Petroleiros retomarão esta semana oferta de combustíveis a preços justos e querem criar calendário de ações

1
Foto: arquivo

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Sindipetros filiados vão retomar nesta semana as ações de oferta de combustíveis a preços justos à população. Já estão definidas mobilizações em São Paulo (SP) e Mossoró (RN), nesta segunda (8), mas a entidade e seus sindicatos querem criar um calendário permanente para o “Dia Nacional dos Combustíveis a Preço Justo”, promovido na última semana em diversas cidades do país. Por isso, a expectativa é que novas ações ocorram nesta e nas próximas semanas.

A campanha tem como objetivo mostrar à população que os preços de gasolina, óleo diesel e gás de cozinha podem ser menores se a Petrobras mudar sua política de reajustes, baseada no Preço de Paridade de Importação (PPI). Além disso, chama atenção para o prejuízo ao consumidor com a venda de ativos da empresa, em especial de oito de suas refinarias – uma “privatização aos pedaços” da companhia.

A criação de um calendário permanente para as ações proposta por FUP e Sindipetros se justifica. Afinal, na última semana o barril do petróleo Brent, que referencia o mercado internacional, atingiu quase US$ 70 e acumulou alta de 5,2% na semana. O dólar comercial se valorizou 1,39% no mesmo período, fechando a R$ 5,684. Como a Petrobras usa o PPI para reajustar seus preços, sem considerar os custos nacionais de produção dos derivados, a expectativa é que ocorram novos aumentos de gasolina, óleo diesel e gás de cozinha nesta semana, já que o petróleo e o dólar estão em alta.

Para a FUP e seus sindicatos, somente o fim do PPI vai dar a previsibilidade necessária aos preços dos derivados. Os combustíveis sobem nos postos, mas também impactam toda a cadeia produtiva e pressionam a inflação – uma dupla perda para a população. E caso a venda das refinarias da Petrobras se concretize, essa política de reajustes vai se tornar permanente.

1 COMENTÁRIO

  1. Querem preços justos, privatizem a Petrobrás e quebrem o monopólio do refino, é bem simples. Quero ver essa turma abrir mão da mamata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

vinte − treze =