Serviço pioneiro lançado pela prefeitura levará orientações por vídeo a pacientes com sintomas respiratórios

0
Foto: Ascom PMP/divulgação

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os petrolinenses poderão ter acesso, a partir desta segunda-feira (30), a um serviço pioneiro de informações lançado pela prefeitura. Por meio de um celular ou de um computador será possível receber orientações de médicas e enfermeiras sobre sintomas de síndromes gripais em Petrolina. Uma sala de teleorientação foi montada para atender pessoas que apresentem alguns dos indícios mais leves do Covid-19 como tosse, coriza entre outros. A ideia é levar mais tranquilidade à população e evitar a concentração de pessoas na rede de saúde.

Para receber as orientações, o paciente precisa entrar no site petrolina.tisaude.com, realizar um cadastro simples com os dados pessoais e agendar o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador. Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar a teleorientação.

A prefeitura oferecerá o serviço de segunda à sexta, das 8h às 17h. É importante aos usuários, contudo, só procurarem o atendimento para casos de sintomas de doenças respiratórias. “É um modelo para ampliar o atendimento preliminar. Não é telemedicina. O paciente só recebe algumas instruções e se for constatada a necessidade de uma consulta no posto de saúde ou até um encaminhamento mais grave, a nossa equipe de saúde imediatamente redirecionará ao médico especialista. Isso, além de trazer mais tranquilidade a pessoas que estão com medo de estar com alguma doença mais grave, diminui o risco dos postos de saúde e demais serviços ficarem lotados”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a adotar o sistema remoto na rede pública. A tecnologia foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital e já testada em unidades privadas de saúde.

Foto: Ascom PMP/divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome