Uso de canudo compostável pode virar lei a partir de 2022 em Pernambuco

2
Foto: Reprodução

O uso de canudo compostável no comércio de Pernambuco poderá ser obrigatório, caso o Projeto de Lei (PL) nº 1959/2001 seja aprovado. Em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a matéria recebeu ontem (28) o aval da Comissão de Administração Pública. No colegiado de Desenvolvimento Econômico, o projeto foi retirado da pauta de discussão para análise mais aprofundada, a pedido de representantes do setor de bares e restaurantes. De iniciativa da deputada Simone Santana (PSB), a proposta pretende alterar a Lei Estadual nº 16.962/2020, também de autoria dela, que determina o fim do uso de canudos plásticos a partir de 2022. A norma indica, como alternativa, os biodegradáveis.

A parlamentar resolveu atualizá-la porque os utensílios compostáveis desaparecem mais rápido e transformam-se em componentes biológicos, sem resíduos prejudiciais à natureza. Para atender as pessoas com deficiência (PCDs), estão autorizados canudos reutilizáveis de metal, vidro, silicone e outros.

Embora frequentemente haja confusão entre os termos, o fato é que os materiais biodegradáveis, embora melhores que os descartáveis de plástico, ainda podem gerar resíduos indesejáveis ao meio ambiente, mesmo após degradados”, esclarece Simone Santana na justificativa da proposição. “Já os compostáveis conseguem ser plenamente degradados, reintegrando-se ao ciclo ecológico”, complementa a parlamentar.

Relator do PL 1959 na Comissão de Administração Pública, o deputado Tony Gel (MDB) deu parecer favorável à matéria. Ele ressaltou, contudo, a importância de se garantir um tempo de adequação aos estabelecimentos comerciais. Foi nesse sentido que o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Delegado Erick Lessa (PP), aprovou o adiamento da votação. (Fonte: Folha de PE)

2 COMENTÁRIOS

  1. Urgente se faz a proibição de sacolas plásticas em supermercados em Petrolina. É preocupante a quantidade de sacolas soltas no espaço, tanto na cidade como em povoados pelo interior afora.

  2. Os canudos de plásticos são um Delta no mundo dos plásticos que infestam o meio ambiente, mas já é alguma coisa. Assistam aos filmes “MAR VERMELHO” E “OCEANOS DE PLÁSTICOS”, ENTREM NO YOUTUBE e vejam esses filmes. Em MAR VERMELHO vocês verão que as queimadas na Amazônia é um Delta em relação ao que fazem com os oceanos e vida marinha, isso mesmo, afetam a vida no planeta muito mais do que qualquer outra coisa. Para esconderem o que ocorrem com os oceanos e não prejudicarem os interesses dos fabricantes de plásticos e assassinos da vida marinha, eles inventaram AQUECIMENTO GLOBAL, EFEITO ESTUFA, MUDANÇAS CLIMÁTICA, etc,etc, tudo mentira, é isso mesmo, tudo mentira, primeiro porque o CO2 não faz nenhum mau ao planeta, pelo contrário, a agricultura depende dele, vejam o Dr. Carlos Mollion, entrem no youtube e vejam suas palestras, desmistificando todas essas falácias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

nove + catorze =