Pneus velhos são transformados em obras de arte no Sertão do Pajeú

por Carlos Britto // 09 de março de 2015 às 21:37

Arte pneus 1Arte pneus 2A criatividade do sertanejo não conhece limites. Assim como tantos outros artistas, quem prova isso é Alan Roque, borracheiro do Sertão do Pajeú, da cidade de Carnaíba. Ele se apropriou da matéria-prima que trabalha e fez dos pneus a fonte de inspiração para fazer aflorar o seu talento.

Ainda na escola, o artista começou a transformar em arte os pneus abandonados na borracharia do seu pai, onde atualmente trabalha. “No início comecei a fazer por brincadeira, para presentear amigos e familiares, até que descobri que algumas pessoas vendiam objetos iguais aos meus. Daí resolvi partir para fazer profissionalmente”, conta.

Agora não se sabe mais se Alan é borracheiro ou artesão. O dinheiro que consegue com a venda de seus produtos é responsável por cerca de 40% da sua renda familiar. “Poderia ser 100%, é porque me dedico mais à borracharia”, diz ele que não esconde que pretende se dedicar exclusivamente às artes.

O que iria ser descartado trazendo danos ao meio ambiente se transforma em araras, tucanos, pelicanos, gansos, cadeiras, sofás, poltronas, pula-pula, entre outros. Uma infinidade de animais e objetos que enfeitam jardins e residências do Sertão inteiro.

Quem passa na Rua Saturnino Bezerra, no Centro de Carnaíba, não tem como não parar e admirar a arte de  Alan. A borracharia se transformou em atração turística na cidade. Além de Carnaíba, os produtos também podem ser encontrados na Casa do Artesão, na Concha Acústica de Serra Talhada. (Fonte/fotos: Papiro Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários