UPAE Petrolina inicia neste mês mutirão de cirurgias de catarata

1
Foto: Miva Filho/divulgação

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina deu início ontem (2), e se estenderá por todo o mês de julho, a um mutirão para a realização de cirurgias de catarata, garantindo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 300 procedimentos aos pacientes pernambucanos. A iniciativa faz parte de uma ação estadual, da qual participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos.

A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo.

O mutirão começou ontem (2) por Petrolina. “Os pacientes, regulados e triados pelos municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos”, afirma a coordenadora da UPAE Petrolina, Graziella Franklin. O procedimento cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.

Em 2018, mais de 20 mil cirurgias de catarata foram realizadas no SUS, sendo 9,6 mil delas feitas em unidades ligadas à rede estadual. Só em 2018, a UPAE Petrolina realizou 1.199 cirurgias oftalmológicas gerais, no tratamento de diversas doenças oculares.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome