‘Minha Casa, Minha Vida’ chega a Serra Talhada

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2010 às 16:47

Se o acesso das populações do Interior do Brasil ao programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ ainda é uma queixa constante em alguns estados da federação, em Pernambuco, pelo menos, há sinais de expansão. Depois das cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina, Salgueiro, Palmares e Maraial assinarem contratos para a construção de 5.473 moradias, há quase um mês, ontem foi a vez de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, aumentar o número de unidades habitacionais contratadas.

Dando continuidade ao processo de interiorização do programa habitacional, a Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada e a Duarte Construções, assinou mais um contrato para a construção de 899 unidades residenciais dentro do programa habitacional do governo federal. O empreendimento terá um custo total de R$ 33,2 milhões e será destinado às famílias que possuem renda mensal de até três salários mínimos, com subsídios de até R$ 17 mil. Com a assinatura, a CEF informou que o estado atingiu o número de 24.129 unidades residenciais contratadas pelo programa.

Com recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), o conjunto habitacional será erguido no loteamento Poço da Cruz e as casas terão 36,94 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Segundo a superintendência regional da Caixa, a modalidade garante uma prestação do mutuários equivalente a 10% da renda familiar mensal por um período de dez anos. O cadastro das famílias será feito pela prefeitura local e a seleção mediante sorteio. De acordo com a Duarte Construções, as obras devem ser iniciadas nos próximos 45 dias e o prazo previsto para a entrega é de 15 meses.

Segundo Alex Norat, superintendente regional da Caixa em Pernambuco, a assinatura de mais um contrato desse porte comprova a intenção do banco em estender os benefícios do programa de habitação às populações carentes do Interior de Pernambuco. “Com esta assinatura, já são mais de 10 mil unidades contratadas no Interior do estado. É mais uma prova de que o Minha Casa, Minha Vida busca expandir o processo de interiorização a que o programa se dispõe, diminuindo o déficit habitacional”, afirmou.

A CEF também informou que a prefeitura municipal colaborou para a construção das casas com a isenção de tributos, como ITBI e IPTU. Em Pernambuco, de acordo com a Caixa, o objetivo é contratar 44 mil moradias até o fim deste ano. O banco destacou que o número está próximo de ser atingido com assinatura de novos contratos em outras cidades do Sertão, ainda incertos quanto ao número de moradias oferecidas.

‘Minha Casa, Minha Vida’ chega a Serra Talhada

  1. Francisco disse:

    Aqui em ouricuri, dois anos vai completar dessa gestão, mas é um verdadeiro abandono, não fez nada, não consegue nada, só conversa fiada, já tão chamando ele zé do rádio, pois quando usa o rádio faz tudo, deixa ouricuri um brinco, mas a realidade é outra.Eu acho que quatro anos pra quem não quer trabalhar é muito, e para quem quer trabalhar é pouco. Fica aqui registrada minha indignação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários