Mutirões de cirurgias beneficiam pacientes de Petrolina e secretária promete realizar ações semanalmente

0
(Foto: Ascom PMP?Divulgação)

Pacientes de Petrolina participaram, nesta terça-feira (14), dos mutirões de cirurgias ortopédicas e pediátricas ofertados pela Prefeitura. Foram realizados diversos procedimentos, entre eles, cirurgia de joelho; retirada de tumores e fimose.

Na ortopedia, a força- tarefa aconteceu em um hospital particular do município, através do projeto Saúde em Dia, da plataforma Petrolina Cuida. O projeto é uma parceria com clínicas e hospitais privados, que oferecem seus serviços permitindo a compensação de dívidas com a prefeitura, a exemplo de Imposto Sobre Serviço (ISS) vencido.

Uma ação pioneira da Prefeitura de Petrolina que vem dando bons resultados para as pessoas que aguardavam há anos por consultas, exames ou cirurgias. Anteriormente, esses pacientes precisariam ser encaminhados para a capital pernambucana, através, do Tratamento Fora de Domicilio (TFD)“, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, que foi acompanhar pessoalmente os procedimentos.

Francisco Laurindo, residente no Bebedouro, zona rural, chegou cedo acompanhado de sua esposa. Desde criança, o morador tem problema no joelho e, agora, através do mutirão da prefeitura, fez sua cirurgia. “Tenho esse problema desde menino. Fui muito bem atendido por todos os profissionais“, contou Laurindo.

Já os pacientes infantis, fizeram sua cirurgia no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip. O cenário era o mesmo: as crianças estavam há cerca de quatro anos com dores, esperando por uma cirurgia.

Números

Ao todo, foram cerca de vinte procedimentos adultos e pediátricos. A secretária Magnilde Albuquerque, reforça que a realização de mutirões é a forma mais rápida de eliminar as diversas filas do município. “Vamos realizar essas ações semanalmente. Além dessas duas especialidades, já estamos programados para as cirurgias ginecológicas e oftalmológicas“, revelou.

Na próxima semana, a prefeitura deve realizar um novo mutirão com pacientes já pré-agendados. Desde 2017, a plataforma Petrolina Cuida promoveu mais de oito mil cirurgias, reduzindo as filas de espera para várias especialidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome