uma visita à Celpe em busca de novos investimentos para Petrolina. Uma parte dos compromissos foi dedicada a ouvir forças políticas com foco na construção de um conjunto de pautas para a recuperação do Estado. Miguel conversou com a delegada Patrícia Domingos, que teve grande votação, recentemente, na eleição para prefeita do Recife. O emedebista também debateu temas com o deputado estadual Alberto Feitosa e o ex-deputado federal Maurício Rands. Com as três lideranças Miguel defendeu a urgência de um amplo debate para renovação dos projetos […]

Carcará do Sertão e sua responsabilidade para 2022

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 15:31

Foto: reprodução

Com a queda do Central à segunda divisão do Campeonato Pernambucano, nesta semana, aumentou ainda mais a responsabilidade do Salgueiro em 2022. A equipe agrestina era uma das forças do Interior na competição, chegando inclusive a ser vice-campeã. Agora, restou apenas o Carcará para assumir a missão de representar bem o Interior, até porque no ano passado a equipe sertaneja conquistou seu primeiro título estadual. De quebra, também foi o primeiro time de fora da Região Metropolitana a alcançar esse feito. Com boas atuações em campeonatos nacionais, o Salgueiro precisa da união de todas as lideranças na cidade, sejam no campo empresarial ou político, para fazer bonito mais uma vez. Basta todos quererem.

Gonzaga Patriota sobre corte em orçamento de universidades federais: “Agressão à sociedade”

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 14:33

Foto: Ascom/divulgação

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) não disfarçou sua irritação com a medida tomada pelo Ministério da Educação (MEC) em cortar o orçamento das universidades federais do país. O parlamentar afirmou que a situação do ensino superior público no Brasil é de precarização e esse “descaso” com a educação e com pesquisa é uma “agressão à sociedade brasileira”. “Este contingenciamento de verbas afeta o funcionamento adequado das instituições de ensino. Com cada vez menos dinheiro para fazer investimentos, as universidades têm obras inacabadas, laboratórios defasados e dificuldades para ampliar a oferta de vagas. Além disso, as pesquisas científicas também são interrompidas e estudos relevantes paralisados. Isso é uma agressão à sociedade, ao país e a todos que sabem o papel […]

Em agenda no Recife, Miguel Coelho recebe diploma de membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 14:00

Em agenda de compromissos no Recife, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), se reuniu na terça-feira (17) com o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o estadual Joel da Harpa (PP) e o vereador Marlus Costa (PL), de Jaboatão dos Guararapes. Na pauta, além das questões administrativas, conversas sobre os cenários político e econômico local e nacional, Miguel também recebeu o diploma de membro do tradicional Instituto de Advogados de Pernambuco (IAP). Na conversa com o deputado Ricardo Teobaldo, o prefeito destacou a disposição do parlamentar de seguir caminhando com as oposições, bem como a sinergia de pensamentos em torno da união rumo a 2022. Já o encontro com Joel da Harpa e o vereador Marlus Costa foi de aproximação […]

Pernambuco bate mais um recorde com 3.440 casos da Covid-19 registrados em 24h

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 13:30

Foto: Aluísio Moreira/ SEI

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.440 casos da Covid-19, um recorde de novas infecções desde o início da pandemia (em março de 2020). Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (19), que ainda dá conta da confirmação laboratorial de 79 mortes pela doença. Das infecções confirmadas na atualização, 187 (5,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.253 (95,5%) leves. Agora, Pernambuco se aproxima dos 450 mil casos da doença, totalizando em números exatos 449.533 casos, sendo 42.960 graves e 406.573 leves. As mortes registradas no boletim ocorreram entre 10/06/2020 e ontem (18). Com as notificações, o Estado totaliza 15.127 óbitos pela doença.

