Uso racional da água do São Francisco é destacado durante encontro com presidente da ANA em Petrolina

0

Lideranças políticas, empresários e pequenos produtores da área agrícola da região reuniram-se na manhã de ontem (11), no Hotel Petrolina Palace, para avaliar a situação hídrica das barragens ao longo do Rio São Francisco.

O encontro contou com a presença do presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que deu explicações sobre a decisão do órgão em suspender uma vez por semana o abastecimento destinado à produção de frutas dos perímetros irrigados.

A medida da ANA está em vigor desde o mês passado e vinha gerando controvérsia entre os produtores, que temem a perda de qualidade nas frutas produzidas no Vale do São Francisco.

O evento foi prestigiado por várias autoridades, a exemplo dos prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho; de Sobradinho (BA), Luís Vicente; os superintendentes da Codevasf de Petrolina e Juazeiro, Aurivalter Cardoso e Misael Aguilar Neto, respectivamente; o presidente do Distrito de Irrigação, Paulo Sales, entre outros. Vereadores, líderes comunitários e secretários de diversas cidades margeadas pelo Rio São Francisco também marcaram presença.

Uso racional

O superintendente de eventos críticos da ANA, Joaquim Gondim, e o presidente Andreu fizeram um apanhado técnico sobre o quadro delicado que o Rio São Francisco vem sofrendo desde a sua nascente, e que afetam a todos. Após as intervenções de alguns participantes, o deputado federal Guilherme Coelho – que propôs o encontro – destacou a necessidade do uso racional da água do Velho Chico. “Conseguimos ver o quanto a ANA tem compromisso com a saúde do Rio, e também com a irrigação da região. Discutir o uso racional da água é crucial na atualidade, e estamos cumprindo nosso papel“, destacou o parlamentar. (Foto: Assessoria parlamentar/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome