Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza primeira oficina com pais de jovens problemáticos

0

A Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina promoveu na última quarta-feira (20) a 1ª Oficina Interventiva com pais de jovens que possuem sintomas de comportamento autodestrutivo. O evento ocorreu no auditório da OAB e contou com mediação do colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Representantes do núcleo psicossocial da Vara Regional e 17 familiares dos jovens também participaram.

Os casos foram identificados pelas escolas públicas no ambiente escolar e encaminhados ao órgão no decorrer do ano. A primeira ação ocorreu no dia 4 de dezembro, com uma palestra sobre os procedimentos a serem adotados em relação a jovens com sinais de automutilação, depressão ou tendências suicidas.

O professor da Univasf e psicólogo, Marcelo Ribeiro, mediou a oficina com os pais que compareceram ao evento. “Um dos objetivos é abordar a adolescência em uma perspectiva psicossocial e facilitar o desenvolvimento do sentido de responsabilização na relação entre pais e filhos”, explica o professor.

Parceria

Já o juiz da Vara Regional, Marcos Bacelar, destacou a importância da parceria com a Univasf para o acompanhamento dos casos de comportamento autodestrutivo. “Acreditamos que podemos evitar muitas situações agravantes com o acompanhamento profissional que estamos provendo com esses jovens”, explicou. Além da Univasf, a parceria envolve a rede de saúde e assistência social públicas de Petrolina, escolas, pais e professores. Os familiares ou responsáveis pelos jovens que forem negligentes em adotar medidas para assegurar a saúde de seus filhos devem ser encaminhados à Promotoria da Infância e Juventude para as ações cabíveis. (Fonte/foto: Ascom TJPE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

2 × cinco =