Os Estados Unidos e o Irã chegaram nesse domingo (14) a um acordo de paz e ao fim “imediato e permanente” das operações militares em todas as frentes, incluindo o Líbano. É o sinal mais forte de que a guerra no Oriente Médio está se aproximando do fim após mais de três meses. Em 19 de junho será realizada uma cerimônia de assinatura em Genebra.
“O acordo com a República Islâmica do Irã já está concluído. Parabéns a todos!“, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, pouco depois de o mediador Paquistão afirmar que ambas as partes haviam alcançado um acordo. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, publicou no X que um acordo “foi alcançado“.
“Autorizo plenamente a abertura sem cobrança de pedágio do Estreito de Ormuz e, simultaneamente, autorizo o levantamento imediato do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Que o petróleo flua!“, afirmou.
Pouco depois, no entanto, ele afirmou que a passagem marítima só será reaberta após a assinatura do acordo na sexta-feira (19). Acrescentou na rede Truth Social que “este grande acordo trará paz e segurança para toda a região“.
Confirmação
O vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Kazem Gharibabadi, declarou na noite deste domingo para segunda-feira que o acordo com os Estados Unidos põe um “fim imediato à guerra“. Gharibabadi explicou que, após o anúncio do acordo, “as negociações começarão dentro de um prazo de 60 dias com o objetivo de alcançar um acordo final“.
As forças armadas iranianas afirmaram ter humilhado os Estados Unidos e Israel. Teerã “impôs sua vontade divina e de aço a inimigos americanos e sionistas humilhados“, declarou o Estado-Maior iraniano em um comunicado divulgado pela televisão estatal. Um memorando de entendimento prevê o desembolso imediato de US$ 12 bilhões (aproximadamente R$ 60,72 bilhões) em ativos congelados, informou nesta segunda-feira (15) a agência de notícias iraniana Mehr.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, comemorou o acordo no domingo. “O secretário-geral espera que as partes aproveitem este novo impulso e redobrem seus esforços em direção a uma resolução final do conflito“, afirmou Guterres em um comunicado atribuído ao seu porta-voz, Stéphane Dujarric. (Fonte: AFP)


