ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Posição de três dígitos de Afrânio no Ranking dos Portais da Transparência é criticada por pré-candidato a prefeito

por Carlos Britto // 14 de junho de 2016 às 07:40

A posição incômoda do município de Afrânio (PE) no Ranking dos Portais da Transparência não passou desapercebida pelo pré-candidato a prefeito Rafael Cavalcanti – o ‘Rafael de Peron’. Ele lamentou o fato de Afrânio ocupar, no estado, somente a 102ª colocação, enquanto municípios vizinhos como Santa Filomena e Dormentes estão, respectivamente, na 38ª e 46ª posições. “Esse é mais um quesito que a atual administração deixa a desejar”, alfinetou Rafael. Com a palavra, a administração.

Promotor Carlan Carlo coordena equipe do MPPE que reforçará investigações no Caso Beatriz

por Carlos Britto // 14 de junho de 2016 às 07:20

Conforme nota enviada a este Blog, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início, ontem (13), aos trabalhos que reforçarão as investigações acerca do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2015 no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina. Cinco promotores de Justiça estão no caso. Eles são coordenados pelo promotor Carlan Carlo da Silva. A decisão partiu do procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, que designou o grupo de atuação na última sexta-feira (10). A determinação, no entanto, foi publicada no último sábado (11), no Diário Oficial do Estado. O objetivo é reunir esforços para esclarecer a morte da criança. Após seis meses do crime que chocou o Estado […]

Lossio e as consequências de uma escolha

por Carlos Britto // 14 de junho de 2016 às 07:00

A confirmação do nome do vereador Ednaldo Lima (PMDB) como o indicado à sucessão do prefeito Julio Lossio (PMDB) pode ter aberto feridas profundas. As insatisfações de Orlando Tolentino e Coronel Leite, principalmente, podem não ser bem digeridas por eles e pelos amigos que acreditam no potencial dos dois ex-secretários. O prefeito Julio Lossio pode ter cometido o mesmo pecado mortal do PSB em Petrolina: não estancar logo a sangria e deixar o time se esvaindo em possibilidades e em sangue por um longo período. A decisão, quase na data limite, pode não deixar tempo hábil de se lamber e curar feridas. Todos têm sonhos, projetos, objetivos e aspirações. Quando o prefeito escolheu Edinaldo rejeitou os demais, por duro que […]

O Coronel do ‘Velho Chico’ e o Coronel do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 14 de junho de 2016 às 06:20

Quem acompanha a novela global ‘Velho Chico’, já percebeu que o ‘coronel’ vivido pelo ator Antônio Fagundes é um vilão odiado, principalmente pelos profissionais da educação. Mas em Petrolina, há um coronel numa posição bem diferente e, inclusive, defendido por alguns profissionais da área. Isso porque bastou o prefeito Julio Lossio (PMDB) anunciar o nome do vereador Ednaldo Lima (PMDB) como o indicado à sua sucessão que vários trabalhadores da educação tomaram as dores do ex-secretário de Educação, Heitor Leite – o ‘Coronel Leite’ -,  numa demonstração clara que, pelo menos por aqui, a vida não imita a arte.

Novo aplicativo desenvolvido por estudante permite contratação de corrida de mototáxi em Petrolina

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 21:08

Um jovem estudante desenvolveu um aplicativo gratuito que pode tornar mais prática, rápida e segura a solicitação de mototáxi em várias cidades do país, inclusive em Petrolina. Trata-se do “Motaxis”, um sistema que possui apenas mototaxistas que são cadastrados e atuam dentro da lei. Criado por Mateus Carvalho, o aplicativo facilita a conectividade entre o passageiro e o profissional. “Nos depoimentos de alguns usuários percebemos a importância que a plataforma desempenha, principalmente em cidades onde o transporte público é escasso, tornando o moto­táxi umas das principais opções para se locomover”, relata o estudante. Para Mateus, a facilidade e a segurança que o aplicativo proporciona são fundamentais para o sucesso da ferramenta. “Para trabalhar com o aplicativo o mototaxista envia sua documentação e […]

Vale do São Francisco ganhará novas cultivares de uva de mesa

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 20:33

Conhecido mundialmente pela qualidade de suas frutas, uma delas a uva de mesa, o Vale do São Francisco deverá ganhar em breve novas cultivares da fruta. O lançamento será feito pela Embrapa Semiárido no próximo dia 21 de junho, em evento marcado para o auditório da Univasf/Campus Petrolina Sede, a partir das 8h. Além de pesquisadores, empresários da fruticultura também deverão prestigiar o evento. (foto/arquivo reprodução)

Tabira: PSB e PRB negam entendimento para formação de chapa visando a sucessão municipal

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 19:34

Na tarde do último sábado (11) circulou em Tabira (PE), no Sertão do Pajeú, a informação de que uma reunião na manhã daquele dia teria definido a chapa PSB-PRB, com os nomes do vereador Zé de Bira para prefeito e o de Edgley Freitas para vice. De imediato foram consultados o presidente do PSB, Pipi da Verdura, e o presidente da Câmara Municipal, Marcos Crente, que disseram desconhecer tal acordo. No último final de semana blogs da região deram a notícia como se a chapa estivesse consumada. Procurado, Zé de Bira informou que algumas lideranças voltaram a estimular o seu nome e que até teriam se comprometido convencer Edgley a ser vice. O vereador garantiu, no entanto, que não ficou nenhuma chapa […]

Ednaldo Lima nos holofotes

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 18:31

A sessão plenária desta terça-feira (14) na Casa Plínio Amorim será marcada mais uma vez pela falta de projetos a serem votados. Mas assunto não vai faltar. Com o anúncio feito ontem (12) pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), confirmando o vereador Ednaldo Lima (PMDB) como pré-candidato à disputa majoritária, o líder governista ficou nos holofotes da mídia. Certamente vai dar o que falar na sessão de amanhã.

Municípios pernambucanos receberão R$ 161,3 milhões adicionais do FPM em julho

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 18:00

A receita dos 184 municípios de Pernambuco mudará positivamente no mês de julho próximo. Isso porque o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassará R$ 161,3 milhões a mais, segundo cálculo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Tais recursos correspondem ao adicional de 1% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinada ao FPM, aprovado pela Emenda Constitucional 84, de dezembro de 2014, cujo relator foi o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE). A Emenda Constitucional 84 criou o adicional em duas parcelas – de 0,5% em julho de 2015 e mais 0,5% agora, perfazendo 1%, que se repetirá durante todo o mês de julho. A CNM estima em R$ 3,2 bilhões o adicional de […]

Gonzaga vira a ‘menina dos olhos’ dos pré-candidatos a prefeito de Petrolina

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 17:00

Praticamente alijado da disputa pela Prefeitura de Petrolina, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) passou a ser a ‘menina dos olhos’ dos pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Em Petrolina, três deles pediram o apoio do parlamentar: Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT), além do vereador Ednaldo Lima (PMDB), indicado do grupo do prefeito Julio Lossio (PMDB).

Em alusão à CF, Dioceses de Juazeiro e Petrolina realizarão amanhã audiência pública sobre Saneamento Básico e Rio São Francisco

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 16:30

O Centro de Cultura João Gilberto, localizado no bairro Santo Antonio, em Juazeiro (BA), será palco para uma audiência pública sobre saneamento básico e Rio São Francisco. O encontro, marcado para as 18h30, faz parte da Campanha da Fraternidade (CF) 2016 e será realizado pelas dioceses de Juazeiro e Petrolina. A audiência terá como tema “Construindo Juntos: Paz com a Natureza” e reunirá representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário das duas cidades, além de outros segmentos da sociedade civil. Este ano cada instituição será convidada a refletir sobre o papel que cada órgão precisa assumir com o objetivo conscientizar a sociedade a preservar melhor a natureza e a revitalização do Rio São Francisco. O encontro será conduzido pelo promotor de […]

Santa Filomena: Sindicato dos Trabalhadores em Educação convoca profissionais para assembleia

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 16:01

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Filomena (Sntesf), no Sertão do Araripe, está convocando os profissionais efetivos da Secretaria Municipal (professores, auxiliares de Serviços Gerais, vigias e motoristas) para uma assembleia geral a ser realizada nesta quinta-feira (16), na sede do Sindicato, às 14h. Segundo a coordenadora Eva Coelho Rodrigues, serão tratados temas do interesse de todos os profissionais. Ela informou também que na Assembleia estará presente uma banca jurídica para esclarecer as dúvidas sobre a Ação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e os respectivos direitos dos profissionais.


Últimos Comentários