Rui Costa e representantes de agência da ONU inauguram agroindústria de processamento de frutas em Uauá nesta quinta-feira

por Carlos Britto // 20 de julho de 2016 às 18:30

O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da ONU (FIDA), Kanayo Nwanze, e o diretor para a América Latina e Caribe, Joaquim Losano, chegaram à Bahia, na terça-feira (19), para uma visita oficial de dois dias a comunidades rurais que receberam investimentos do acordo de empréstimo entre o Fida e o Governo da Bahia. Nesta quinta-feira (21) a comitiva, juntamente com o governador Rui Costa, inauguram a Agroindústria de Processamento de Frutas da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), na sede do município de Uauá, situado no no norte do Estado.

Foram investidos R$ 4 milhões em obras, equipamentos, capacitações e assistência técnica para fortalecer a cadeia produtiva do umbu, maracujá do mato e outras frutas nativas da caatinga. Com capacidade instalada parta fabricar anualmente de 800 toneladas, a agroindústria irá modernizar a produção, diversificar o mix de produtos e proporcionar aumento da renda dos agricultores familiares da região.

A unidade beneficiará 3.225 famílias, expandindo esse número, que atualmente é de 872 famílias assistidas pela cooperativa. A agroindústria da Coopercuc é a primeira unidade implantada pelo Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado a partir de acordo de empréstimo com o Fida – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Erradicação

O Projeto Pró-Semiárido é executado a partir de um acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fida, com investimentos na ordem de 100 milhões de dólares destinados à erradicação da pobreza no semiárido baiano. Os recursos serão aplicados em assistência técnica, insumos produtivos ajustados para o semiárido e transformação da produção, beneficiando diversas cadeias produtivas da agricultura familiar – umbu, maracujá do mato, criatório de cabras e abelhas, licuri, entre outras. (foto: Matheus Pereira/GOVBA/divulgação)

Rui Costa e representantes de agência da ONU inauguram agroindústria de processamento de frutas em Uauá nesta quinta-feira

  1. Cego às avessas disse:

    Enquanto a Bahia emplaca investimentos na indústria, pernambuco amarga os desastrosos resultados do governo “modelo de gestão técnica e eficiente” do PSB!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários