Ministério da Justiça passa a divulgar dados de homicídios dolosos no país

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2020 às 10:30

Foto: Rodrigo Machado/Reuters

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ministro Sergio Moro, vai disponibilizar os dados de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) registrados em todos os 5.604 municípios brasileiros. De acordo com a pasta, as informações têm como base os boletins de ocorrência e estarão acessíveis para consulta na plataforma Sinesp que conta, desde o ano passado, com dados nacionais.

A integração das estatísticas federal e estaduais devem auxiliar os governos na definição de políticas públicas para redução de homicídios. Por ora, o ministério diz que os dados correspondem ao período de janeiro de 2018 a setembro de 2019 e devem ser atualizados mensalmente. Os indicadores serão estruturados a partir dos números de ocorrências e de vítimas de homicídio, considerando o período (mês/ano).

Queda nos homicídios

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil registrou uma queda nos índices de criminalidade entre janeiro e setembro de 2019. Os dados oficiais apontam uma redução de 21,4% no número de homicídios em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados estão disponíveis para consulta no Sinesp.

As ocorrências de estupro (6,4%), furto de veículo (12,2%), lesão corporal seguida de morte (1,5%), latrocínio (22,2%), tentativa de homicídio (6,8%), roubos às instituições financeiras (38,4%), de cargas (23,3%) e de veículos (26,4 %) também registraram queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.