Presidente da Compesa rechaça dessalinização e diz que forma mais viável para abastecer Nordeste é a Transposição do São Francisco

por Carlos Britto // 25 de abril de 2019 às 14:32

Eixo norte da Transposição, em Cabrobó-PE. (Foto: Arquivo Divulgação)

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, descartou completamente o processo de dessalinização como alternativa de abastecimento d’água para a Região Nordeste. A declaração foi dada ontem (24) ao Programa ‘Debate’, da Rádio Jornal, comandado por Geraldo Freire.

Segundo Tavares, a forma mais viável de levar água ao povo nordestino é por meio da Transposição do São Francisco. O presidente da Companhia justificou que a dessalinização custaria sete vezes mais para abastecer a região. A Compesa, aliás, possui o maior dessalinizador em funcionamento no país, que fica localizado no arquipélago de Fernando de Noronha.

Presidente da Compesa rechaça dessalinização e diz que forma mais viável para abastecer Nordeste é a Transposição do São Francisco

  1. Coelho disse:

    Concordo plenamente, as falas de Bolsonaro de trazer água do mar para acabar com a seca do semiárido não passa de balelas de um ignorante. Já pensou dessalinizar água a um custo acima de quatro reais o metro cúbico, bombear pra levar a mais de 300 quilômetros com um desnível de 300 metros subindo. Se os projetos irrigados que a água vem por gravidade até as estações de bombeamento pagam um absurdo nas contas de água, imagina ai nessa situação.

    1. Amigo de Petrolina disse:

      Texto completo no link: “https://portal.fiocruz.br/noticia/radis-analisa-o-impacto-da-transposicao-do-rio-sao-francisco”

      Em março de 2017, o primeiro trecho da obra, que corresponde ao Eixo Leste, foi entregue com direito à dupla inauguração: uma oficial, com o presidente Michel Temer, e a outra popular, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dias depois, Radis esteve no sertão de Pernambuco, fronteira com a Paraíba. O percurso de nossa reportagem começa em Sertânia, exatamente na barragem de Campos – a maior das quatro construídas no município, a 314 quilômetros do Recife -, com os pés banhados pelo Velho Chico. É um volume d’água de encher os olhos de qualquer nordestino. Mas essa abundância tem um preço: as obras deixaram muitas marcas na população e o projeto fez crescer o interesse do agronegócio e dos setores industriais. Enquanto isso, a água, esse bem público, ainda não chegou nas torneiras. No sertão, nada é apenas o que parece.

  2. Amigo de Petrolina disse:

    Qualquer coisa que seja proposta por outro governo que não dos subalternos de Lula, ninguém ligado ao PSB vai admitir nada que venha do atual governo.

  3. Defensor da liberdade disse:

    Quero saber de onde vão tirar a energia para dessalinizar água em nível industrial, vai sair bem baratinha essa água. Bozonaro quer fazer isso para agradar a tara dele por israelenses, que todo neocon tem, o povo “eleito” kkkkkkkk.

    1. MARCIUS disse:

      Conhece energia fotovoltaica??? ou solar?? Não estou dizendo que o projeto é viável, mas não por falta de energia. Estamos no maior área de produção de energia solar por m² do mundo. Apenas não “sabemos ou não queremos aproveitar”. Apenas acho que a transposição, poderia ter sido feita, caso o intuído fosse mesmo consumo humano, por tubos, visto que seria uma obra mais barata, com menos desperdício por roubo e por evaporação. Com certeza teve muita informação privilegiada nas terras ao entorno dela para grandes empresários.

      1. Defensor da liberdade disse:

        Como falei para um leitor abaixo, energia solar é um engodo para agradar progressista melancia (verde por fora e vermelho por dentro). É cara, não tem rendimento que compense o custo e ainda causa mais danos ambientais que as fontes convencionais. Esqueça essa babaquice, nosso povo não tem dinheiro para bancar fanfarronice, ou é energia nuclear (barata, limpa e eficiente) ou passar o resto da vida pagando uma das tarifas de energia mais caras do planeta. O custo não pode ser maior que o benefício. Água embaixo da terra tem de sobra, o Brasil inteiro é rico em águas subterrâneas, falta é dinheiro para investir. Mas concordo com você, a transposição também foi um erro grotesco para encher os bolsos dos políticos.

  4. Sérgio João de Souza disse:

    Na verdade se utilizar energia solar para realizar esse processo pode ser alto o investimento hoje, mais futuramente com certeza o custo vai ser muito mais baixo.
    Esse cara da Celpe visa lucros milionário.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Energia solar é? Kkkkkkkkk aí tem que ser no mínimo uma termelétrica. Energia solar é enganação para progressista ver. Energia ou é termelétrica, ou nuclear ou hidráulica. O resto é enganação.

      1. MARCIUS disse:

        Discordo. Hj a Alemanha tem acho que quase 50% de cobertura em energia solar com insolação menos da metade da nossa.

        1. Defensor da liberdade disse:

          Sim é verdade, porém o custo de manutenção é absurdamente elevado, e a produção é deficiente se comparado às usinas nucleares que os teutônicos estão abandonando. Tanto é que o custo do kW/h na Alemanha mais que dobrou com o uso da energia solar. A indústria alemã tem se queixando bastante do preço da energia. Esqueça meu amigo, energia é nuclear e acabou, o resto é enganação. E agora com a fusão nuclear progredindo a passos largos, é que vai melhorar ainda mais.

  5. Edilberto disse:

    Será que só no Brasil, essas coisas não dar certo? Israel era um deserto virou um grande produtor agrícola. Uma hora reclamam que o São Francisco está secando, quando alguém toma alguma atitude pra resolver vem as críticas. Sem contar que essa transposição faz anos que vejo falar nisso, agora está se concretizando com um investimento mais de 10 bilhões e, dez vezes maior que o projeto inicial, uma verdadeira fonte de propinas para políticos. Deixo aqui um alerta, se essa distribuição não for bem gerida é capaz que o velho Chico seque mesmo e, acabe beneficiando como sempre os grandes fazendeiros e seus projetos de irrigação o pobre Nordestino continuará passando sede. Se cada grande fazendeiro no decorrer dos canais começarem a puxar canais para suas fazendas a coisa vai ficar feia.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Israel é um país que vive sugando a comunidade internacional por que suas contas militares e até mesmo econômicas não fecham, ainda mais com esse modelo de produção socialista deles que não vive sem subsídios do governo israelense. Acorda Alice do país das maravilhas, o problema da dessalinização é o consumo de energia, já temos uma das tarifas mais caras do planeta, se tirarem mais uma parte para dessalinizar a água, aí é que o preço vai explodir de vez.

  6. meandro disse:

    A dessalinização seria para suprir demandas, urbanas e industriais do litoral nordestino onde se encontra o maior volume do consumo dos estados, realizando assim uma menor pressão sobre os recursos hídricos nos interiores da região. Já as tecnologias de Israel sempre serão bem vindas, se não fossem as mesmas adaptadas pela Embrapa não teríamos este oásis que é a fruticultura irrigada no semiárido.
    Sobre a transposição, isso deveria ser bastante estudado, já se gastou muito nos governos anteriores para um baixo resultado. Além de, já se falar em transpor águas do rio Tocantins para o São Francisco e sabe-se que não só de água é composto um rio, inúmeras espécies de peixes, crustáceos e vegetais que pertencem a uma bacia hidrográfica podem ser exóticas para outra bacia levando devastação e desequilíbrio ambiental. Hoje o são Francisco já sofre a extinção de diversas espécimes que eram fonte de alimento para populações ribeirinhas.

    A seca é real e complexa e a falta d’água não será resolvida com achismos e/ou rivalidades políticas.

    1. MARCIUS disse:

      Verdade. E não há interesse em acabar com a famigerada “indústria da seca” Moeda de troca de votos por carros pipas.

    2. Adelmo Nunes Ferreira disse:

      As oligarquias políticas do Nordeste, sempre preocupadas em manterem seus currais eleitorais, em detrimento da miséria de grande parte do povo Nordestino.
      Quando um governo sério, não comunista, tem um projeto exequível, para desenvolver a região, aparece os fanáticos pelo PT, e os coronéis da política dominante a décadas, acham contraproducente o projeto.
      Querem continuar o seu monopólio político, e continuar manipulando o admirável gado novo.

  7. OTAVIO disse:

    A seca no Nordeste é fruto da subserviência política a que os sertanejos do Nordeste são submetidos. A Mãe Natureza já faz a dessalinização das águas do mar sem nenhum custo, e, mais, também as transporta sem nenhum custo, resta saber aproveitá-las. Todos os córregos e riachos deveriam ser interceptados por pequenos barramentos, com o intuito da água infiltrar no solo(barragem subterrânea), e daí se fazer a sua captação através de Poços Amazonas, pequenos bombeamentos para jogar nas cisterna já existentes. É água suficiente inclusive para pequenas irrigações individuais, onde o proprietário da terra permaneceria na terra, não seria desapropriado como nos projetos públicos, eles mesmos dariam manutenção e operação nesses pequenos bombeamentos, pois são conjuntos motobombas de fácil aquisição,operação e manutenção, ao contrário dos grandes projetos, onde não rara vez o motor tem de ser encomendado e só se conserta em grandes oficinas. Então, taí a solução, os grandes projetos de irrigação devem continuar a serem implantados, mas a até 70 km do Rio S. Francisco, fora daí, fica muita cara a água.

  8. OTAVIO disse:

    E mais, ia esquecendo de dizer, água de chuva, dessalinizada pela Mãe Natureza, de primeiríssima qualidade, bem melhor do que a do Rio São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários