ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco registra 470 novos casos do novo coronavírus; óbitos chegam a 30

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 15:31

Foto: Freepick/reprodução

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou em seu boletim desta quarta-feira (29) a confirmação de mais 470 casos do novo coronavírus (Covid-19). Desses, 187 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 283 casos leves – profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada. Agora, o Estado tem 6.194 casos confirmados (4.045 casos graves e 2.149 casos leves). Foram registrados 30 novos óbitos, confirmados laboratorialmente. Diante disso o Estado totaliza 538 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Defensoria Pública da União em Petrolina prorroga medidas preventivas contra novo coronavírus até dia 15/05

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 15:00

Foto: G1/reprodução

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Defensoria Pública da União (DPU) em Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) decidiu prorrogar até o próximo dia 15 de maio as medidas preventivas contra a doença. Durante esse período, a DPU destaca que todos os atendimentos (urgentes e não urgentes) serão realizados remotamente – através de telefone fixo ou celular e e-mail. Os detalhes podem ser acessados no link disponibilizado pelo Blog.

Ponte Presidente Dutra terá redutores de velocidade

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 14:00

Foto: WhatsApp/reprodução

O que eram rumores de algum tempo, acabaram se concretizando. A Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), receberá redutores de velocidade. A ponte faz parte da BR-407, uma das rodovias federais da região onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai implantar o equipamento. O objetivo é disciplinar o tráfego de veículos no local para diminuir os riscos de acidentes. O inspetor-chefe Paulo Lima, da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), confirmou a novidade. Ele disse que caberá ao DNIT informar a data de implantação dos redutores. O Blog entrou em contato com o Departamento, mas ainda não obteve retorno.

Petrolina recebe segundo lote com mais 5 mil kits de testes rápidos para novo coronavírus

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 13:27

Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

Fundamentais nas estratégias de controle, prevenção e mapeamento do novo coronavírus (Covid-19), os testes para diagnóstico da doença serão intensificados em Petrolina. O segundo lote com mais 5 mil kits para testagem rápida foi recebido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ontem (28). Com o material, o objetivo é testar ainda nesta semana 300 pessoas com sintomas gripais a fim de verificar se houve crescimento de casos da Covid-19 na cidade. Até o momento, Petrolina contabiliza 29 casos confirmados de transmissão do novo coronavírus. Desses, 15 foram obtidos por meio de testagem rápida; o restante, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). As análises rápidas começaram as ser realizadas no dia 15 de abril. Desde então, foram testados […]

Moradora com dengue pede providências para terreno baldio que serve de criadouro para Aedes no Dom Avelar; Secretaria responde

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 13:01

Foto: Wanderley Alves/Blog Carlos Britto

Reclamações quanto a terrenos baldios são recorrentes em Petrolina e, junto com eles, vêm as denúncias de focos de dengue. Dessa vez, a crítica parte do bairro Dom Avelar, zona norte de Petrolina. A moradora Joana D’arc, que reside na Avenida dos Sentimentos, está preocupada com a situação, ainda mais porque ela foi diagnosticada com dengue há cerca de 10 dias. Joana acredita que existe relação com um terreno irregular no bairro. “Na minha casa eu tenho todo cuidado, todos os dias. Olhando tudo, colocando água sanitária nos ralos. Mas minha preocupação não é com a minha casa, é com os terrenos baldios. Quando a gente liga pros órgãos da Prefeitura de Petrolina, ninguém atende. E quando atende, diz que […]

Prefeitura estende serviço de desinfecção ao Centro de Convenções e bairros de Petrolina

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 12:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

Em continuidade às ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Petrolina realizou ontem (28) uma desinfecção no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, local onde foi montada pela gestão municipal, em parceria com a Caixa, a Central de Atendimento ao auxílio emergencial da União. Além do serviço, outras medidas estão sendo tomadas, a exemplo do espaçamento mínimo de 2 metros e a higienização reforçada. O uso de máscaras é obrigatório. A higienização também foi feita nas Avenidas Sete de Setembro e Tropeiros. O serviço vem sendo realizado, desde o mês passado, em diversos bairros e equipamentos públicos, a exemplo de Areia Branca, José e Maria, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e feiras livres. A ação coordenada pela […]

Após ver até animal morto deixado em terreno baldio, líder comunitário da Vila Eulália apela a moradores

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 11:27

Indignado com a postura de certos moradores, que deixam até animais mortos num terreno da Vila Marcela, bairro da zona norte de Petrolina, o presidente da associação de moradores, Pedro Caldas, fez um desabafo. “Comunidade, vamos ajudar uns aos outros. Quando você joga lixo ou animal morto no terreno baldio, você está contribuindo para proliferação de doenças para os seus vizinhos e para sua própria família. Se souber quem é o proprietário do terreno baldio, avise a associação de moradores para que seja solicitado os devidos cuidados. Nos ajude!”, pediu ele.

Leitor sugere implantação de banheiros químicos em área da agência da Caixa de Petrolina durante auxílio emergencial

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 10:31

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

As filas para atendimento do auxílio emergencial na agência da Caixa Econômica Federal localizada à Rua Antonio Santana Filho, Centro de Petrolina, levaram um leitor do Blog a deixar uma sugestão. Não seria o caso de se implantar provisoriamente banheiros químicos nas imediações da agência? Com a palavra, as autoridades competentes.

Maria Elena sugere sistema home office para Câmara de Vereadores de Petrolina

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 09:40

Foto: Jean Britto/CMP divulgação

A vereadora de Petrolina, Maria Elena, acredita que já passou da hora de a Câmara Municipal adotar também o Sistema de Deliberação Remota (SDR) – a exemplo do que vem ocorrendo em outras cidades e capitais, enquanto perdurar o isolamento social. Segundo Elena, dessa forma ela e os demais colegas poderiam trabalhar na modalidade a distância (home office), votando projetos, decretos e proposições, além de participar de debates, recebendo sugestões e cobranças em geral. A vereadora acredita que o Poder Legislativo de Petrolina não pode ficar por tanto tempo alijado de cumprir o seu papel na defesa dos interesses do município.

Governo estadual aprova lei que prorroga prazos de validade dos concursos públicos em Pernambuco

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 09:15

Foto: Heudes Regis /SEI

Nesta terça-feira (28) o governador Paulo Câmara sancionou a Lei nº 16.873, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados, enquanto durar o estado de calamidade pública, decretado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. O projeto de lei original é de autoria da deputada estadual Gleide Ângelo e foi aprovado no plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A Lei também prevê que “os prazos de validade retomarão seu curso, pelo período que lhes restava na data de publicação do ato de suspensão, tão logo reconhecida, por ato formal do Chefe do Poder Executivo Estadual, a normalização da situação calamitosa”.

Novo coronavírus: Decretos expiram esta semana e pressão aumentará em cima de gestores

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 08:43

Foto: Blog do Carlos Britto

Os decretos do governador de Pernambuco Paulo Câmara, e do prefeito de Petrolina Miguel Coelho, referentes ao fechamento do comércio, expiram amanhã (30), e os questionamentos já se voltam ao que vai acontecer: haverá flexibilização? Continuará o isolamento social? A pressão vem aumentando em cima dos gestores, mas a decisão tem de ser responsável. O mês de maio, ao que tudo indica, será crucial em relação ao pico do novo coronavírus (Covid-19). Portanto, é mais provável que os decretos sejam renovados do que flexibilizados. É aguardar.

Câmara de Vereadores de Afrânio faz nova doação financeira à prefeitura para reforçar combate ao novo coronavírus

por Carlos Britto // 29 de abril de 2020 às 08:12

Foto: Ascom PMA/divulgação

Em Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, a Câmara de Vereadores fez uma nova doação em dinheiro para a prefeitura municipal. O valor, de R$ 50 mil, será destinado para reforçar o combate ao novo coronavírus (Covid-19). O presidente do Legislativo local, vereador Simão Cirineu, esteve com o prefeito Rafael Cavalcanti e formalizou o repasse. O dinheiro servirá para a compra de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Simão não escondeu a satisfação em contribuir nesse momento tão delicado pelo qual passa o município e o país, por conta da pandemia. “Tenho muita satisfação em devolver aos cofres públicos esses R$ 50 mil para a compra de máscaras e materiais de proteção para os servidores do município e […]


Últimos Comentários