Senador FBC consegue evitar que recursos do Banco do Nordeste fossem repassados a outras instituições

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 12:30

Foto: divulgação

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) garantiu a manutenção dos recursos do Banco do Nordeste ao impedir o repasse de 40% dos valores dos fundos constitucionais para outras instituições financeiras. Durante a sessão remota do plenário do Senado desta terça-feira (18), Fernando Bezerra articulou a retirada de pauta da emenda apresentada pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT) ao relatório da Medida Provisória 1.016, que trata da renegociação de dívidas no âmbito dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo FBC, embora a iniciativa de Fávaro tenha como objetivo estender a operacionalização dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) à Caixa Econômica, terminaria inviabilizando a atuação do Banco do Nordeste. “Eu compreendo que essa possa ser uma realidade do Centro-Oeste, […]

MPF em Pernambuco pede informações ao Ministério da Economia sobre transparência de recursos aplicados a Estados

por Carlos Britto // 19 de maio de 2021 às 07:50

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) requisitou informações ao Ministério da Economia, por intermédio da Procuradoria-Geral da República, e à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) diante do descumprimento parcial de recomendações expedidas pelo órgão – em conjunto com o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU), no ano passado -, visando ao aprimoramento do controle dos gastos públicos e a efetiva transparência dos recursos repassados pela União e aplicados pelos demais entes federados. Os responsáveis pelo caso são os procuradores da República Cláudio Dias e Silvia Regina Pontes Lopes. Apesar de o Ministério da Economia ter informado sobre o acatamento integral das recomendações, inclusive com publicação de portarias voltadas ao estabelecimento de estrutura […]

Pernambuco recebe mais 255,1 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 19:35

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

Pernambuco recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), mais 255.100 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz. Esse quantitativo será voltado para a primeira dose da população com comorbidades e das pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos. As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre a 1h50 da manhã, seguindo para checagem e armazenamento no Programa Estadual de Imunização. As doses começaram a ser entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já nesta manhã, para que os municípios possam fazer a retirada dos seus respectivos quantitativos. “A chegada dessas 255.100 doses é um reforço significativo para o nosso programa de imunização. Por isso, temos a […]

Marília Arraes engrossa mobilização na sede da Chesf contra privatização de estatal

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 19:12

Foto: divulgação

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) participou, na manhã desta terça-feira (18), de um ato na sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) contra a privatização da Eletrobras. A parlamentar, que encampa a luta contra o desmonte do Estado brasileiro na Câmara dos Deputados, condena a entrega do setor elétrico às empresas privadas. Marília acredita que a venda da Eletrobras será a mais grave privatização feita pelo Governo Bolsonaro, já que impacta diretamente em cada passo dado pelos brasileiros. “Lá na Câmara não tem sido fácil lutar contra o governo que, cada vez mais, está cooptando parlamentares. Mesmo assim, temos que manter a mobilização popular firme e forte“, declarou. Com esse processo de privatizações, a Chesf – empresa subsidiária […]

Pernambuco contabiliza mais 3.209 casos do novo coronavírus e 68 óbitos

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 13:31

Foto: Bianca Souza/Acervo JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) acrescentou em Pernambuco, nesta terça-feira (18), mais 3.029 casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os confirmados hoje, 107 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.922 (96,5%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 446.093 infectados pela doença, sendo 42.773 graves e 403.320 leves. Também foram confirmados 68 óbitos, ocorridos entre 15/03/2021 e ontem (17). Com isso, o Estado totaliza 15.048 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES.

Ministério da Justiça pede que Polícia Federal reavalie necessidade de instalação de nova delegacia em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de maio de 2021 às 12:30

O Ministério da Justiça encaminhou ofício à Polícia Federal (PF) solicitando que o diretor-geral da instituição, Paulo Maiurino, pudesse realizar uma nova análise sobre a necessidade de abrir uma delegacia da PF em Petrolina. O mesmo ministério que autorizou a criação da delegacia argumenta que “considerando o cenário de restrição orçamentária, seria melhor uma reanálise sobre a criação da delegacia“. A informação foi dada na última edição da coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo. Se Maiurino retroceder na decisão, o município de Salgueiro poderá continuar sendo a sede regional da PF no Sertão pernambucano.


Últimos Comentários