ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito Miguel Coelho admite possibilidade de ‘congelar’ tarifa de ônibus em Petrolina até solução definitiva

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2017 às 08:06

Enquanto na Região Metropolitana do Recife (RMR) o novo reajuste tarifário do transporte coletivo passará a vigorar a partir de amanhã (6), em Petrolina o assunto ainda deve render polêmica. O ponto-chave é um projeto de lei de autoria do então vereador Geraldo da Acerola (PT), aprovado na última legislatura, o qual garante a permanência da função de cobrador de ônibus. O recém-empossado prefeito Miguel Coelho (PSB) voltou a se mostrar veementemente contrário à proposta por esta não ter valor jurídico, já que foi considerada inconstitucional pela própria assessoria da Casa Plínio Amorim. A questão é que representantes das empresas de ônibus alegam que a manutenção dos cobradores implica numa oneração da tarifa. Mas o prefeito, mesmo sendo contrário ao […]

Geraldo Miranda deve voltar a comandar o trânsito de Petrolina

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2017 às 06:20

Ex-superintendente da antiga EPTTC, hoje AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade e Trânsito de Petrolina), Geraldo Guilherme Miranda deve voltar a comandar as ações do órgão no novo governo comandado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB). A informação veio através do vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão, PTB). “É dada como certa essa nomeação”, confirmou o petebista, que voltou ao grupo do prefeito Miguel esta semana, após alguns meses de afastamento. Geraldo comandou o trânsito petrolinense nos governos do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que foi prefeito de Petrolina em três oportunidades, e no de Guilherme Coelho (PSDB), deputado federal que já foi gestor de Petrolina em dois mandatos.

Casas em situação de risco são removidas das margens de canal em Juazeiro

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2016 às 16:02

A obra de urbanização do Canal Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), segue em ritmo acelerado e, seguindo o cronograma da obra, na manhã desta quarta-feira (28) 16 casas construídas em áreas impróprias, ou em situação de risco às margens do canal, foram demolidas para que a obra avance ainda mais. Desde o mês de setembro a equipe técnica social responsável pelo acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Juazeiro, coordenada pela diretoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade (Sedis), está em campo identificando todas as situações de risco. Ainda restam oito imóveis que precisam ser demolidos. Segundo a prefeitura, as famílias das 16 moradias demolidas hoje já estão realocadas em moradias do […]

Tarifa de ônibus em Petrolina pode passar dos R$ 4 a partir de 1° de janeiro de 2017

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2016 às 07:15

Que os usuários de ônibus em Petrolina devem começar 2017 pagando um pouco mais pela tarifa, isso já é uma certeza. A única dúvida, porém, é quanto ao novo valor da passagem.  Uma reunião realizada na manhã de ontem (27), no Conselho Municipal de Transporte Coletivo, definiu que a partir do dia 1°de janeiro, a tarifa passaria para R$ 3,85 – ante os R$ 3,20 cobrados atualmente. Esse valor seria levando em conta a permanência da figura do cobrador, cujo projeto de lei – de autoria do vereador Geraldo da Acerola – foi aprovado há poucas semanas na Casa Plínio Amorim. Participaram da reunião representantes de várias entidades, a exemplo da Uespe, Autrac, Feamupe, Asociação dos Frentistas e dos Taxistas, […]

Presidente da Cubape afirma que reajuste de tarifa de ônibus em Petrolina não está ligado a projeto de Geraldo da Acerola

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2016 às 12:33

Após a informação divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) de que a passagem de ônibus em Petrolina poderá passar dos R$ 4,00, caso o prefeito Julio Lossio sancione o projeto de lei, de autoria do vereador Geraldo da Acerola, obrigando a permanência da figura do cobrador, o presidente da Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, decidiu se pronunciar. Ele contesta que uma coisa esteja ligada a outra, até porque já houve reajustes na passagem de ônibus na cidade, ainda com a presença dos cobradores.

Após reclamações, prefeitura diz não ter previsão para reparos em buraco no acesso ao Distrito Industrial

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2016 às 10:33

Os motoristas que estão preocupados com um buraco localizado no acesso ao Distrito Industrial de Petrolina vão precisar de um pouco de paciência. É que, pelo visto, eles terão de conviver com o incômodo pelos próximos dias. Após as denúncias feitas pelo Blog, a Secretaria Municipal de Infraestrutura se pronunciou sobre a situação da via e informou apenas que, no momento, não há previsão de atendimento. Ou seja, o jeito é esperar.

Falta de estrutura em pontos de ônibus ainda gera revolta em Petrolina

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2016 às 08:00

A falta de abrigo nos pontos de ônibus em Petrolina tem obrigado muita gente a passar ‘maus bocados’ enquanto aguarda a chegada dos veículos. Na Avenida Cardoso de Sá, área central da cidade, os usuários de transporte coletivo andam revoltados com a falta de estrutura em um ponto de ônibus, onde falta tudo. Quem precisa utilizar o local reclama da falta do descaso. Atento à situação, o comunitário Morlone Montalvão dispara contra esse cenário: “Há quatro anos moro nesta rua, uma das mais movimentadas da cidade, e a única melhoria que vi foi colocarem um poste para marcar um ponto de ônibus. Fico me perguntando como a população aceita isso tanto tempo de uma administração. É desumano deixar a população sob […]

Passagens de ônibus podem ultrapassar R$ 4 caso Lóssio sancione projeto que obriga permanência de cobradores, diz Setranvasf

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2016 às 08:16

A aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Geraldo da Acerola, que obriga a permanência de cobradores nos ônibus de Petrolina, pode respingar no bolso do usuário. Em nota enviada ao Blog, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf) explica que, caso o projeto seja sancionado pelo prefeito Julio Lossio, os valores das passagens podem ultrapassar os R$ 4,00 na cidade. Acompanhem a nota: Em virtude dos avanços tecnológicos e da ampla utilização do Cartão Bip, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf) reafirma a importância e a necessidade de readequações nos coletivos. A circulação de ônibus sem cobradores é uma realidade em várias […]

Projeto dos cobradores de ônibus aprovado na Casa Plínio Amorim pode virar ‘batata quente’ para Miguel Coelho

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2016 às 17:00

Pelo que se viu ontem (15) na sessão plenária que aprovou na Casa Plínio Amorim o projeto de lei obrigando a permanência da figura do cobrador no transporte coletivo de Petrolina, ninguém tem dúvidas de que o prefeito Julio Lossio (PMDB) irá sancionar o projeto, de autoria do vereador Geraldo da Acerola. Muito pelo contrário. O próprio líder da bancada governista, Betão (PMDB), afirmou que a orientação de Lossio era para que os seus pares respaldassem a proposta. Ou seja, essa ‘batata quente’ vai acabar caindo no colo do sucessor de Lossio, Miguel Coelho (PSB), que lamentou o fato de os vereadores terem aprovado um projeto “inconstitucional”. A bronca, pelo que parece, está só começando.

Em meio a controvérsias, projeto de Geraldo da Acerola garantindo cobrador nos ônibus é aprovado na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2016 às 16:59

Em meio a muitas controvérsias que se arrastaram por semanas, os vereadores da Casa Plínio Amorim decidiram aprovar, por ampla maioria – 13 votos e uma abstenção – o projeto de lei de autoria de Geraldo da Acerola (PT), propondo a obrigatoriedade da função de cobrador no transporte coletivo de Petrolina. Juntamente com o projeto também passou uma emenda do líder da bancada governista, Adalberto Filho ‘Betão’ (PMDB), que isenta o transporte alternativo de passageiros – as vans – de ter cobrador.

Calçada deteriorada no Centro de Petrolina continua atrapalhando pedestres

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2016 às 08:20

De um lado, a Rua Dr. Julio de Melo. Poucos metros depois, a Avenida Guararapes. A proximidade entre as duas vias faz com que a circulação na área seja muito grande. O problema é o trecho de calçada que liga ambos. Caminhar nesse local, entre as duas vias, no Centro de Petrolina, é uma tarefa árdua. Por isso, há anos a população luta pelo reparo da calçada, cheia de buracos e pedras soltas. Pior para quem tem algum problema de mobilidade.

O jogo de cena e a pouca responsabilidade no legislativo de Petrolina

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2016 às 06:40

No apagar das luzes de 2016 os vereadores de Petrolina, alguns em final de mandato, resolveram brindar a cidade com a votação do projeto de lei que obriga a manutenção dos cobradores nos ônibus, vans e micro-ônibus da cidade. Não são todos, mas a maioria. Isso, mesmo com um parecer contrário do departamento jurídico da Casa Plínio Amorim indicando a inconstitucionalidade da lei, e diante da informação que as tarifas de ônibus podem passar de R$ 4,00 – caso a lei seja aprovada. Nada disso importa. Para os vereadores (em fim de mandato ou reeleitos) parece que só importa aparecer bem na foto e fazer jogo de cena para o povo. As empresas de ônibus têm um longo histórico de […]


Últimos Comentários