Sobre vacinação de professores no Recife, prefeito de Garanhuns rebate Miguel Coelho e recebe alfinetada de ex-gestor

1
Fotos: arquivo/reprodução

Uma polêmica em Garanhuns (PE), Agreste do Estado, serviu para colocar lenha no cenário político-eleitoral de 2022, que dá mostras cada vez mais claras de estar se antecipando com força. Os protagonistas são o atual prefeito da cidade, Sivaldo Albino, e o ex-prefeito Izaías Régis. O alvo dessa controvérsia é o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB), um dos cotados para a disputa pelo Governo de Pernambuco no ano que vem.

O motivo de toda essa celeuma foi o anúncio do prefeito do Recife (PE), João Campos, acerca da vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação básica com idades a partir de 40 anos, sejam em instituições públicas ou privadas que atuam na capital. Miguel considerou a ação uma regalia política pelo fato de João Campos ser do mesmo partido do governador Paulo Câmara, o PSB. Somaram-se nas críticas ao socialista o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL) e Raquel Lyra (PSDB).

No entanto, o alvo principal de Sivaldo foi Miguel. “É estranho ver o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esperneando sobre a abertura da vacinação dos professores no Recife. Ficar o tempo todo ligado na política da capital não parece ser a atitude mais adequada para quem está à frente de um município tão importante como Petrolina. O momento talvez seja de menos política e de mais discussão sobre as melhores formas e métodos de melhorarmos a imunização dos nossos conterrâneos”, declarou numa nota enviada ao site FalaPE.

É bom lembrar que o Conecta Recife está disponível, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do qual o colega Miguel faz parte, ou pelo Unidos pela Vacina, que é capitaneado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Apesar de muito jovem, João Campos tem sido uma referência nacional na condução do enfrentamento desta crise, não só em termos de eficácia, mas também de responsabilidade na separação entre momentos que exigem gestão e período eleitoral, que é o momento mais oportuno para se fazer política”, cutucou.

Resposta

A resposta veio do ex-prefeito Izaías Régis, adversário político de Sivaldo. Em nota recebida por este Blog, Izaías afirmou que a população de Garanhuns vê, com vergonha, o atual gestor deixar de lado assuntos administrativos para “fazer média com seus chefes”.

Confiram a íntegra da nota:

Hoje, acompanhamos um fato que causou surpresa e vergonha para toda a população de Garanhuns. O prefeito eleito para governar nossa cidade preferiu abandonar sua população para defender interesses partidários e fazer média com os seus chefes.

Milhares de professores de todo Pernambuco e de nossa Garanhuns aguardam ansiosos pela vacinação. Porém, o Governo Paulo Câmara só garantiu vacina para a capital governada pelo prefeito queridinho do PSB para fazer marketing. Vários prefeitos manifestaram indignação com essa injustiça e cobraram uma resposta que não chegou até agora. Essa cobrança, mais do que dos prefeitos, é dos professores e da população. Os professores do Recife devem ser vacinados e os de Garanhuns também. O Governo do Estado precisa garantir a distribuição equânime e no mesmo período para todos os municípios, não só para a prefeitura aliada.

Mas, para nossa surpresa, em vez de cobrar uma satisfação e vacinação para os professores de sua terra, o prefeito de Garanhuns divulga uma nota lamentável. Sivaldo, você não é mais deputado, muito menos líder do PSB, você, infelizmente, é prefeito de Garanhuns. O povo lhe concedeu uma enorme responsabilidade, honre com seu dever constitucional. A população exige que você defenda o interesse de nossos professores, de nossa comunidade. Exija tratamento justo para Garanhuns, ou pelo menos fique calado.

É um dia triste para a história política de Garanhuns. Nunca ocorreu algo parecido com isso. Um prefeito bajular os chefes do seu partido, fazer média com o governador ao invés de proteger sua população. Pense menos no PSB, pense menos em agradar Paulo Câmara e João Campos. Pense nos garanhuenses e nos professores. Vacinação é salvar vidas, Sivaldo.

Izaías Régis/Ex-prefeito de Garanhuns

1 COMENTÁRIO

  1. Esse Perfeitinho de meia tigela de Garanhuns perdeu a oportunidade de ficar calado.
    Agora vai ter muito que se explicar pra população e para os Professores do seu Município.
    Isso é o que dar Prefeito sem preparo assumir um cargo tão importante como esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

quatro × 4 =