SAAE intensifica trabalho das equipes no período de chuvas e volta a pedir a colaboração da população juazeirense

2

Para reduzir os transtornos provocados pela últimas chuva na cidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA) intensificou o trabalho de manutenção nas redes coletoras de esgoto e limpeza dos Poços de Visita (PVs). De acordo com a chefe do Setor de Esgotos, Evanilda Barros, todas as equipes estão de prontidão e, como há previsão de mais chuva para este final de semana, o serviço de plantão também será ampliado.

Uma prática comum em muitas residências é a água da chuva ser ligada diretamente na rede de esgoto, o que provoca o extravasamento, já que a rede não foi dimensionada para receber águas pluviais. As equipes do SAAE alertam os usuários no sentido de que evitem jogar lixo dentro do PVs, pois isso acaba obstruindo a rede e dificultando o serviço de limpeza.

Para a coleta do lixo domiciliar o roteiro permanece inalterado, com todos os caminhões e as equipes fazendo diariamente a retirada de 170 toneladas de lixo que são depositados no aterro sanitário. Já as outras equipes trabalham na retirada de 100 toneladas de entulhos todos os dias, utilizando, além do material humano, quatros caçambas e duas máquinas tipo patrol. É necessário, no entanto, que a população colabore para manter a cidade ainda mais limpa, evitando colocar o lixo na calçada fora do horário da coleta. Este lixo acumulado, no período chuvoso, acaba sendo arrastado para os bueiros, causando o entupimento das galerias e consequentemente alagamentos.

Colaboração

No Centro da cidade os caminhões compactadores passam todos os dias, seja pela manhã ou à tarde e, nos bairros, mantém o roteiro em dias alternados. Já para a retirada de entulhos estamos com as equipes todos os dias em diversos bairros, principalmente nesse período chuvoso. É preciso que os moradores tenham consciência e evitem jogar resto de material de construção, móveis usados, garrafas pet e outros tipos de materiais em terrenos baldios, pois isso só causa transtornos para os próprios moradores”, pediu Jadson Pereira, gestor técnico do SAAE. (foto/divulgação)

2 COMENTÁRIOS

  1. Aí é que está, não seria necessário toda essa mobilização se a própria prefeitura fechasse esses canais que cortam a cidade inteira. É ridículo que em pleno 2018 uma cidade como Juazeiro tenha canais de esgoto a céu aberto! ?

  2. Os esgotos são necessários para escorrer águas pluviais mas, o que acontece é que jogam esgotos nesses canais e caem no rio agredindo o meio ambiente.Deveria haver uma maior fiscalização por parte dessas empresas saneamento quanto essas práticas afinal recolhem a taxa de saneamento justamente para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

17 − 8 =