Genildo da Água (MDB), ex-candidato a vice-prefeito de Triunfo, no Sertão do Pajeú, teve seus direitos políticos suspensos por oito anos após decisão da Justiça Eleitoral que reconheceu fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. A sentença também cassou o diploma do vereador eleito Eusébio de Jericó (MDB) e declarou inelegível a candidata Maria do Carmo, que teve apenas um voto.
A ação foi movida pela Federação PSDB/Cidadania e apontou que o MDB lançou candidaturas femininas apenas para cumprir a exigência legal de 30%, sem intenção real de disputar o pleito.
A juíza Ana Carolina Santana entendeu que houve simulação e uso indevido do processo eleitoral.
Com a decisão, todos os votos do MDB para o Legislativo foram anulados e o Cartório Eleitoral deverá recalcular o quociente e redistribuir as vagas. O Ministério Público Eleitoral também foi acionado e poderá abrir ações penais contra os envolvidos.
Erradicação
Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, deu a largada em uma frente de combate ao trabalho infantil nas feiras livres da cidade. A ação faz parte do projeto “Garanhuns sem Trabalho Infantil”, capitaneado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com outras pastas da gestão municipal. A Ceaga e a feira da Cohab 1 foram os primeiros pontos a receber as atividades, que incluem orientações, cadastramento de carroceiros e ações lúdicas para crianças. A secretária Gorete Ferro não esconde o otimismo e reforça que o combate ao trabalho infantil precisa ser diário e coletivo. E a promessa é de que até o fim do mês nenhuma feira fique de fora. Como bem destacou a gestora, “uma causa que deve ser o compromisso de todos”.
Homenagem para o homem
Depois de Petrolina, que pretende conceder a Medalha Dom Malan — a mais alta honraria do município — ao ex-presidente Jair Bolsonaro, agora foi a vez do vereador Adilson Bolsonaro (PL), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, protocolar nesta segunda-feira (7) um Projeto de Resolução na Câmara Municipal para conceder o título de cidadão ao ex-presidente da República. Em Petrolina, o vereador Diego Serra afirma que nenhum outro presidente investiu tanto na cidade quanto Bolsonaro. Já em Santa Cruz, o vereador Adilson destaca que Bolsonaro foi majoritário nas urnas do município em duas eleições seguidas, ressaltando ainda que foi o único presidente em exercício a visitar Santa Cruz do Capibaribe durante seu mandato.