Ministro Gustavo Canuto, Juazeiro e o “abandono” do Perímetro Salitre

por Carlos Britto // 14 de abril de 2019 às 11:18

Ministro Gustavo Canuto. (Foto: Gabriel Siqueira/Blog do Carlos Britto)

A recente visita do ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) a Petrolina, na última sexta-feira (12), reacendeu a indignação dos produtores de Juazeiro (BA) por causa do Perímetro Salitre.

No foco desse debate está a questão política. “Anos atrás, na época do presidente da Codevasf, sr. Airson Lócio, tudo era para Petrolina. Oito anos atrás, tudo era para o Piauí e nós, da Bahia como ficamos? O Vale do São Francisco, com mais de 600 mil km², e a Bahia detém a metade desse Vale, mas não tem ninguém que brigue pela Codevasf e as Superintendências Regionais, melhorando orçamento e trazendo obras para a nossa região”, desabafa uma fonte do Blog.

Segundo essa mesma fonte, os políticos “só pensam em se locupletarem”.

Inauguraram há dez anos a primeira etapa do Perímetro Salitre (5 mil hectares), e hoje se encontra agonizando. Lá do outro lado inventaram e implantaram o Nilo Coelho e Maria Tereza, com mais de 22 mil hectares, e já inauguraram o Pontal Sul com 3.600 hectares, e ainda vem o Pontal Norte. E nós, humilhados por essa bancada baiana na Assembleia Legislativa, que nada faz e nem reivindica a retomada das outras quatro etapas do Perímetro Salitre, de mais 21 mil hectares. Fingem que está tudo bem e deixamos de implantar o restante desse grande perímetro, que na 1ª etapa demonstrou sua pujança na cana de açúcar com a maior produtividade do mundo, em mais de 250 toneladas/hectare, utilizando irrigação subterrânea, recordes de produtividade nas culturas do melão e cebola, e vem o ministro de Desenvolvimento Regional e o presidente da Codevasf e ninguém questiona sobre o grande Salitre, esquecido pelos políticos baianos”, completa.

Ministro Gustavo Canuto, Juazeiro e o “abandono” do Perímetro Salitre

  1. Barriga Verde disse:

    E o pior de tudo, não é apenas Juazeiro. E o restante dos municípios pernambucanos e baianos que não são contemplados sequer com a visita do ministro e/ou outro qualquer benefício com a vinda desse e prestigiada pelo “senador” de Petrolina???

  2. Rafael Alexandre disse:

    O Perímetro Salitre pede SOCORROOOOO. Estamos sem manutenção dos equipamentos, sem limpeza de drenos, estradas acabadas e tomadas pela Jurema, limpeza e manutenção de canais, vários produtores sem ESCRITURAS, enfim… caminhando para o caos.

    Att,
    Mais um produtor abandonado e desrespeitado do Perímetro Salitre

  3. Petrolina novoTempo disse:

    Quem manda não ter político atuante, cobrem de seus políticos melhorias ou vcs só escolhem os errados?
    Quando em época de eleição só levam o tempo em falar mal das pessoas, elegem os piores e agora vem cobrar ? Agora é tarde!
    Na próxima elejam políticos que tenham força no cenário nacional e quem tem o poder de articular e não de separar.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Fala daqueles investigados na lava jato que tem por aqui? Ainda tá rolando o processo!

      1. Leitor disse:

        Ué, você não defende a liberdade? Então, estão sendo investigados e LIVRES, caso sejam CONDENADOS igual o LULADRÃO, aí tem que ver o sol nascer quadrado mesmo. De preferência em presídio comum e não dando despesa que nem o molusco ladrão.

        1. Defensor da liberdade disse:

          Ser livre por causa de julgamento de gente como Gilmar Mendes e Dias Toffoli por “falta de provas”, é de cair o ânus da bunda…

  4. Saulo.alves disse:

    Discordo do leitor que falou bem só do pontal, um projeto abandonado desde o final dos anos 90. As lierancas de petrolina foram incapazes de destrava-lo. O salitre é quase 4 vezes maior que o pontal. Alias o lado baiano é miito mais potencial.

  5. Francisco Luiz Torrisi disse:

    As terras do salitre, estão entre as melhores do País, tem uma excelente produtividade em varias culturas, dentre delas o melão, a cebola, a banana, a goiaba com produção maior do que os projetos vizinhos, no entanto estamos abandonados , estamos com apenas uma bomba em funcionamento na EB 220 , se ela queimar o projeto para, pois dela são bombeadas para o restante do projeto, a Codevasf abandonou o projeto e hoje a Agrovale administra de boca o projeto ou seja um completo abandono e falta de respeito ao trabalhador que alimenta este País. Um paradoxo que vivemos no salitre, produzimos alimentos e podemos ficar sem nosso sustento a qualquer momento.

  6. Defensor da liberdade disse:

    Para os que comemoram o abandono por causa de política, isso só mostra que só tem voz em Brasília os que participam das negociatas, isso incluir impedir corruptos de serem investigados pela Justiça, como Temer e Delcídio, e encher os bolsos com propina da Petrobrás como certos políticos aqui da cidade.

  7. Verdade seja dita disse:

    Verdade seja dita. Petrolina é o que é pela força política e trabalho da família Coelho. Não pela hipocrisia ou palavras vazias jogadas ao vento de “defensores da liberdade”. Hipocrisia sim, pq um julgo defensor da liberdade que só se beneficia com cargo no trabalho por indicação política e nunca pela competência. Faz-me-rir.

    1. Defensor da liberdade disse:

      No comentário do ignaro acima, onde lê-se “força política”, leia-se vigarice, charlatanismo e falta de pudor ideológico de gente que vive pulando de barco em barco, de governo em governo, de comunistas à ditadores e direitistas, como fizeram a coelhada desde que entraram na política. Se eles são tão competentes assim, onde estão suas gloriosas indústrias Coelhos? Ah já sei, um monte de prédios abandonados por que viviam de subsídios do governos que eles apoiavam. Fracassaram na iniciativa privada, lugar de gente competente, foram parasitar o dinheiro público….

      Ah e você está enganado, incompetentes como você e seus amados Coelhos é que dependem de cargos públicos, pois lá onde reina o oba-oba, a bagunça e a incompetência, eu sou o contrário disso, sorry!

      1. eraldo disse:

        enquanto isso Petrolina continua a crescer, crescer, crescer e, juazeiro, ……..sem comentários.

  8. Eu mesmo disse:

    Bonito

  9. Eu mesmo disse:

    Deixem de serem ignorantes, todos sabem q para conseguirem grandes projetos para Petrolina se utilizaram da melhor mancha de terra do país a do Salitre. Na enganação, políticos mentiroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Muito boa iniciativa o blog colocar fotos da história de Petrolina, mas, deveria nominar as filhas de Mozart, pois, somente…