ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adagro orienta sobre declaração online de vacina contra febre aftosa

por Carlos Britto // 23 de maio de 2021 às 11:03

A campanha de vacinação contra a febre aftosa prossegue em Pernambuco até o próximo dia 31 de maio. A meta é imunizar mais de 2 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. Mas além de vacinar o rebanho, o produtor tem a obrigação de declarar a vacina nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) ou pela internet, acessando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no portal da Adagro ou via aplicativo nas versões IOS e Android. Para facilitar o acesso e esclarecer possíveis dúvidas relacionadas ao cadastramento do produtor e ao preenchimento do formulário de declaração, a Adagro disponibiliza um tutorial com o passo a passo detalhado. “Pelo segundo ano consecutivo a campanha ocorre durante […]

Alepe realizará audiência pública virtual sobre mortalidade materna por Covid-19 em Pernambuco

por Carlos Britto // 23 de maio de 2021 às 09:06

Foto: Ilustrativa

Com o objetivo de debater a temática da mortalidade materna por Covid-19 em Pernambuco, a mandata coletiva das Juntas (PSOL-PE), enquanto presidentes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promoverá uma audiência pública virtual na próxima terça-feira (25), às 9h com transmissão pelo YouTube da Casa e pela TV Alepe. Participam da audiência representantes do governo, Ministério Público, profissionais, especialistas, parlamentares e organizações da sociedade civil. De acordo com a comissão, o Brasil representa oito entre cada dez mortes maternas relatadas no mundo. Em 2020 foram 453 óbitos maternos por Covid-19 e até abril deste ano já se somam 526 mulheres grávidas ou puérperas que perderam a vida para a doença. Entre as possíveis falhas assistenciais […]

Serra Talhada: Hospitais da região atingem 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19

por Carlos Britto // 22 de maio de 2021 às 19:27

Foto: divulgação

Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, os Hospitais Eduardo Campos (HEC) e professor Agamenon Magalhães (HOSPAM/foto), atingiram 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 desde a última quinta-feira (20). Segundo levantamento do Farol de Notícias, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, também atingiu a mesma situação. Esta seria a segunda vez que as altas taxas são registradas nas três unidades, que juntas somam 120 leitos de UTI – sendo 70 no Eduardo Campos, 30 no Emília Câmara e 20 no Hospam. O Governo de Pernambuco anunciou a prorrogação das medidas restritivas por mais 15 dias (até 6 de junho), para conter o avanço do novo coronavírus.

Sertânia: Prefeitura cede doses da CoronaVac para outros municípios de Pernambuco

por Carlos Britto // 22 de maio de 2021 às 17:10

Foto: Mateus Pereira/GovBA

A prefeitura de Sertânia, no Sertão do Moxotó, cedeu o seu estoque de vacinas da CoronaVac/Butantan, após pedido da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Segundo a gestão municipal, foram entregues 510 doses ao Governo. O município receberá esse mesmo quantitativo da vacina Oxford/AstraZeneca. “Nós cedemos ao Governo de Pernambuco para que esse possa distribuir a todos os municípios que estão encontrando dificuldade para aplicação da segunda dose dessa vacina, já que está havendo um déficit de oferta desse imunizante em todo o país”, disse o prefeito Ângelo Ferreira. A secretária municipal de Saúde, Mariana Araújo, explicou que Sertânia possuía estoque porque seguiu rigorosamente as notas técnicas da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), inclusive respeitando a ordem dos grupos prioritários. (Com informanções […]

Pernambuco soma mais 3.589 casos do novo coronavírus e 67 óbitos

por Carlos Britto // 22 de maio de 2021 às 15:08

Foto: Divulgação/PCR

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou em Pernambuco, neste sábado (22), mais 3.589 casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os diagnosticados hoje, 150 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.439 (96%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 460.279 infectados pela doença, sendo 43.507 graves e 416.772 leves. Também foram confirmados 67 óbitos, ocorridos entre 17/04/2021 e ontem (21). Com isso, o Estado totaliza 15.325 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES.

Paulo Câmara empossa novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação

por Carlos Britto // 21 de maio de 2021 às 17:06

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), empossou nesta sexta-feira (21) o novo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o advogado Tomé Barros Monteiro da Franca. Ele substitui o ex-secretário Marcelo Bruto, que vai assumir a Secretaria Executiva de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Tomé Franca é formado em Direito, com mestrado em Gestão Pública pela UFPE. Há 18 anos atua no serviço público, com passagens pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi secretário-executivo de Turismo de Pernambuco, de 2007 a 2009, no primeiro governo de Eduardo Campos. Também foi assessor jurídico do Tribunal Regional do Trabalho, e antes de assumir a pasta exercia o cargo de secretário-executivo de Saneamento da Prefeitura do Recife.

Com 3.969 casos da Covid-19 em 24 horas, Pernambuco registra recorde desde o início da pandemia

por Carlos Britto // 21 de maio de 2021 às 14:30

Foto: Aluísio Moreira/ SEI

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (21) Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.969 novos casos de Covid-19. É o mais alto número de infectados confirmados desde o ínicio da crise sanitária, em março de 2020. Vale ressaltar, aliás, que todas as últimas cinco maiores notificações de infecções em 24 horas ocorreram em 2021. Entre os casos notificados hoje, 194 (5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.775 (95%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 456.690 infectados pela doença, sendo 43.357 graves e 413.333 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 66 óbitos, ocorridos entre 22/01/2021 e e hoje (21). Com isso, o Estado totaliza 15.258 mortes pela Covid-19.

Cotado para disputa pelo Governo de Pernambuco em 2022, Raquel Lyra e Anderson Ferreira se reúnem

por Carlos Britto // 21 de maio de 2021 às 06:48

Foto: Blog da Folha/reprodução

De olho em 2022, a oposição em Pernambuco tem se movimentado para firmar campo na disputa do ano que vem. Neste cenário, dois nomes importantes do grupo se reuniu nesta quinta-feira (20). A prefeita Raquel Lyra recebeu a visita do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, junto com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). O encontro aconteceu no Palácio Jaime Nejaim, em Caruaru. “É sempre um prazer receber pessoas que compartilham do mesmo desafio que a gente. Anderson, além de ser prefeito de uma cidade tão importante como Jaboatão dos Guararapes, é presidente estadual do PL, partido que apoiou a minha candidatura à reeleição e que segue nos ajudando na gestão, com a presença efetiva do deputado Fernando Rodolfo […]

Em reunião com prefeitos pernambucanos, Miguel volta a alfinetar Governo Paulo Câmara: “Não dá esperança”

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 20:52

Foto: divulgação

Não há mais como negar que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), tenta pavimentar uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco em 2022. Nesta quinta-feira (20) ele teve mais uma de várias reuniões que vem realizando pelos quatro cantos do Estado. A agenda, que teve passagens por Abreu e Lima, Paudalho, Orobó e Casinhas, foi realizada com gestores e vereadores para a troca de experiências administrativas e discussão de projetos para a recuperação da economia dos municípios de todas as regiões do Estado. Por onde passou, Miguel relata ter ouvido queixas constantes da ausência do Governo Paulo Câmara em ações para infraestrutura, estradas, abastecimento d’água, políticas para geração de emprego e estímulo ao desenvolvimento regional. “Está claro que o […]

Um dos homenageados pela DPPE, presidente da Alepe enaltece papel dos defensores públicos no Estado

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 18:27

Foto: divulgação

No Dia Nacional da Defensoria Pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), participou, nesta quarta-feira (19), da cerimônia de posse de seis novos defensores públicos. Durante a solenidade, ele recebeu a Medalha Eduardo Campos 2020, concedida a personalidades pernambucanas que tenham contribuído para o trabalho da entidade no Estado. Em seu discurso, Medeiros agradeceu a homenagem, ressaltando que – ao lado dos demais deputados e deputadas da Casa de Joaquim Nabuco – sempre buscou fortalecer as ações da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) e destacou a função social da entidade, especialmente na promoção da inclusão social. “A Defensoria Pública é guardiã dos direitos da população, principalmente das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade […]

Pernambuco tem mais 3.188 casos do novo coronavírus e 65 óbitos

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 13:36

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou em Pernambuco, nesta quinta-feira (20), mais 3.188 casos do novo coronavírus (Covid-19). Entre os confirmados hoje, 203 (6,3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.985 (93,6%) leves. Agora, Pernambuco totaliza 452.721 infectados pela doença, sendo 43.163 graves e 409.558 leves. Também foram confirmados 65 óbitos, ocorridos entre 27/08/2020 e ontem (19). Com isso, o Estado totaliza 15.192 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES.

Segunda fase de operação da PF em Pernambuco mira organização criminosa especializada em fraudes e desvio de recursos públicos

por Carlos Britto // 20 de maio de 2021 às 09:02

Foto: PF/divulgação

A Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (20), a Operação ‘Desmame III”, destinada a desarticular organização criminosa voltada à prática de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de capitais. Ao todo 22 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 25ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Goiana, na capital, Recife (Região Metropolitana) e Timbaúba (Mata Norte/foto). As investigações indicaram que, nos anos de 2013 a 2016, houve fraude nos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Timbaúba para aquisição de medicamentos e materiais odontológicos e hospitalares com recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, verificou-se que das sete licitações realizadas com […]


Últimos Comentários