Nível do Rio São Francisco, quedas de energia e ligações clandestinas dificultam abastecimento no Sertão Central, explica Compesa

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2021 às 13:10

Foto: arquivo/reprodução

Em nota enviada a este Blog, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que vem enfrentando dificuldades operacionais desde a semana passada, no Sistema Integrado Adutor do Sertão – trecho responsável pelo abastecimento dos municípios de Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante, além dos distritos de Umãs (Salgueiro), Guarani (Terra Nova), Lagoa dos Milagres (Verdejante), Grossos (Verdejante), Malhada da Areia (Verdejante). O motivo são as constantes variações do nível do Rio São Francisco e oscilações de energia elétrica, que tem impactado no bombeamento da água para as cidades.

Outro fator que também está influenciando no abastecimento dessas localidades é a alta incidência de ligações clandestinas, já estando em curso ações de fiscalização e combate a essas irregularidades.

A operação do sistema foi retomada na segunda (11), gradativamente, entretanto não foi possível normalizar as pressões na rede de abastecimento em função de novas quedas e falta de energia elétrica ocorridas nesta quarta (13), em toda cidade de Cabrobó. Tal situação provocou, inclusive, o rompimento num trecho da adutora de grande porte, na zona rural deste município. “O fornecimento de energia elétrica foi normalizado na madrugada de ontem (14) e as equipes de manutenção da Compesa já estão executando os serviços de reparo da tubulação. A expectativa é restabelecer ainda hoje o abastecimento de água, de forma gradual”, destacou a companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários