Juazeiro: Dona de casa morre após esperar sete anos por vaga em hospital para fazer cirurgia cardíaca: “É muita revolta”, diz mãe

16
Josilene dos Santos foi diagnosticada com uma doença cardíaca. (Foto: Reprodução TV São Francisco)

A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA). Diagnosticada com com miocardiopatia, doença que compromete o funcionamento do miocárdio (músculo do coração), ela teve quatro paradas cardíacas e não resistiu. Ela morava no bairro Codevasf.

Josilene passou mal na tarde de quarta-feira (1º) e foi socorrida por familiares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a demora da chegada da ambulância, um vizinho a levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi atendida.

Na unidade, Josilene foi medicada, mas sofreu quatro paradas cardíacas e morreu na manhã de quinta-feira. A dona de casa, que foi sepultada no mesmo dia, deixou sete filhos.

Histórico

Há sete anos, quando descobriu a doença, Josilene procurou a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) para tentar agendar uma cirurgia prescrita pelo médico, no entanto, foi informada de que o procedimento só poderia ser realizado em Salvador.

De acordo com a mãe da paciente, Maria Josélia dos Santos, a Sesau informou que ela teria que aguardar o surgimento de uma vaga em um hospital da capital. Ainda segundo ela, Josilene chegou a procurar a secretaria por diversas vezes, mas não obteve notícias sobre o encaminhamento da cirurgia.

Em todos esses anos a gente se bate, procura, vai em um canto, vai em outro e nada. É muita revolta, a gente paga nossos impostos, mas na hora da doença não tem médico, não tem quem ajude, não tem quem faça nada. Agora, minha filha se foi e deixou os filhos aí“, disse.

Respostas

Em nota, a Sesau lamentou a morte da dona de casa e se solidarizou com a família. O órgão disse, ainda, que a cirurgia que ela precisava não poderia ser feita em Juazeiro, que já tinha encaminhado a solicitação do procedimento para Salvador e esperava uma vaga em um hospital de referência para alta complexidade.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por sua vez, informou que, como a paciente não estava internada em uma unidade de saúde, caberia ao setor de Regulação de Juazeiro encontrar uma vaga para ela na capital. (Com informações do G1-BA)

16 COMENTÁRIOS

  1. Isso chama-se falta de humanidade e compromisso com a vida do próximo. Uma tragédia anunciada, inclusive, recentemente o blog tinha noticiado e denunciado a situação desta senhora. Revoltante. sem palavras para descrever tamanha crueldade. Um ser humano precisando de uma cirurgia pra sobreviver e cuidar dos filhos se tornou mais uma vítima do cruel sistema de saúde de nosso país.

  2. Que absurdo, Sr. Prefeito e Secretário de Saúde.
    Passar tanto tempo esperando uma urgência e ficar enganada por todo este tempo e o resultado é muito triste para esta família, com a perda de uma Mãe ainda Jovem e filhós para criar.
    E agora?
    Vão continuar mentindo que a saúde em Juazeiro é boa!

  3. Isso é um descaso que eles fazem com nós que precisamos do SUS agora se aparecesse culpado não Sempre ficam jogando de um lado pra outro e a população morrendo até quando vamos viver assim nas maos dos político corrupto eles tiram nosso dinheiro e vivem no conforto e a população na miséria a saúde pública desse país e crítica

  4. Esse é o Brasil em que vivemos, onde a saúde pública é muito precária, índice de violência crescendo sem parar , e nossos representantes não fazem nada pra mudar isso. Muito triste.

  5. De verdade, espero que os funcionários da SESAU que deixaram essa mãe de 07 filhos morrer, consigam dormir a noite.. Que essas pessoas responsáveis possam chegar em casa e olhar no olho dos seus filhos !!!
    Quanta desumanidade…
    Ficaram no “jogo do empurra” por 07 anos… Inadimissivel !!!
    Deus conforte toda a família..

  6. Nossos representantes estão preocupados é com o seu próprio umbigo. A saúde é uma vergonha. Mas daqui a poucos dias, estarão todos no rádio e na televisão pousando de bons moços e pedindo voto. Uma para UPA DE JUAZEIRO e depois dar passadinha nem que seja para curiar na UPA DE PETROLINA. Aqui as coisas são feitas de qualquer jeito e as pessoas menos favorecidas são tratadas como qualquer coisa.

  7. Os nossos representantes é só propaganda enganosa. Asaúde em Juazeiro está tão escura quanto a cidade. Um caus! Mas daqui a poucos dias eles aparecem no rádio e na televisão pousando de bons moços, pedindo voto. Essa é a triste realidade dos menos e favorecidos.

  8. A resposta gente : vamos dá nas urnas , políticos de meia tigela bando de …………. Deputado 0000 e confirma , senador 0000 e confirma , governador 0000e confia é qd chegar o ano de prefeito e vereador continua 0000 e confirma . E assim q funciona

  9. Eu mim chamo Adriana tou esperando uma cirurgia também cardíaca sem resposta até hj a secretária não tem nenhuma previsão vcs acreditam nisso gente prefeito de Juazeiro não está cuidando da saúde povo isso é a realidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome