Osório Siqueira rebate colegas de oposição: “Segui o do Regimento Interno”

por Carlos Britto // 14 de dezembro de 2010 às 06:49

O presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSL), demonstrou não estar disposto em ceder à pressão da candidata a presidente da Mesa Diretora, Maria Elena (PSL),e dos colegas que a apoiam.

Em entrevista concedida após a tumultuada sessão de ontem (13), ele se disse tranquilo de que seguiu o Regimento Interno da Casa, ao transferir a data da eleição da Mesa desta quarta-feira (15) para o próximo dia 23. “Não quebrei o Regimento, o presidente tem a prerrogativa e agi da forma correta”, garantiu, ressaltando que a Casa tem muito trabalho até lá. Osório aproveitou para contestar a vereadora Márcia Cavalcante (PMN), a qual assegurou que ele feriu o Regimento ao adiar a data da votação. Mas segundo Osório, o Regimento sugere que a eleição poderá acontecer até o dia 15 de dezembro, e não que seja obrigatória acontecer.

Além disso, o presidente revelou que o artigo nº 10 do mesmo Regimento lhe confere o direito de prorrogar a votação, caso haja necessidade. “Fiz dentro do parecer jurídico. Os vereadores que foram contra podem entrar com recurso, mas realizar a eleição na quarta sem minha autorização não terá validade nenhuma”, frisou. O presidente também comentou a ameaça dos vereadores ligados a Maria Elena, de não votarem nos projetos de lei enviados à Casa enquanto a eleição da Mesa não for realizada. “Só quem vai perder é a população”, lamentou. “Se eles (a chapa de Maria Elena) já se consideram eleitos, porque não estariam no dia 23?”, completou.

Sobre o comentário da vereadora Márcia de que poderia ter o mandato cassado por ‘atropelar’ o Legislativo, Osório foi objetivo. Disse não estar fazendo “nada de errado” e que teve “um mandato limpo”, ao contrário de certos vereadores “que investiram muito para serem eleitos”. Ele fez questão de ressaltar, no entanto, que a crítica não foi direcionada a sua colega.

Demonstrando certa mágoa com Márcia, que o acusou de “não ter palavra”, o presidente reiterou ter tomado a decisão correta ao colocar os projetos de lei do prefeito para votação em primeiro plano, deixando por último a eleição da Mesa, no dia 23. Além do mais, Osório admitiu que caso a eleição viesse antes, alguns vereadores poderiam não comparecer às sessões para votar os projetos, por conta de outros compromissos.

Mesmo afirmando que seguirá o grupo distinto ao de Maria Elena, pelo qual demonstra gratidão por tê-lo ajudado a chegar à Presidência da Casa, Osório garantiu que sua decisão não se baseou em interesses eleitoreiros. “Infelizmente não fui compreendido e se criou esse tumulto sem necessidade”, concluiu.

Por Antonio Carlos Miranda

Osório Siqueira rebate colegas de oposição: “Segui o do Regimento Interno”

  1. souza disse:

    A câmara de vereadores de Petrolina está idêntica a de Juazeiro só tem zuada e confusão.

  2. Diana Martins disse:

    Osório
    Porque você tem tanto interesse em permanecer mais 2 anos?
    Se coisa alguma você proporcionou de melhorias na Casa Plínio Amorim.
    Além de ser um péssimo administrador, também não soube escolher sua diretoria.
    BOM, estou falando em termos de trabalho,
    porque em outros termos você soube escolher muito bem.
    Você se cercou de uma competência de alto nível,
    Parabéns!
    Não sei se você vai sair ileso disso tudo……

  3. Marcelo Cancão disse:

    Me desculpe, presidente Osório Siqueira, mas Vossa Excelência está equivocado. Quebrou o Regimento Interno da Casa sim, senhor. É prerrogativa do Presidente escolher a data da eleição, porém, o art. 10 do Regimento Interno tem a seguinte redação:

    “Para a eleição de RECOMPOSIÇÃO da Mesa Diretora, para o 2º Biênio da Legislatura, a Câmara Municipal reunir-se-á, em sessão solene, na 1ª (PRIMEIRA) QUINZENA de DEZEMBRO, procedendo-se à ESCOLHA dos membros na FORMA PREVISTA neste Regimento”.

    Parece que não leram o Estatuto. Quem tá perdendo com essa brincadeira de ser Vereador é o povo. Queremos o concurso público que está na pauta de votações, aprovado. Vamos trabalhar que só faltam dois anos para darem “XAU”.

  4. A VERDADE disse:

    Péssimo gosto pra representar nossa cidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários