ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo Coronavírus: Pernambuco determina fechamento de shoppings, bares e outros estabelecimentos comerciais

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 16:03

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

Como forma de conter a proliferação do novo coronavírus em Pernambuco, o governador do Estado, Paulo Câmara, determinou o fechamento de shopping centers, salões de beleza, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. O anúncio foi feito pelo governador em vídeo pelas redes sociais, no início da tarde desta quinta-feira (19). As mudanças passam a valer a partir deste sábado (21). Mesmo com a determinação, bares e restaurantes poderão atender, exclusivamente, para entregas; já os parques e praias, para a prática de atividades físicas. “Precisamos que o máximo de pessoas permaneçam em suas casas. O esforço precisa ser de todos nós. A prioridade agora é preservar vidas”, declarou o governador. (Fonte: Folha PE)

Embrapa Semiárido recebe críticas por manter atividades normais em meio a ameaça do novo coronavírus; empresa responde

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 15:31

O Blog recebeu uma denúncia de que os funcionários da Embrapa Semiárido, em Petrolina, estariam mantendo suas atividades normais na instituição, em meio às orientações do Ministério da Saúde e órgão públicos para prevenir a transmissão do novo coronavírus, que se espalha em todo o país. Em seu relato a pessoa, que não quis se identificar, disse que “os ônibus estão levando os funcionários para o trabalho. São quatro ou cinco veículos, transportando 30 pessoas. É um absurdo”. A assessoria de comunicação da Embrapa Semiárido informou que o órgão segue os direcionamentos da sede da Embrapa, em Brasília, e que esta semana já foi autorizado o teletrabalho. “Os cenários estão mudando rapidamente e a empresa está fazendo o possível para dar […]

Ronaldo Cancão deixa de lado figura de vereador e elogia, como cidadão, medidas preventivas do governo municipal

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 15:02

O 1º vice-presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Cancão, despiu-se da figura de homem público e falou como cidadão de Petrolina, que é, para elogiar as medidas preventivas apresentadas até o momento pelo prefeito Miguel Coelho contra a ameaça do novo coronavírus (Covid-19). Numa carta enviada ao gestor, Cancão afirma que o gestor está no caminho certo. Confiram: Carta ao Prefeito Miguel Coelho Diante desse quadro de preocupação e insegurança em que vive o mundo, por causa do coronavírus, eu quero me dirigir ao Prefeito Miguel Coelho. Alguém que nós já conhecíamos enquanto gestor, excelente administrador, mas nesses últimos dias tem se revelado, acima de tudo, um verdadeiro pai, defendendo os seus filhos, e isto tem demostrado através da […]

Filas quilométricas em agências bancárias de Petrolina vão de encontro a alerta de autoridades sobre novo coronavírus

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 14:00

Foto: divulgação:

Uma das principais recomendações das autoridades públicas do país, diante do quadro preocupante do novo coronavírus (Covid-19), é evitar aglomerações. Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho deixou expresso esse alerta através de decreto municipal. No entanto, as filas quilométricas vistas na manhã de hoje (19) nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB) afrontam qualquer medida preventiva. Este Blog entrou em contato com a gerência da Caixa, que ficou de se manifestar sobre o assunto. Quanto ao BB, a reportagem ainda não obteve êxito.

Sem aulas na rede de ensino em Petrolina, passe estudantil para ônibus é suspenso

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 13:34

Foto: Ascom PMP/divulgação

Quem tentou utilizar o passe estudantil nos últimos dias, deve ter se surpreendido com a suspensão do serviço. Ao decretar estado de emergência na saúde pública de Petrolina, no último dia 13 de março, o prefeito Miguel Coelho também incluiu na publicação medidas preventivas e recomendações para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no transporte público urbano. No artigo 4º, cujo objetivo é garantir a prevenção à população, existe o inciso IX, o qual estabelece que fica “suspenso o passe estudantil para uso em transporte coletivo urbano durante o período em que as aulas estiverem suspensas por força do Decreto”. A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) ratificou a este Blog que, na prática, o passe não pode ser utilizado em […]

Preocupada com trabalhadores rurais, Maria Elena sugere a Miguel Coelho que oriente esse público sobre novo coronavírus

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 13:00

Preocupada com a situação das trabalhadoras e trabalhadores rurais da fruticultura irrigada quanto ao novo coronavírus (Covid-19), a vereadora governista Maria Elena sugeriu ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a orientar esses profissionais na prevenção da doença. Ao Blog, Elena lembrou que eles acordam às 4 da manhã para o trabalho nas fazendas agrícolas do município e são transportados em ônibus disponibilizados pelas empresas de uva e manga, que muitas vezes não estão em condições adequadas. A vereadora lembrou a questão da higienização dos assentos e corrimãos, entre outras medidas preventivas. “Uma fala específica do prefeito para esse grupo, com as Empresas e com o Sindicato, seria de muito grande valia e expressiva iniciativa”, frisou.

Por conta do novo coronavírus, Neoenergia reforça atendimentos prioritários à saúde e abastecimento d’água

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 12:32

A Neoenergia, empresa do grupo Iberdrola com distribuidoras de energia na Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe), Rio Grande do Norte (Cosern) e São Paulo/Mato Grosso do Sul (Elektro), reforçou o atendimento prioritário aos setores de saúde pública, de saneamento e abastecimento d’água diretamente relacionados ao combate e contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19). Canais exclusivos estão sendo disponibilizados para atender com maior agilidade eventuais ocorrências em hospitais, unidades de saúde e companhias de água e esgoto. No caso da Celpe, o número é o 116, ou o site da Companhia. Além disso, como parte do plano de prevenção à disseminação do Covid-19, as distribuidoras da Neoenergia manterão os serviços operacionais e comerciais essenciais à população e para o funcionamento do […]

Petrobras reduz preço da gasolina em 12% e diesel em 7,5% nas refinarias a partir de hoje, mas realidade em Petrolina não deve mudar

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 11:33

A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias em 12% e o do diesel em 7,5% a partir de quinta-feira (19), informou a petroleira à Agência Reuters, em meio a um mergulho das cotações do petróleo e derivados por impactos da expansão do novo coronavírus (Covid-19)  e de uma guerra de preços entre grandes produtores. Com os novos cortes, a queda acumulada de ambos os combustíveis da Petrobras – responsável por quase 100% da capacidade de refino do país –  somará cerca de 30% em 2020, de acordo com informações da petroleira estatal e cálculos da Petrobras e da Reuters. O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato […]

Após denúncia no Blog, Prefeitura de Petrolina promete investigar casos de abatedouros clandestinos e problemas de algumas ruas do Antônio Cassimiro II

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 10:30

Esta semana, moradores do bairro Antônio Cassimiro II entraram em contato com Blog, para reclamar da situação das ruas 13, 14 e 15 da comunidade, que estão em péssimas condições. E também denunciaram a existência de três abatedouros clandestinos no bairro. Em resposta a situação das ruas, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços públicos nos enviou uma nota e disse, que “irá encaminhar um fiscal para avaliar a situação e, posteriormente, irá colocar no cronograma de atividades semanais, a ser executada de acordo com as demandas devidamente programadas”. Sobre a denúncia dos abatedouros clandestinos, a Prefeitura também informou “que o abate clandestino de animais é crime, visto que essa prática pode causar risco à saúde pública”. A Agência Municipal […]

Sindicato dos Médicos de Pernambuco cobra garantia dos EPIs adequados para profissionais de saúde

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 10:01

Diante dos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus em Pernambuco, o  Sindicato dos Médicos (Simepe) do estado está preocupado com os profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, com toda a sociedade, e esteve presente na sede do Cremepe, junto aos conselheiros do Conselho Regional de Medicina, integrantes das Câmaras Técnicas do Cremepe, integrantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, para discutir a pandemia do Covid-19 no estado. O Sindicato cobrou dos integrantes dos governos a garantia dos  Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados, além de discutir o protocolo correto para os atendimentos nos demais tipos de serviços, como por exemplo: atenção primária; urgência e emergência; atendimentos ambulatoriais; UTis e os serviços do Serviço de Verificação de Óbito […]

Em mais uma medida preventiva contra novo coronavírus, Prefeitura de Petrolina adota home office para servidores

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 09:10

Foto: Ascom PMP/divulgação

Diante do quadro assustador do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Petrolina adotou mais uma medida preventiva contra a doença. Uma portaria publicada nesta quarta-feira (18) determinou aos setores financeiro e tributário da prefeitura adotar o sistema de home office (trabalho em casa) para servidores, bem como atendimento virtual referente aos serviços tributários. Pela portaria, na Secretaria Executiva de Finanças – onde as atividades são desempenhadas internamente, ou seja, sem atendimento ao público – os servidores estão autorizados a executar suas atividades  em casa. Já na Secretaria Executiva de Tributos, onde há expediente interno e também atendimento ao público, será adotado sistema de revezamento presencial e home office. A orientação é que os contribuintes evitem sair de suas residências em […]

Polícia apreende adolescentes suspeitos de assaltos na zona oeste de Petrolina

por Carlos Britto // 19 de março de 2020 às 08:36

Foto: 5º BPM/divulgação

Dois adolescentes foram apreendidos por uma equipe do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na noite de ontem (18) no Bairro Pedro Raimundo, zona oeste de Petrolina. Com a dupla os PMs encontraram uma arma de fogo artesanal calibre 38. Segundo denúncia, os adolescentes são suspeitos de terem assaltado dois transeuntes – um na Rua 4 e o outro na Rua 9 do Jardim Amazonas, também zona oeste, levando de ambos seus aparelhos celulares. Os suspeitos foram conduzidos, juntamente com todo o material, à Delegacia de Polícia Civil (PC), onde foi registrada a ocorrência.


Últimos Comentários