Santa Maria da Boa Vista: Prefeita solidariza-se com produtores do Fulgêncio e se mobiliza para evitar novos cortes de energia

por Carlos Britto // 17 de julho de 2015 às 19:28

ElianeA prefeita de Santa Maria da Boa Vista (PE), Eliane costa, solidarizou-se com o corte no fornecimento de energia para os pequenos produtores do Perímetro de Irrigação Fulgêncio.

Numa nota enviada à imprensa, a gestora afirma que o procedimento “gera insegurança” entre os produtores. Ela disse ainda ter entrado em contato com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e com o superintendente da 3ª SR Codevasf, solicitando providências para normalizar a situação. Ela disse também que vem levantando essa bandeira, junto com os irrigantes do Fulgêncio, em busca de alternativas para minimizar a questão.

Confiram a íntegra da nota:

O corte no fornecimento de energia no projeto Fulgêncio, município de Santa Maria da Boa Vista, foi mais um procedimento indesejável que penaliza o pequeno produtor e prejudica o andamento normal das atividades produtivas na região. Ocorre que a burocracia e a indecisão estatal são algo que atrapalha muito o desenvolvimento de vários programas de produção no campo. O trabalhador não sabe exatamente com o que e quando pode contar com os meios ou subsídios anunciados. É o caso do fornecimento de energia para os perímetros irrigados dos reassentados da barragem de Itaparica. A indefinição sobre a regularização nos pagamentos da energia nesses perímetros é mais um fator a gerar incertezas e prejuízos, e essa é a principal preocupação dos produtores e motivo do nosso manifesto.

Sem energia, é evidente que para a produção. Sem produção não tem empregos, sem emprego vem o desespero das famílias no campo e o agravamento dos problemas sociais que se estendem para as cidades. Todos nós sabemos que o governo federal é conhecedor de suas responsabilidades com os reassentados do Fulgêncio em relação ao pagamento da referida energia, mas o poder de decisão é lento e penaliza a todos, de forma cruel e direta aos pequenos e médios produtores da região. Bate um certo desespero. Evidente que o comércio e toda a população do município de Santa Maria da Boa Vista sofrem as consequências: cai o emprego, enfraquece a renda; batem as incertezas. Isso precisa ser resolvido. Não pode ficar se repetindo, sequer alimentar dúvidas sobre a solução do problema.

Por isso, na condição de prefeita de um município que vive basicamente da fruticultura irrigada, visando a intermediar uma solução para este problema, percorri os caminhos. Estive várias vezes em reunião com os produtores do projeto Fulgêncio; acompanhei os reassentados numa missão reivindicatória a Itaparica; foi o principal assunto que levei à marcha dos prefeitos e prefeitas à Brasília. Inclusive, na companhia do deputado federal Gonzaga Patriota, estive na presidência da Codevasf, na capital da República. E neste momento, venho fortalecer o meu apelo no sentido de aumentar o diálogo com o campo e abreviar uma solução, através de ações justas e inadiáveis.

Logo que informada sobre o corte no fornecimento, acionei o deputado Gonzaga Patriota, entrei em contato com o superintendente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf João Bosco Alencar Lacerda; mais uma vez reuni-me com os reassentados do projeto Fulgêncio em busca de alternativas. Mais que um corte de energia, corta-se a produção e o direito do trabalhador produzir e gerar emprego e renda.

Contudo, cabe-nos sermos solidários com o momento e refazer o nosso compromisso. O município de Santa Maria da Boa Vista não medirá esforços em fazer sua parte e buscar solução concreta para este problema.

 Eliane Costa/Prefeita Santa Maria da Boa Vista (PE)

Santa Maria da Boa Vista: Prefeita solidariza-se com produtores do Fulgêncio e se mobiliza para evitar novos cortes de energia

  1. dedino disse:

    Ei bichinha. tu num tá terminano as praça, tu vai fazer alguma coisa pelo povo do projeto. Tu só sabi cumeçar reforma nas praça e para que é pro povo pensar que tu tá fazendo muita coisa, muié deixa disso, o povo num é besta não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários