VLT de Petrolina por enquanto é só teoria e pode não passar disso

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2013 às 08:20

vltAlardeada pelo prefeito Júlio Lóssio (PMDB) como a obra “redentora” para o transporte coletivo de Petrolina, dentro do que preconiza a mobilidade urbana, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) corre o risco de ter o mesmo destino visto em outras cidades.

Bom exemplo disso é Caruaru, no Agreste do estado, onde o VLT foi trocado pelo BRT (corredor de ônibus).

E não é só: a exemplo de Petrolina, as cidades de Macaé (RJ) e São Luiz (MA) também tentam implantar o sistema por meio de suas prefeituras municipais – embora as obras sejam custeadas pelo governo federal –, mas também não conseguem tirá-lo do papel.

Em Macaé, o VLT passa por uma investigação, enquanto em São Luiz será desmontado até que haja um estudo de viabilidade. O mesmo aconteceu em Campinas (SP).

Nas cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte, os problemas são os acidentes registrados (no caso de Sobral, os trilhos montados para o VLT já provocaram vários deles envolvendo sobretudo motociclistas).

Por aqui, a área destinada a abrigar o terminal e a garagem do VLT, segundo informações passadas ao Blog, está sendo preparado para receber um projeto habitacional – que vem dando, inclusive, muito mais lucro para Lóssio do que o propagado VLT.

Mas outro sinal de que o sistema caminha para ficar só no campo da teoria é a falta de posicionamento da Casa Plínio Amorim acerca do assunto, por lá, enquanto os vereadores perdem tempo e se digladiam com questões político-partidárias, deixam de suscitar itens do tipo: quanto vai custar a passagem do VLT? Qual o trajeto do trem? Quem vai bancar o sistema?

Por enquanto, o VLT em Petrolina está como começou. Sabe o que isso significa? Nada. (Foto ilustração/JC Imagem)

VLT de Petrolina por enquanto é só teoria e pode não passar disso

  1. Lila disse:

    É absurdo o que ocorre com o transporte público deste município. Temos uma rede defasada que não supre a demanda que temos. Ônibus demoram em demasia e quando vem são sujos, velhos, destruídos. Será que nós não merecemos um transporte de qualidade e que supra a nossa necessidade?
    Investir em obra faraônica não seria a saída. Saída seria moralizar o transporte local. Sr. Prefeito deixe de armenga, de superprojetos que não vão dar em nada ou em coisa alguma. Invista no transporte coletivo que já existe, crie corredores exclusivos de ônibus, cobre das empresas veículos de qualidade. Temos um quilômetro rodado muito caro pra usufruirmos de geringonças velhas caindo aos pedaços.

  2. Luis Fernando disse:

    Mais uma lenda para se juntar a dos novos ônibus da Viva. VLT deve significar Veículo Lenda sobre Trilhos.

  3. Amaral disse:

    BRT é um sistema atrasado, o VLT é o ideal, pelo que a própria materia do blog mostrou, é problema em Macaé, em São Luis e vários lugares do Brasil e não de um lugar so, é por isso que o povo foi as ruas querendo arrancar a cabeça de Dilma, as cidades estão parando, a unica coisa que conseguem aprovar é essa porcaria de BRT. Chega de fazer lobby pra empresário de onibus, a mobilidade tem que ser prioritária

    1. NOEMIA AGUIAR disse:

      CONCORDO COM VOCÊ “AMARAL”

  4. NOEMIA AGUIAR disse:

    KKKKKK,ESSA ONDE DE VLT É UMA ZONA MESMO,POIS AQUI EM SÃO LUIS-MA,O EX-PREFEITO TENTANDO SE REELEGER FEZ ESSA MESMA GRAÇA PIOR Q AI EM PETROLINA ATÉ TROUXE UMA PARTE DO MESMO PRA CÁ,E AGORA SÓ RESTA O BICHINHO EM CIMA DO TRILHO,EITA BRASIL BOM,COM ESSES POLITICOS DE MEIA TIGELA ENGANADORES.BASTA,OS BRASILEIROS JÁ ESTÃO CANSADOS, DE TANTAS MENTIRAS;;;;HELP BRASIL

  5. Belo disse:

    Calma deixa ele arrecadar os impostos com as passagens de onibus, ai depois ele faz o VLT. Só se for.

  6. Luis Fernando disse:

    Vi que a prefeitura quer pegar um empréstimo de R$ 83 milhões para o VLT, que seria juntado a mais R$ 28 milhões necessários para a pavimentação de ruas por onde ele passaria. Com essa grana daria pra comprar 222 ônibus do tipo BRT como este:
    http://www.ideabrasil.com.br/site/portfolio/onibus-mega-brt-brt-mega-bus/

    Será que valeria a pena? Pra mim, Petrolina precisa é de uma frota de ônibus decente.

  7. Rafael disse:

    Acho que BRT em petrolina seria melhor, temos grandes avenidas que daria para colocar estes grandes ônibus para rodar. Seria mais barato investir em corredores de ônibus do que em trilhos!!!

    1. Kennedy Rodrigues disse:

      E o que você me diz quanto a capacidade de transporte de cada modal? O BRT é um modal que transporta muita gente, mas o VLT transporta muito mais! É um verdadeiro meio de transporte de massa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários