Potencialidades do umbu serão debatidas em seminário online nesta sexta

1
Foto: Marcos Maia/divulgação

Um dos frutos mais conhecidos do semiárido nordestino, o umbu será tema de um seminário online promovido pela Embrapa, que acontecerá nesta sexta-feira (11), das 10h às 11h30. O objetivo é difundir conhecimentos e informações sobre o umbuzeiro, uma das espécies frutíferas nativas mais importantes da região. O evento será transmitido pelo canal YouTube da Embrapa.

O seminário contará com a participação dos pesquisadores da Embrapa Semiárido em Petrolina, Visêldo de Oliveira e Maria Auxiliadora Coelho, que apresentarão as palestras ‘Recursos genéticos de umbuzeiro’ e ‘Qualidade, compostos bioativos e prevenção a perdas pós-colheita do umbu’, respectivamente. O evento também trará a experiência do produtor Dilermano Fonseca sobre a introdução do umbu gigante na região sudoeste da Bahia.

A transmissão compõe a programação do webseminário sobre ‘Produção e Valorização do Umbu e outras Spondias no Nordeste’ – evento organizado pela Embrapa, em parceria com a Empaer, Sociedade Brasileira de Fruticultura e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciência Agrárias.

A produção do umbu ainda é basicamente extrativista, sendo coletado e beneficiado principalmente por cooperativas de agricultores familiares no Nordeste. Essa realidade pode mudar com a ajuda da pesquisa da Embrapa, que registrou, em 2019, as primeiras cultivares de umbuzeiro do País. Foram quatro novos materiais registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA): BRS-48, BRS-52, BRS-55 e BRS-68.

Demandas

As cultivares possuem características que atendem a demandas da cadeia produtiva, tanto para o consumo como fruta fresca quanto para o processamento nas agroindústrias de doces, geleias, sucos, picolés, sorvetes, compotas e bebidas artesanais. Este é um passo importante para o estabelecimento futuro de um sistema de produção comercial do umbuzeiro.

1 COMENTÁRIO

  1. Temos como exemplo a Coopercuc – Cooperativa Agrícola Familiar de Curaça, Uauá e Jaguarari que exporta o doce, cerveja e geleias de umbu para a Europa.

    Pesquisem Coopercuc no sertão da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome