PF apreende cocaína e maconha no aeroporto do Recife em intervalo de 10 horas

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2022 às 09:21

Foto: PF/divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou ontem (22), em menos de 10 horas, duas prisões em flagrante no Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife (PE). A primeira a ser presa foi uma maquiadora de 28 anos, natural e residente em Fortaleza (CE), quando os policiais federais identificaram duas malas com concentração de substância orgânica após exposição ao aparelho de raios X num voo partindo de Natal (RN), com escala na capital pernambucana. O destino final seria Paris, na França.

Ao serem abertas as malas, foram encontrados escondidos em fundos falsos aproximadamente 5 quilos de cocaína. Além da droga, também foram apreendidos um aparelho celular, agenda pessoal e a quantia de 1.365 euros – o equivalente a cerca de R$ 7.500,00. A mulher informou que mantém um relacionamento amoroso com um francês, e foi ele quem lhe entregou as duas malas e custeou suas passagens e despesas para Paris. Disse também que não sabia que estava transportando cocaína e que não iria receber dinheiro nenhum pelo transporte das malas.

Já a segunda prisão foi de um motoboy de 24 anos, natural e residente em Manaus (AM). O federais identificaram uma mala num voo partindo de Manaus, com escala no Recife e destino final em Congonhas (SP), também após exposição ao aparelho de raio X, 10 tabletes de maconha totalizando um peso de 13,5 quilos. A erva estava escondida em meio a roupas de uso pessoal.

O motoboy já foi preso por integrar um grupo de assaltantes em Manaus. Em seu interrogatório dele não deu detalhes sobre quem o contratou, nem disse a quem entregaria a droga quando chegasse a Congonhas. Pelo transporte receberia a importância de R$ 4 mil reais.

Terminada a abordagem policial ambos foram conduzidos para a Sede da Polícia Federal onde a maquiadora acabou sendo autuada pelo crime de tráfico internacional de drogas com penas de 5 a 20 anos de reclusão e o motoboy por tráfico interestadual com penas de 5 a 15 anos de reclusão.

Balanço

Com essas duas ocorrências, já é a 24ª apreensão de drogas realizada no aeroporto dos Guararapes neste ano. Até agora são 94 quilos de cocaína e 80 de maconha apreendidos, resultando na prisão de 16 mulheres e 11 homens. Os presos passarão por audiência de custódia nesta quarta-feira (23). Caso sejam confirmadas as suas prisões preventivas, eles serão enviados para a Colônia Penal Feminina (a maquiadora) e Cotel (o motoboy). Caso contrário responderão ao processo em liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.