Trabalhadoras rurais de Petrolina vão a Brasília para a Marcha das Margaridas

por Carlos Britto // 11 de agosto de 2011 às 08:47

Cerca de 80 trabalhadoras rurais de Petrolina irão participar da quarta edição da Marcha das Margaridas, nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília (DF). Com o lema “2011: razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, o evento promete mobilizar  a capital federal, que será enfeitada com a presença de milhares de “margaridas”. Estima-se a presença de 100 mil mulheres, representando todos os estados do Brasil.

A delegação de Petrolina sairá da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), neste domingo (14), às 15h. Lançada no ano 2000, a Marcha das Margaridas reafirma a presença das mulheres trabalhadoras rurais na luta por melhores condições de vida e trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.

 A manifestação já trouxe conquistas significativas para a categoria rural, como a criação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres a terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania.

O ápice do evento acontece no dia 17 de agosto, com a marcha das mulheres rumo à Esplanada dos Ministérios, onde irão realizar um ato político em frente ao Congresso Nacional. A presidente Dilma Rousseff já confirmou, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, que encontrará as mulheres logo após o ato.

 A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e sindicatos estão mobilizando as trabalhadoras rurais para o evento desde o ano passado, com oficinas temáticas e marchas regionais. Em Petrolina, a Marcha das Margaridas foi lançada no dia 03 de março deste ano, com a participação de mais de 100 trabalhadoras rurais, que percorreram as principais ruas da cidade. (com informações e foto/Ascom STR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários