Petrolina e Juazeiro param para observar Eclipse Anular do Sol

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2023 às 19:58

Foto: WhatsApp/reprodução

Boa parte de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) pararam para tentar ver o Eclipse Anular do Sol, na tarde deste sábado (14), conforme este Blog divulgou na última quinta (12). A Ponte Presidente Dutra, que liga as duas cidades, ficou repleta de curiosos.

No entanto, havia uma série de restrições para observar o fenômeno astronômico. Não se deve olhar diretamente para o Sol ou utilizar folhas de raio-X, óculos escuros ou materiais caseiros para observar o eclipse. Em nenhum momento também podia se fazer uso direto de telescópios ou binóculos sem filtros específicos para observar o fenômeno. A exposição aos raios solares pode trazer prejuízos a visão de forma irreversível. Quem conseguiu fazer filtros de soldador acima do número 14 (ISSO 12312-2) conseguiu ver o eclipse por alguns segundos.

Mas o melhor mesmo foi acompanhar o fenômeno com uma equipe de professores do IFSertãoPE e da Univasf, que montou uma estrutura adequada, que incluiu telescópios adaptados com filtros especiais, nas orlas das duas cidades.

Próximos eclipses

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico. O alinhamento de Lua, Terra e Sol voltará a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto no Chuí (RS).

Foto: WhatsApp/reprodução

Petrolina e Juazeiro param para observar Eclipse Anular do Sol

  1. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    Não sei até agora a quem interessou tanta propaganda enganosa, não vi acontecer eclipse.

  2. Pé no Saco disse:

    Não sei que dá imaginação para redigir essas manchetes, Petrolina e Juazeiro pararam para ver o eclipses, não tinha 0,1 % da sociedade vendo isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários