Coluna do Blog

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2018 às 07:00

Aero Cruz, Gabriel Menezes e o Legislativo de Petrolina mais uma vez na berlinda

A Câmara de Vereadores de Petrolina viveu mais um daqueles momentos acirrados entre oposicionistas e governistas. Os protagonistas foram o líder da situação, Aero Cruz (PSB), e o integrante da oposição, Gabriel Menezes (PSL).

O motivo da discussão foi um requerimento de Gabriel, pelo qual solicitava da presidência da Casa Plínio Amorim a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a contratação de cargos comissionados na prefeitura nos últimos 20 anos.

Aero acusou o colega, que é candidato a deputado estadual, de forçar a barra em busca de holofotes, e que deveria se explicar sobre o cargo ‘fantasma’ que ocupou na Empresa Vale Digital, durante gestão do então prefeito Julio Lossio (Rede), seu ex-aliado.

Gabriel devolveu de forma ainda mais contundente. Chamou o líder governista de “lobista” e de “fazer serviço sujo” para o grupo do seu aliado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Disse até que Aero andava armado, o qual devolveu afirmando que esse tempo ficou na época da ‘Galera do Mal’ da Rua de Baixo, e que hoje é um homem “de paz e amor”.

O requerimento do oposicionista ficou pelo caminho, sendo reprovado por 14 votos contra quatro. Mas a repercussão negativa desse embate atingiu novamente o Legislativo Municipal. E não é a primeira vez. Os petrolinenses querem discussão de projetos de interesse da comunidade, e criticaram a postura dos dois vereadores. Evidentemente a Casa do Povo é espaço também para discussões, mas ultimamente a impressão que se tem é que os palanques ficam armados após as eleições, e quem paga por isso é justamente aqueles que acreditam – ou acreditaram – em dias melhores na Casa Plínio Amorim. Está difícil.

Dona Creuza sabatinada

Candidata a deputada estadual pelo PSB, Creuza Pereira abriu a Semana Política promovida pela CDL de Salgueiro (PE), no Sertão Central, sendo sabatinada. O evento foi realizado no auditório da instituição, na última segunda-feira (10). Dona Creuza, como é mais conhecida, lembrou da defesa que fez diante do presidente Michel Temer, sobre as grandes obras do nordeste, como a Transposição e a Transnordestina. Ela reafirmou o compromisso pela plataforma multimodal.

Investigação também para Casa Plinio Amorim

No discurso que fez na sessão plenária de ontem (10), o vereador oposicionista Gilmar Santos (PT) respaldou o requerimento do seu colega de bancada, Gabriel Menezes (PSL), sobre uma CPI para investigar cargos comissionados na Prefeitura de Petrolina nos últimos 20 anos. Mas deixou uma sugestão. Essa mesma investigação deveria ser estendida também ao Legislativo.

Apoio dos eletricitários

Em reunião na noite da última segunda-feira (10) em Salvador, o deputado estadual e candidato à reeleição Zó (PCdoB) recebeu o apoio dos eletricitários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O encontro também contou com a presença de representantes de sindicatos da região metropolitana da capital e de lideranças políticas. Bastante atuante na defesa do Rio São Francisco, Zó teve um mandato pautado na luta pela revitalização e é contra a privatização da Chesf.

Desabafo do senador

Do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), sobre o arquivamento do inquérito que o investigava por suspeita de corrupção. “A decisão de hoje (ontem) do STF, em meu favor, confirma o que eu e a população brasileira esperamos da Suprema Corte do país: que a justiça seja feita. Sigo, como sempre estive, confiante nas instituições e na atuação séria do Judiciário”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *