Surto de febre amarela no país leva petrolinenses a procurarem vacina, mas Secretaria de Saúde tranquiliza

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2018 às 08:20

O registro de casos confirmados de febre amarela nos primeiros dias de 2018 em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro fez aumentar, nos postos de saúde de Petrolina, a procura pela vacina contra a doença. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde fez questão de tranquiliza a população. “Não temos nenhum caso de febre amarela em nosso município, e não somos considerados área de risco para o agravo“, esclareceu a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

O Ministério da Saúde vem realizando campanhas nos quatro Estados com casos confirmados de febre amarela, seguindo a orientação da Organização Pan-americana de saúde (OPAS), que destacou em comunicado oficial: “Estados que não estão apresentando surto não devem conduzir campanhas de vacinação de febre amarela. A prioridade deve ser dada a populações suscetíveis”.

Em Petrolina, portanto, a vacinação continua apenas para o público-alvo recomendado – crianças a partir dos nove meses de vida, bem como adultos na mesma situação, que viajarão para as regiões consideradas de risco como os Estados do Norte, Centro-Oeste e algumas cidades do Sul.

“Quem for viajar para lugares de risco deve tomar a vacina 10 dias antes da viagem. Além disso, deve apresentar um comprovante de viagem, como passagem de avião ou ônibus. Esses cuidados são necessários para que as doses sejam direcionadas a quem realmente precisa“, explica Marlene.

Unidades de referência

O município possui duas unidades de saúde de referência para vacinação contra febre amarela: A AME Amália Granja, localizada no bairro Vila Mocó, próximo ao Parque Josefa Coelho, e a AME Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, próximo à Rodoviária. As informações são da assessoria. Para mais detalhes sobre a doença, é só acessar aqui. (Foto/reprodução)

Surto de febre amarela no país leva petrolinenses a procurarem vacina, mas Secretaria de Saúde tranquiliza

  1. S disse:

    ai bem que que Pernambuco; está livre da febre amarela; conforme aviso do ser de saúde; que só ceve tomar a vacina quem fio viajar para locais de risco ;parabéns por tranquilizar o povo pernambucano

  2. Maria disse:

    Como Petrolina é passagem para todos os lados, chega e sai gente de todo lugar é muito importante ficar alerta. Não esperar acontecer casos para se tomar providências. Lembrem que um homem de São Paulo com a doença veio a falecer em Salvador.

  3. Nilzete Teixeira da Paz disse:

    Quem for viajar deve apresentar comprovante de passagem, mas quem vai viajar de carro próprio? Petrolina não tem caso, mas nesse mês de férias as pessoas viajam, então tem que levar em conta a presunção da verdade, se uma pessoa for viajar de carro próprio para um lugar que esteja na lista tem que ter direito de vacinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.