Programa de Gestão Ambiental integra ações em Petrolina e Juazeiro

por Carlos Britto // 17 de agosto de 2010 às 15:41

ponteEm Petrolina e Juazeiro, o Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais, conhecido como Gpontes, pretende cumprir as condicionantes para a emissão de licenças ambientais. O trabalho de educação e comunicação socioambiental desenvolvido é uma das exigências do Ibama para a construção das pontes.

Para tal, uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve campanhas de sensibilização, conscientização e envolvimento da comunidade ribeirinha nas questões socioambientais e de sustentabilidade, diante das transformações geradas pelas obras, mostrando os benefícios e adequações ambientais, resultantes da construção da ponte. O programa acontece em parceria entre as prefeituras dos municípios, escolas públicas e construtoras responsáveis pela execução das obras.

Estão previstas ações de comunicação e educação socioambientais, como parte desse trabalho. A intenção é ajudar os cidadãos a se adaptarem às modificações trazidas pela obra. As mudanças são de ordem social, ambiental e econômica, daí a necessidade da participação direta de crianças, jovens e adultos.

Durante a visita da equipe multidisciplinar do projeto ocorrem oficinas socioambientais, reuniões públicas e atividades envolvendo toda a comunidade. De três em três meses, a equipe visita a cidade, cumprindo três campanhas em cada localidade. Nas oficinas aplicadas por meio de cartilhas educativas, mascotes e fantoches, músicas e comunicação, os participantes são convidados a refletir sobre seus hábitos e costumes e de como transformar a realidade no qual estão inseridos por meio de práticas socioambientais. São apresentados conteúdos como saúde, qualidade de vida, sustentabilidade, limpeza e preservação do meio ambiente, separação e correta destinação do lixo, educomunicação e a ecoformação por meio dos conceitos dos quatro elementos – ar, água, terra e fogo.

O projeto de proporções federais já iniciou as campanhas de educação e comunicação socioambiental em diversas comunidades espalhadas pelo país. Os locais onde já acontecem as obras de implantação das pontes são o Araguaia (Rondônia- Pará), Itacutu (Roraima- Guiana Inglesa), Cocó (Ceará), São Francisco (Bahia-Minas Gerais, Bahia-Pernambuco- Bahia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!