Polícia Civil em Petrolina orienta cidadãos contra golpes pelo OLX

por Carlos Britto // 01 de outubro de 2021 às 18:39

Foto: divulgação

Golpes pelo aplicativo de vendas OLX vêm se tornando rotineiros em Petrolina e região, a ponto de a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) estar sempre orientando os cidadãos a evitarem cair em armadilhas criminosas. De acordo com a PCPE, em média cinco pessoas por semana são vítimas desse tipo de golpe.

A prática funciona da seguinte forma: o estelionatário visualiza um anúncio de determinado veículo, criando e divulgando outro anúncio com as mesmas características, porém com um preço inferior. Quando a vítima entra em contato com o estelionatário, este entra em contato com o anunciante verdadeiro e passa a intermediar uma negociação, combinando, inclusive, o encontro entre o anunciante e o comprador para analisar o veículo.

No entanto, o estelionatário comunica a cada um que não falem de valores, informando para o comprador que o veículo está com um valor inferior em decorrência de uma dívida (ou algum outro negócio) entre ele e o vendedor. Para o vendedor, informa que conseguiu um valor melhor (ou que possui algum outro negócio com o comprador).

Na maioria das vezes o criminoso pede para, um ou outro, dizer que é seu parente. Por fim, o estelionatário passa uma conta para o comprador realizar um transferência, informando que em seguida o vendedor entregará o recibo e o veículo. Já para o comprador, o estelionatário afirma que irá transferir o valor quando receber do comprador. Às vezes, o estelionatário apresenta um TED Ou DOC falso, quando na verdade é um comprovante de depósito inexistente. Devido ao contato pessoal com o vendedor e com o veículo, o comprador acaba caindo no golpe.

O golpe é praticado por agentes de outros Estados (geralmente Sul e Sudeste). Apesar das identificações e medidas cabíveis adotadas pela polícia judiciária, é imprescindível que todos tenham conhecimento dessa prática e evitem cair no golpe.

Medidas

Algumas medidas podem ser tomadas na hora de negociar um veículo:

1 – Jamais transfira valores para contas de terceiro, mesmo que o dono lhe fale que é para transferir;

2- Somente realize transferência para conta de terceiro se a informação estiver em contrato assinado pelas partes, pois assim ninguém poderá alegar que foi enganado;

3- Procure identificar se existem anúncios com as mesmas características do veículo interessado na mesma região;

4- Verifique se, em anúncios parecidos, há fotos idênticas em ambos. Se encontrar, verifique se tratar do mesmo anunciante;

5 – Fique atento a fotos de veículos em paisagens diferentes ou desconhecidas da região anunciada;

6- Se combinar em ver algum veículo, seja franco e pergunte ao vendedor se há algum intermediário no negócio;

7 – Caso identifique possível golpe, procure a polícia com os dados passados pelo estelionatário (telefone, conta, etc).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *