O Irã lançou centenas de drones aéreos e mísseis contra Israel neste fim de semana, em um ataque de represália que era amplamente esperado. Foi a primeira vez que o Irã realizou ataques diretos contra o território de Israel.
Os dois inimigos estão envolvidos há anos numa guerra paralela (shadow war). O Irã vinha usando as chamadas forças “por procuração” (proxy) — ou seja, usando terceiros na disputa, evitando assumir um confronto direto.
Os militares israelenses disseram que Israel e outros países interceptaram mais de 300 mísseis de cruzeiro e drones, a maioria fora do espaço aéreo israelense. Israel disse que muito pouco dano foi causado, mas disse que as pessoas devem permanecer em alerta.
Ao expressar forte condenação pelo ataque, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “ajudamos Israel a derrubar quase todos” os mísseis e drones. “O Irã e os seus representantes que operam a partir do Iêmen, Síria e Iraque lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel“, disse Biden. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã disse que o ataque visava “alvos específicos“.
O Irã havia prometido retaliar um ataque ao seu consulado na Síria, no primeiro dia de abril, que matou sete oficiais do IRGC, incluindo um general. O Irã acusou Israel de realizar esse ataque, mas Israel não o confirmou, nem negou.
Resposta
Após o ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “juntos venceremos“, mas não está claro qual será a resposta de Israel. O presidente Biden disse ter reafirmado “o firme compromisso da América com a segurança de Israel“.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), contra-almirante Daniel Hagari, disse que alguns mísseis iranianos atingiram o interior de Israel, causando pequenos danos a uma base militar, mas sem vítimas. (Fonte: BBC News Brasil)
Os caras atacaram ativo do governo iraniano na Síria e acharam ruim o contra ataque? É muita petulância desse paiseco, mas também no colo dos EUA todo pinscher se sente um Pitbull. Israel deveria aquietar o facho após esse ataque, a moral dos EUA não anda muito boa depois do fiasco na Ucrânia.
Essa região é igual uma vulcão, está sempre em chama. E agora o vulcão entrou em erupçao pesada.
Parece que essa gente gosta de encrenca. Um faz ataque mortal dizimando pessoas inocentes. Israel ataca matando culpado e incocentes. Agora o Irã também entra nabriga.
“O Irã havia prometido retaliar um ataque ao seu consulado na Síria, no primeiro dia de abril, que matou sete oficiais do IRGC, incluindo um general”
Será que Israel atira bomba a esmo? por que será que atacou o consulado do Irã na Síria. Meu, mesmo que estivesse um inimigo deles lá, não precisava matar tanta gente.
E agora está piorando mais. EUA está em alerta e enviando força para Israel, o qual pode ser atacado a qualquer momento.