Seminário movimenta Dia da Caatinga em Serra Talhada

por Carlos Britto // 27 de abril de 2011 às 12:30

Acontecerá nesta quinta-feira (28), Dia da Caatinga, o seminário Caminhos do Semiárido,que tem como tema “Olhares da Agroecologia no Sertão de Pernambuco”. O evento está sendo realizado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (PE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). O encontro está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido(NEPPAS).

A proposta do seminário é aprofundar a discussão sobre agroecologia entre os agricultores e as agricultoras familiares, professores e alunos da universidade e sociedade.

A programação se divide em dois painéis. O primeiro, “Agroecologia no Semiárido”, e o segundo “Que Semiárido queremos? Projetos e disputas para a agricultura familiar no Sertão pernambucano”, que contará com a participação da presidente do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) e assessora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Vanete Almeida, e do secretário estadual de Agricultura Familiar, Aldo Santos.

Na pauta do encontro, estará também a publicação do decreto para a formação da primeira Unidade de Conservação Estadual na Caatinga em Pernambuco pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. O sistema envolve um complexo de serras, riachos, matas e nascentes com informações biológicas e abióticas da fauna e flora do bioma.

Na ocasião, haverá mostra de produtos da agricultura familiar agroecológica, apresentações culturais e experiências de organizações como a Casa da Mulher do Nordeste, Centro Sabiá, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Diaconia e Cecor.

NEPPAS

É constituído por uma equipe de professores e alunos de diversas áreas, tais como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca, economia e sociologia, com enfoque multi e interdisciplinar dando vistas ao meio rural, suas dinâmicas e transformações permanentes, em parceria com o Cecor e o IPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários