PRF apreende em Salgueiro carga irregular de madeira

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2022 às 07:45

Foto: PRF/divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última terça-feira (23), cerca de 50 metros cúbicos (m³) de madeira serrada transportados de forma irregular. Além de exceder o quantitativo do produto descrito no documento florestal, os policiais identificaram diversas espécies diferentes da autorizada. A abordagem ao veículo se deu na BR-116, em Salgueiro (PE), Sertão Central.

Atendendo à solicitação dos agentes, o condutor apresentou Guia Florestal e nota fiscal válidas, porém os procedimentos de medição e identificação da carga apontaram duas divergências. A primeira delas foi a quantidade de madeira transportada. Enquanto a documentação autorizava o transporte de 33m³ do produto, a medição apontou um excesso de mais de 17m³, totalizando 50,19 m³ de madeira serrada.

Os policiais rodoviários observaram que foi declarado nos documentos que a carga transportada tratava-se de madeira serrada da essência Manikara Huberi (Ducke) Chevalier, popularmente conhecida por Maçaranduba, contendo sarrafos, vigas, pranchas, tábuas e ripas. Porém uma análise minuciosa apontou a existência de outras cinco essências de madeiras.

O veículo e toda a carga foram apreendidos e ficaram à disposição do Ibama para apuração do crime, que se enquadra no parágrafo único do artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (transportar, adquirir, vender madeira, lenha, carvão sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.